Saiba quais são os 4 principais problemas causados pela maresia

problemas causados pela maresia
3 minutos para ler

Todo mundo já ouviu falar sobre os problemas causados pela maresia. O processo de corrosão resultante da oxidação do metal pode atingir não só carros e motos, mas também estruturas como janelas, vigas e outros detalhes que compõem uma residência. 

As regiões litorâneas costumam ter um clima muito úmido, o que pode aumentar a incidência desse tipo de problema. A maresia afeta tanto as estruturas de metal quanto os elementos de concreto, paredes, acabamentos em madeira e telhados.

Em alguns casos, os efeitos da corrosão são irreversíveis. Por isso, é fundamental entender o que causa, quais são as consequências e, principalmente, como driblar cada um deles.

Se você trabalha com construção civil ou presta alguns serviços de reforma, é muito importante entender quais são os problemas causados pela maresia e como resolvê-los. Confira!

1. Ferrugem

É muito comum aparecer nas estruturas metálicas de casas localizadas em áreas litorâneas. Representa um dos maiores pesadelos, não só dos proprietários, como também dos prestadores de serviço que precisam realizar ajustes e fazer trocas.

Para conseguir evitar esse problema, o profissional deve sugerir a substituição das partes de ferro ou de metal cromado por versões equivalentes, feitas de inox ou alumínio.

Nos casos em que não será possível realizar a troca, é necessário orientar os donos dos imóveis a utilizar produtos de limpeza anti ferrugem regularmente, para reduzir os efeitos da maresia nessas superfícies. 

2. Formação de limo

A umidade proveniente do litoral traz outro problema: a formação de limo. Principalmente em áreas externas ou em regiões onde há maior acúmulo de água, como piscina ou banheiro, a incidência de limo acaba sendo maior.

Para evitar esse problema, a sugestão é comprar os revestimentos mais adequados. Em sua maioria, os modelos com superfície rústica podem ser melhores, pois ajudam a driblar a umidade, além de melhorar a segurança residencial ao redor de piscinas e outras superfícies externas.

3. Rachaduras nas paredes

A maresia também causa problemas no concreto. Por ser um material poroso, ele pode absorver o sal marinho que enferruja as estruturas metálicas internas, aumentando o volume das paredes e gerando rachaduras. Para evitar que isso aconteça, é interessante utilizar tintas impermeabilizantes, além de manter um retoque recorrente.

O inchaço nas paredes também pode resultar em acúmulo de fungos, gerando ainda mais problemas. Por isso, todos os cuidados são necessários para reduzir a absorção de umidade e suas complicações.

4. Danos às vigas

As vigas também podem sofrer com a maresia e enferrujar devido à oxidação. Para quem está trabalhando no ramo da construção civil, é fundamental buscar soluções mais interessantes, como componentes de aço inoxidável ou alumínio. Isso evitará o aparecimento da ferrugem, reduzindo problemas e danos.

Profissionais que desejam ter destaque no mercado precisam saber quais são os problemas causados pela maresia e como agir em cada caso. O objetivo é encontrar alternativas eficazes e indicar as melhores soluções para seus clientes.

Quer aprender mais sobre como melhorar a sua prestação de serviços e aumentar a clientela? Siga-nos nas redes sociais e confira as nossas dicas. Estamos presentes no Facebook, no YouTube, no Instagram e no Twitter.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.