Ter uma caixa de gordura em casa não é obrigatório em todas as regiões do país, mas faz diferença, pois nela acumula-se a gordura que sai da pia da cozinha quando lavamos louças, panelas e talheres, evitando que essa gordura vá direto para a rede de esgoto e cause entupimento.

O que é uma caixa de gordura?

Pouca gente sabe como ela funciona, é bem simples: a caixa retém a gordura que desce com a água da pia ou lava-louças e transforma essa gordura em blocos garantindo que apenas a água siga para o esgoto.

Geralmente, a caixa de gordura é feita de PVC e deve ser instalada em um local com fácil acesso e bem ventilado, do lado de fora das casas. Para apartamentos, deve-se ter somente uma caixa e, de acordo com as normas, deve ser mantida sempre vedada para impedir a entrada de roedores e insetos.

É necessário limpar a gordura da caixa a cada 3 meses e isso pode ser feito pelo próprio proprietário ou por uma empresa especializada que irá retirar os blocos de gordura acumulados e descartá-los em um saco como lixo orgânico, nunca deve ser jogada em esgotos sanitários.

O que é uma caixa de gordura?

Caso não seja feita a limpeza no período correto, pode haver entupimento dos canos, transbordamento da caixa e escoamento de água pelo ralo da pia, causando mau cheiro e atraindo pragas como ratos e baratas.

Vale lembrar que o óleo utilizado em frituras não deve ser jogado diretamente no ralo da pia, mesmo que a sua casa tenha uma caixa de gordura, pois ele provocaria o entupimento dos canos. Este óleo deve ser coado e armazenado em garrafas pet, depois pode ser levado até postos de coleta seletiva ou até a ONGs que fazem reciclagem de óleo, transformando-o em sabão por exemplo.

Para instalar uma caixa de gordura ou para fazer a manutenção em sua casa, chame um encanador do GetNinjas. Solicite orçamento e receba o contato de até 5 profissionais próximos da sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *