Confira como está o mercado de manutenção durante a quarentena

mercado de manutenção
6 minutos para ler

Desde o início de março deste ano, o Brasil entrou em estado de alerta com o avanço do novo coronavírus pelo País. Com as medidas de prevenção sendo praticadas por grande parte da população, como o isolamento social, as pessoas começaram a passar mais tempo dentro de casa, o que aqueceu o mercado de manutenção.

Devido à necessidade de trabalhar de casa, utilizar mais vezes alguns aparelhos domésticos ou até mesmo encontrar maneiras de entretenimento, o número de solicitações por consertos diversos aumentou. Com dados exclusivos do GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, mostraremos como o setor de assistência técnica foi afetado positivamente pela quarentena.

O coronavírus e a quarentena

O novo coronavírus, que recebeu o nome de SARS-CoV-2, causa a doença respiratória chamada COVID-19, inédita até então para o mundo todo. Sua facilidade de propagação exigiu que autoridades ao redor do globo tomassem medidas de precaução para garantir a saúde pública. A mais efetiva e de rápida aderência foi a quarentena, que consiste no isolamento dos indivíduos para evitar que a doença se espalhe pela população.

Com o objetivo de inibir a aglomeração de pessoas e controlar o crescimento do coronavírus, apenas os serviços essenciais são permitidos à população, com funcionamento regular. Confira abaixo os tipos de serviços considerados essenciais e alguns exemplos de estabelecimentos:

  • Saúde (hospitais, clínicas, farmácias, veterinárias);
  • Alimentação (supermercados, açougues e padarias, feiras livres);
  • Bares, lanchonetes e restaurantes (somente para serviços de entrega ou compra sem sair do carro — drive thru);
  • Abastecimento (transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção);
  • Logística (oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos);
  • Serviços gerais (lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, serviços bancários, lotéricas, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais);
  • Segurança (pública e privada).

Impacto da COVID-19 no setor de serviços

Desde o início da quarentena, o mercado de serviços em geral foi impactado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março o setor caiu 6,9% comparado a fevereiro; além disso, registrou uma queda de 2,7% no mesmo mês do ano passado.

Segundo levantamento realizado pelo GetNinjas, a maior queda na demanda por serviços foi entre os dias 22 e 28 de março — segunda semana de quarentena — de 41%, em comparação aos dias 8 a 14 de março, período em que o novo coronavírus ainda não havia afetado o setor.

O trabalho autônomo foi mais afetado e obteve maior queda nas áreas de “Eventos” e “Serviços Domésticos”. Em contrapartida, outras categorias de serviços ganharam destaque e conseguiram se sobressair em meio à crise: “Assistência Técnica” e “Design e Tecnologia”.

Como está o mercado de manutenção durante a quarentena

Com o passar do tempo, foi possível notar algumas tendências de crescimento em setores distintos, em especial no mercado de manutenção. Após a segunda semana de quarentena, que obteve a maior taxa de queda em solicitações de serviços, a categoria de “Assistência Técnica” só apresentou melhora.

Na nona semana de isolamento, entre os dias 10 e 16 de maio, a busca por serviços de manutenção foi 66% maior ao período anterior à pandemia, com destaque para:

  • Videogame (200%);
  • Notebook (140%);
  • Computador desktop (109%);
  • Celular (107%).

As necessidades das pessoas se alteraram no novo contexto de isolamento social. A busca por alternativas de entretenimento, além do cenário do home office adotado por muitas empresas, fez com que muitos clientes buscassem consertar seus equipamentos eletrônicos até então não tão utilizados.

Além de Assistência Técnica, a categoria de Automóveis também obteve o maior pico de solicitações na mesma semana analisada, com aumento de 63%. O destaque é para os serviços de: Auto Elétrico (144%) e Funilaria (49%).

Como o GetNinjas pode ajudar

Sendo o maior aplicativo de serviços do Brasil, o GetNinjas tem um papel importante no mercado de serviços. Com as mudanças do isolamento social, foi preciso adaptar-se e buscar alternativas de trabalho para os mais de 1 milhão de profissionais cadastrados.

A oferta de serviços remotos na plataforma foi intensificada para que as pessoas conseguissem contratar diversos serviços sem sair de casa para realizá-los. Esse formato também auxilia os profissionais a encontrar alternativas em suas rotinas de trabalho, segundo Eduardo L’Hotellier, fundador da empresa.

Hoje, já é possível encontrar diferentes serviços que são prestados de forma 100% online. Uma das principais vantagens desse modelo é poder entrar em contato com profissionais do Brasil todo. Entre eles, encontram-se:

  • psicólogos;
  • nutricionistas;
  • professores;
  • advogados;
  • estilistas.

Além desses, até mesmo teletriagem está disponível para solicitação. Também conhecido como Telemedicina, esse processo consiste na avaliação dos sintomas do paciente para definição e direcionamento ao tipo adequado de assistência de que necessita ou a um especialista, tudo feito a distância.

Aprenda a realizar seus serviços de forma 100% online com o nosso Guia Exclusivo de Trabalho Remoto. Você vai conhecer algumas ferramentas que ajudarão a continuar trabalhando diretamente de casa com qualidade e segurança.

Para aproveitar a alta na demanda no mercado de manutenção e pequenos reparos, é bem simples: basta se cadastrar na plataforma do GetNinjas e baixar nosso aplicativo em seu celular. A cada nova solicitação de um cliente, você é notificado e não perde nenhuma oportunidade de fazer uma renda.

Mesmo em um momento de grandes dificuldades, o GetNinjas está sempre ao lado dos profissionais autônomos, trazendo alternativas para continuarem conseguindo trabalhar e conquistarem mais clientes para seus negócios!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário