A Semana do Consumidor de 2024 acontece entre os dias 14 e 20 de março. Durante este período, os brasileiros podem aproveitar as promoções e cupons de desconto oferecidos pelos e-commerces para adquirir itens desejados com menor preço. O evento é considerado a segunda maior data do ano que impulsiona as vendas do varejo no Brasil, ficando atrás apenas do fim do ano, da Black Friday e da comemoração do Natal.

Segundo uma pesquisa realizada pela Méliuz, empresa de cashback e pagamentos, 47,3% dos brasileiros têm a intenção de realizar alguma compra significativa no mês de março. Dentro desse grupo, 21,2% planejam aproveitar a Semana do Consumidor para comprar móveis ou itens de decoração.

“Ano após ano, percebemos um aumento no interesse dos consumidores pelas promoções da data, que vem se consolidando como uma ‘Black Friday’ do primeiro semestre. Nossa pesquisa com os usuários mostrou que mais pessoas conhecem a data e se preparam para comprar não só no Dia do Consumidor, mas durante todo o mês de março, gerando a demanda por um verdadeiro festival de ofertas”, afirma Gabriel Loures, Diretor de Growth do Méliuz.

Essa tendência não influencia apenas o varejo, mas também tem um impacto positivo no setor de serviços, como o aumento da demanda por montadores de móveis. Thiago Gramari, Diretor de Comunicação Institucional do GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, destaca que os serviços de montagem de móveis são uns dos mais solicitados pelos consumidores na plataforma. “Observamos um pico significativo de demanda em dezembro, possivelmente devido à Black Friday e o Natal. Nos últimos 3 anos, a procura nesse período aumentou em média 56% em relação a novembro”, explica Gramari. 

O executivo antecipa um crescimento adicional na busca por esse tipo de serviço em 2024, impulsionado pela crescente popularidade do Dia do Consumidor e pelos descontos oferecidos. “Este serviço é fundamental para aqueles que buscam renovar a mobília de suas casas”, comenta. Além disso, ele destaca que essa tendência já pôde ser notada nos últimos três anos, concentrando em março  um aumento médio de 11% em relação aos meses de fevereiro.

Ainda de acordo com a plataforma, só no início deste ano, a procura por serviços de montagem de móveis registrou um aumento de 20,9% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Quanto aos preços desses serviços, a média no quarto trimestre de 2023 variou entre R$131,00 e R$181,00.

Outro serviço que ganha destaque neste período é o de Arquiteto, que tem sido cada vez mais solicitado na plataforma. Em janeiro, houve um crescimento de 69% em comparação com o mesmo período do ano anterior, e em fevereiro um aumento de 75% em comparação com 2023.

Para Adalto Mateus, engenheiro e arquiteto que presta serviços pelo GetNinjas, pesquisar preços e referências de estilos é fundamental para quem deseja aproveitar a Semana do Consumidor para adquirir móveis ou renovar a decoração de casa.

“As principais tendências para criar uma atmosfera mais acolhedora em casa envolvem paredes com tons mais suaves, como branco ou cinza, além de janelas de blindex, que proporcionam maior ventilação. Para quem busca uma sensação de amplitude, o segredo está em investir em espaços integrados, como sala conjugada com copa e cozinha,” explica Adalto.

Dicas para redecorar a casa e economizar 

1. Estabeleça um orçamento e pesquise preços:  Antes de começar qualquer projeto de decoração é importante estabelecer um orçamento realista, e para economizar de verdade também é fundamental comparar preços entre as lojas e garantir o melhor valor do item desejado.

2. Busque inspirações e referências: Descubra qual é o seu estilo e estética de decoração favoritos e explore referências em revistas, sites de decoração ou rede social. 

3. Invista em peças-chave: Em vez de gastar muito dinheiro em muitos itens, uma boa opção para economia é investir em peças-chave de alta qualidade que mudam completamente o ambiente: espelhos ou utilizações de plantas, por exemplo. 

4. Equilibre cores e texturas: Brinque com cores e texturas para adicionar interesse visual ao ambiente. No entanto, lembre-se de manter um equilíbrio para evitar que o espaço pareça muito sobrecarregado.

5. Aproveite ao máximo o espaço: Se você tem uma casa pequena, procure soluções inteligentes de armazenamento e móveis multifuncionais para maximizar o espaço disponível.

6. Invista em qualidade: É crucial investir em móveis que não apenas agreguem esteticamente à decoração, mas também sejam de boa qualidade. Contar com a orientação de um profissional pode ajudar a garantir que suas escolhas atendam tanto aos critérios estéticos quanto aos padrões de durabilidade desejados.


No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, entre eles montador de móveis, arquitetos, pintor entre outros que são oferecidos por mais de 5 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo “GetNinjas: Clientes” e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *