Existem inúmeros profissionais que atuam na área da Moda. Entre eles, estão o personal stylist e o consultor de imagem. Entenda o que eles fazem, onde podem atuar e qual a formação recomendada para cada um deles.

O que faz um personal stylist?

O personal stylist, ou estilista pessoal, em tradução literal, é aquele que veste o cliente conforme o que está na moda. Neste sentido, é o profissional que está super ligado nas tendências da moda, no que aparece nas passarelas e nos lançamentos para garantir ao seu cliente opções de vestimenta que valorizem aspectos de seu estilo. 

É um estilista que leva em conta o que é de ordem pessoal do cliente visando promover sua autoestima. 

Agora que você já sabe o que esse profissional faz, saiba quais são as Vantagens Ao Contratar Um Personal Stylist

Onde pode atuar?

O personal stylist pode atuar em:

  • Lojas de roupas e acessórios
  • Confecções e indústrias de roupas
  • Produções culturais, com a criação de figurinos
  • Agências e revistas, com editoriais de moda, fotografia e marcas. 

Também pode trabalhar como autônomo, oferecendo consultoria individual, dando palestras e oferecendo treinamento aos profissionais da área da Moda.

Quais cursos precisa?

Para trabalhar como personal stylist, não é preciso se formar em algum curso específico do ensino superior. Há diversos cursos livres e especializações disponíveis no mercado para obtenção do conhecimento desejado na área.

O personal stylist precisa ter conhecimento sobre arte, história da moda e sobre as tendências ou trends

Para além de cursos de formação, esse profissional se mantém conectado aos canais que apresentam esse tipo de informação, como redes sociais, blogs, sites de moda, canais do YouTube, assim como participa de eventos de moda.

Como todo mundo sabe, as tendências estão sempre mudando, por isso, é preciso correr atrás. 

Quer saber mais sobre o personal stylist? Então confira nosso Guia Do Profissional: Personal Stylist

O que faz um consultor de imagem?

Enquanto o personal stylist trabalha mais especificamente com o guarda-roupa dos clientes ou com a tradução do que está na moda para a confecção em lojas, por exemplo, o consultor de imagem é responsável pela composição visual das pessoas, conforme seu estilo de vida e personalidade.

Neste sentido, para além das roupas, o consultor de imagem vai trabalhar com:

  • harmonização de cores
  • formato do rosto
  • tipo físico
  • características psicológicas
  • comunicação verbal e não verbal

Já ouviu o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois, uma imagem é repleta de representações e o consultor de imagens vai trabalhar com todas essas representações para compor ou apresentar uma imagem em harmonia e representativa da singularidade daquele indivíduo.

O consultor de imagem também pode trabalhar visando uma imagem coletiva ou um código de vestimenta para colaboradores de uma empresa, por exemplo, ao identificar o perfil e a comunicação visual daquela empresa. 

É importante lembrar que o consultor de imagens precisa saber tudo sobre linguagem visual, ou seja, o que a cor, forma, textura, linha e proporção está comunicando.

Para entender isso com eficiência, é preciso muito estudo. Ao estudar as tendências da moda, o consultor de imagens não está apenas recebendo um conteúdo pronto e passando ele adiante, com alguns ajustes.

Ao contrário, o bom profissional faz um estudo sobre as tendências com base nos materiais, cortes e acabamentos usados na produção das peças de roupas e acessórios.

Os códigos de vestimenta também precisam ser estudados para poder sugerir o que usar em cada ocasião, no sentido de uma imagem completa, de levar a imagem pessoal ao evento, de apresentar a marca do cliente. Isso inclui escolher os melhores materiais, acabamentos e complementos para cada vestimenta. 

Onde pode atuar?

O consultor de imagem pode atuar em empresa do mercado da Moda, como:

  • Lojas de roupas e acessórios
  • Agências e revistas, com editoriais de moda, fotografia e marcas
  • Empresas de eventos, como desfiles

Enquanto autônomo, as opções são ainda maiores:

  • Consultoria para empresas, o que inclui a realização de palestras, workshops e treinamentos para vendedores e demais colaboradores 
  • Consultoria para pessoas físicas, abrangendo mais de um público-alvo, como: mulheres grávidas, lactantes, noivas, debutantes, executivos e assim por diante.

Um consultor de imagens também é contratado por aqueles que querem:

  • mudar de carreira
  • mudar de estilo de vida
  • aprender sobre o seu estilo
  • aprender a usar o guarda-roupa da melhor da maneira
  • aprender a comprar roupas e demais acessórios de forma estratégica

Deu para perceber que há um mercado enorme para esse profissional. Para escolher em qual nicho se inserir, é importante que você também pratique o autoconhecimento e busque uma formação adequada.

Quais cursos precisa?

Não há uma regulamentação específica no Brasil para a profissão de consultor de imagem, no entanto, sabemos da necessidade de uma formação acadêmica para a obtenção de um conhecimento básico na área, que envolve conhecimento em psicologia, marketing, comunicação, sociologia e moda. 

As seguintes instituições de ensino oferecem cursos de pós-graduação e extensão em Consultoria de Imagem reconhecidos no mercado:

  • FAAP
  • Belas Artes
  • SENAC

Se você quiser fazer uma graduação na área da Moda, dá para escolher entre algumas opções, como:

  • Design de Moda
  • Bacharelado em Moda
  • Engenharia Têxtil
  • Têxtil e Moda

Vale pesquisar as especificidades de cada um, incluindo grade curricular, tempo de formação, valores, público-alvo, sem esquecer da qualidade.

Assim como o personal stylist, o consultor de imagem precisa se manter atualizado, participando de eventos e congressos, fazendo pesquisas online e cursos de capacitação, sempre que achar necessário, entre outras atividades. 

Quais as principais diferenças entre eles?

A principal diferença entre esses dois profissionais é que o personal stylist está mais focado na roupa e no estilo, enquanto o consultor de imagem está mais focado na produção de uma imagem de acordo com a personalidade e o estilo de vida, ou seja, conforme a singularidade de cada um.

Neste sentido, o consultor de imagem trabalha em um campo mais amplo do que o personal stylist. 

Quais pontos eles têm em comum?

Tanto o consultor de imagem quanto o personal stylist:

  • Trabalham na área da moda
  • Estão ligados nas tendências e nos lançamentos 
  • Buscam melhorar a autoestima do cliente
  • Propõem roupas que valorizam o estilo do cliente
  • Podem atuar em áreas de Design, Negócios e Produção de Moda
  • Podem atuar na área acadêmica de capacitação
  • Podem ser consultores de moda 

Achamos importante demonstrar as diferenças e semelhanças entre esses dois profissionais para demarcar o espaço de atuação de cada um, que muitas vezes se confunde. Mas existem diversos outros profissionais que trabalham com moda.

Leia mais: O Que Faz Um Consultor De Moda?

Dito isso, se você está precisando de um profissional para dar um jeito no seu look, entre em contato com os personal stylists cadastrados aqui no GetNinjas. Saber se apresentar conta muito para a divulgação de uma boa imagem profissional. 


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