Se você é um profissional que trabalha na área de saúde e atende de forma particular ou por meio de convênios, provavelmente já ouviu falar em reembolso para planos de saúde. 

Muitos pacientes optam por essa modalidade fornecida pelos convênios porque oferecem a possibilidade de escolher o especialista que mais lhe agrada, pagando um valor mais acessível do que por meio de consultas particulares.

Mas, se você é especialista na área da saúde e nunca utilizou ou mesmo nunca ouviu falar em reembolso, fique tranquilo! Vamos abordar neste artigo o que é reembolso, quais as documentações exigidas, quais as vantagens para os profissionais utilizarem essa modalidade e muito mais. Confira!

O que é reembolso de planos de saúde?

Antes de mais nada, você precisa entender do que se trata o reembolso de planos de saúde. Esse termo dá direito ao beneficiário poder consultar ou mesmo realizar outros procedimentos com especialistas que não estejam credenciados no seu convênio, pagando um valor mais acessível.

Porém, não são todos os planos de saúde que cobrem essa modalidade, já que, segundo a Lei dos Planos de Saúde, esse benefício não é obrigatório e mesmo os planos que a incluem, podem escolher quais procedimentos farão parte do reembolso.

Por isso, se você atende um paciente que deseja utilizar esse serviço, peça para ele verificar com o convênio se existe a possibilidade de reembolso e quais são os procedimentos inclusos.

Como funciona o reembolso por convênio?

Existem quatro situações em que o reembolso para planos de saúde podem ser utilizados. Vamos abordar agora cada um deles para você poder explicar para seus pacientes como usufruir desse benefício. 

Reembolso emergencial

Os casos de reembolso para emergência são aplicados quando o beneficiário sofre algum tipo de acidente, seja ele doméstico, de automóvel ou qualquer outro tipo, mas não tem nenhum hospital que atende o seu convênio próximo a sua região.

Nesses casos, o paciente pode ser socorrido por outro hospital particular e solicitar o reembolso após o atendimento. 

É válido ressaltar que essa modalidade pode ser usada em todos os convênios, mesmo para aqueles que não oferecem o benefício do reembolso para os pacientes. 

Cobertura regional ou nacional

Quem tem um plano de saúde, mas mora em uma região que não possui profissionais cadastrados ou mesmo hospitais e laboratórios que façam parte da rede credenciada, pode usar a modalidade de reembolso.

Isso pode ser muito vantajoso nos casos em que há um paciente que deseja se consultar com você, mas o plano de saúde não atende na região em que ele reside. Neste caso, é possível oferecer essa opção para ele.

Cobertura local

Esse tipo de cobertura é utilizado para os casos em que, por algum motivo, a rede credenciada se recusa a atender o paciente. Lembrando que se o seu plano de saúde não utilizar o reembolso, então não será aplicado para você.

Caso você tenha algum paciente que necessite realizar um exame, cirurgia ou outro procedimento e o plano de saúde se recusar por algum motivo, ofereça essa modalidade para ele.

Especialista não credenciado

Por fim, temos a opção para especialistas que não estão credenciados no plano de saúde. Nesse caso, se o paciente quiser se consultar com um especialista de sua preferência, é possível aplicar o reembolso após a consulta.

Se você não quer perder pacientes por não fazer parte das redes de planos de saúde, divulgue essa opção para que os pacientes que estejam interessados no seu atendimento saibam que podem pagar um valor mais acessível usando o reembolso. 

Documentação exigida pelos planos de saúde

Normalmente os planos de saúde pedem dois tipos de documentos: a nota fiscal e o recibo médico.

Porém, se você for psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta ou especialista em áreas relacionadas, o convênio cobrará do seu paciente um pedido médico de outro profissional, como um clínico geral, explicando os motivos dele precisar ser atendido por você.

 Como é calculado o reembolso nos planos de saúde?

A Lei 9656/98 (Lei dos Planos de Saúde) não estabelece valores fixos para os reembolsos, por isso, para cada convênio é calculado de acordo com o valor que os especialistas recebem por consulta ou procedimento.

Dessa forma, muitos planos de saúde oferecem a opção no site ou mesmo no aplicativo para o beneficiário fazer uma prévia do reembolso, assim, com base no valor da consulta ou de outros procedimentos, ele consegue saber o valor que o plano irá ressarcir.

Então, se você tem um paciente que deseja saber qual valor precisará pagar na sua consulta usando o reembolso e quanto o plano irá devolver, você pode dar essa dica para ele!

Quais os benefícios para os especialistas que atendem por reembolso?

O reembolso é uma excelente opção para os pacientes que têm plano de saúde e não podem pagar uma consulta particular. Mas não são só eles que saem ganhando com essa modalidade oferecida pelos planos de saúde. 

Se você é profissional da área da saúde e não está credenciado nas redes conveniadas, vamos mostrar aqui quais são os benefícios para o atendimento com reembolso.

Conseguir mais pacientes

Ao oferecer outras opções além do tradicional convênio médico ou da consulta particular, você possibilita que outros pacientes cheguem até você. 

Isso porque muitos especialistas qualificados não estão credenciados nos planos de saúde, fazendo com que muitos pacientes desistam de agendar uma consulta por não conseguir pagar o valor particular.

Por isso, divulgue no seu consultório ou mesmo em suas redes sociais e sites quais planos de saúde aceitam reembolso e qual é o valor da sua consulta. Dessa forma, você tem mais chances de conseguir novos pacientes que estão interessados em agendar uma consulta com você. 

Não ter dependência de planos de saúde

Outro benefício para os especialistas na área da saúde é que com a opção do reembolso, você não precisa mais depender dos planos de saúde. 

Isso porque os profissionais precisam aderir à precificação de suas consultas, exames e outros procedimentos que são impostos pelo convênio e muitas vezes são valores que não estão condizentes com o que o especialista poderia cobrar.

Aumentar o faturamento do seu consultório

Conforme falamos acima, com a independência que você terá usando esse benefício sem estar credenciado em um plano de saúde, você poderá cobrar um valor justo pelo seu trabalho com base na sua experiência.

Dessa forma, você sai ganhando por cobrar um valor justo para o mercado e para o seu conhecimento e o paciente poderá pagar um valor acessível usando a opção de reembolso. 

Como oferecer a opção de reembolso para os pacientes?

Já demos algumas dicas no decorrer do texto de como você pode abordar o seu paciente, mas vamos elencar as principais para você não se perder, confira:

  • Tenha uma categoria ou área no seu site explicando sobre o reembolso para seus pacientes, ou interessados;
  • Se você usa redes sociais, explique para seus seguidores os benefícios e como é possível utilizar o reembolso;
  • Informe outros especialistas que não utilizam redes credenciadas de planos de saúde sobre os benefícios de usar a opção de reembolso.

Esperamos que essa leitura tenha sido útil para você. Se você trabalha como Consultor Especializado na Área da Saúde ou mesmo como Coach, faça seu cadastro no GetNinjas e conquiste mais clientes!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *