Como reconhecer um bom marido de aluguel

Marido de aluguel vestido de azul com boné consertando um chuveiro.
8 minutos para ler

É bem comum que a gente recorra a alguém quando temos algum problema doméstico, popularmente conhecido como marido de aluguel. Seja desde a troca de uma lâmpada até a instalação de redes de proteção e painéis de televisão, diversas pessoas chamam um marido (ou esposa) de aluguel para auxiliar na realização dessas tarefas e na otimização do nosso tempo.

Esses profissionais são o que chamamos de uma mão na roda. Eles costumam saber um pouco (ou muito) sobre diversas áreas de reformas e reparos e, como se não bastasse, realizam desde os serviços mais simples até algo um pouco mais elaborado.

Porém, por se tratar de um trabalhador que costuma lidar com diversas demandas diferentes, é bem comum que surjam dúvidas por parte dos clientes sobre a qualidade do serviço. Isso se torna um tópico recorrente porque as pessoas costumam ter um pé atrás pela falta de especialização em uma área específica. 

Porém, já deixando adiantado, por mais que o profissional não trabalhe apenas com uma tarefa, isso não quer dizer que ele não realize cada uma delas da forma mais competente possível. 

Se você está prestes a contratar um marido de aluguel, mas ainda tem ressalvas sobre como saber se esse profissional é preparado para a sua necessidade, esse artigo é para você. Continue a leitura e saiba mais:

O que é marido de aluguel?

Começando pelo início, você provavelmente já ouviu falar do marido de aluguel, mas não sabe exatamente quais são as suas funções. Esclarecendo, o profissional que trabalha como marido ou esposa de aluguel é aquele que realiza diversos serviços de reparos nas residências. 

Partindo do nome e de premissas culturais, o marido era aquele que realizava pequenos consertos e reparações na residência para que não fosse necessário chamar um especialista na área, evitando assim gastos a mais. Atualmente sabemos que essas funções não são reservadas apenas aos homens e, por isso, temos também o serviço de esposas de aluguel, seguindo a mesma premissa de realização de diversas tarefas de reparo.

Mas você ainda deve ter dúvidas sobre quais são os serviços realizados por marido ou esposa de aluguel, por isso continue a leitura:

Leia mais: O que é um marido de aluguel?

Quais os serviços de marido de aluguel?

A gama de serviços que podem ser prestados por marido de aluguel é bem variada. Sabemos que esses profissionais costumam realizar desde os serviços mais simples até alguns mais elaborados que precisam de uma certa especialização e de materiais diferenciados.

Porém, é importante ressaltar que o catálogo de atividades realizadas depende de profissional para profissional. Nesse sentido, alguns oferecem serviços de elétrica, por exemplo, que necessitam de um maior conhecimento, e outros focam em reparos mais simples.

Confira a seguir alguns dos serviços mais comuns oferecidos por maridos e esposas de aluguel:

Serviços de pedreiro

É bem comum que os maridos de aluguel realizem serviços de pedreiros. Nessa lista temos pinturas, reparos e construções mais simples, como muros e lajes, limpeza de telhados e reparo de calhas e reformas gerais, dependendo do tipo de serviço e da profissionalização da pessoa contratada.  

Instalações

Esse é o tipo de serviço mais popular e o maior responsável pelas contratações de maridos e esposas de aluguel. Nesse tópico é possível colocar diversos tipos de instalações, como de instalação de prateleiras e suportes para televisão.

Instalações são exatamente o tipo de serviço que achamos que conseguimos fazer sozinhos, porém é importante ressaltar que deve ser um trabalho muito bem pensado já que envolve furos que podem atingir partes importantes, como fiações ou canos. 

Além disso, o marido de aluguel também pode ficar responsável por pequenas instalações, como de itens para banheiros, trocas de chuveiro elétrico, entre outros serviços muito comuns.

Serviços de encanação 

Partindo para um nicho mais específico, os maridos e esposas de aluguel também podem ficar responsáveis por serviços de encanação e por funções semelhantes a dos encanadores. Nessa linha, temos instalação de torneiras, manutenção de caixas d’água, instalação de máquina de lavar louças e roupas, conserto de vazamentos, desentupimento de vasos sanitários, entre diversas outras demandas. 

Leia mais: Saiba quanto custa serviços de marido de aluguel

Como reconhecer um bom marido de aluguel

É bem provável que você não confie em qualquer pessoa para entrar na sua casa e realizar esses serviços. Você pode estar se preocupando com a execução do trabalho, já que se for elétrico, por exemplo, isso pode acarretar em graves danos à saúde, e até com o profissional em si, afinal, você não o conhece.

Leia mais: Atendimento Personalizado é a chave do seu negócio (PodNinja)

Mas pensando em facilitar a sua vida, confira as seguintes dicas que poderão te deixar mais seguro na hora da contratação:

Veja se ele se preocupa com a segurança

Um dos principais pontos de atenção é sobre como o profissional realiza seu serviço, como ele trabalha. Sendo assim, além de prestar atenção no resultado da contratação e na qualidade do que foi realizado, é importante que você veja todos os detalhes do desempenho, principalmente no que diz respeito à segurança. 

Marido de aluguel vestido de azul consertando a grade de uma geladeira.

O profissional deve estar com o chamado EPIs, equipamentos de proteção individual, que são próprios de cada trabalho, sofrendo algumas variações. Mas podemos usar de exemplo alguns dos mais comuns como luvas, máscaras, ferramentas que possuem isolamento para a realização de serviços de elétrica. 

Resumindo esse tópico, você deve confiar nos profissionais que possuem a frase “Segurança em primeiro lugar” como lema do trabalho. 

Tenha atenção as ferramentas escolhidas

Outro ponto importante é a escolha de ferramentas do marido ou esposa de aluguel. Partindo do princípio de que nem tudo que é barato é bom, os profissionais sérios costumam adquirir instrumentos de melhor qualidade. Principalmente porque irão utilizá-los com uma frequência alta e em serviços de alta demanda. 

Claro que talvez você não saiba se aquela ferramenta é a melhor opção e se ela é de boa qualidade, mas é possível ter uma ideia se baseando nas condições, se são utensílios bem cuidados e se parecem que estão em bom estado. 

Conhecimento acerca do serviço

Sempre que chamamos alguém para realizar um serviço na nossa residência, é comum que esse profissional exponha a situação encontrada. Dessa forma, ele irá explicar quais serão os procedimentos aplicados, deixando tudo da maneira mais clara e transparente possível. 

Esse comportamento é o ideal para você identificar se o profissional está no caminho certo, por isso, desconfie de qualquer um que não procurar te explicar o que irá fazer e o que há de errado.

Condições do serviço

Um bom profissional não está apenas preocupado com o momento em que realiza o serviço, mas também com o momento posterior a isso. 

O marido de aluguel pode demonstrar cuidado com o serviço, procurando saber se houve novos problemas após a manutenção ou se ainda apresenta algum defeito. 

Além disso, alguns profissionais podem oferecer uma garantia, caso o cliente necessite de um novo trabalho naquele mesmo tópico, ele conseguirá ser atendido sem adicionais. 

Cobrança de valores

Um bom profissional, seja marido ou esposa de aluguel ou trabalhador de qualquer outra área, é aquele que tem preços justos e cobra dos seus clientes um valor equivalente ao serviço prestado. 

Pensando nisso, é importante que você tenha noção sobre valores daquele serviço que você precisa a fim de saber se está havendo uma cobrança exagerada. 

Você pode utilizar diversas ferramentas para fazer pesquisas de preço, desde perguntando e consultando pessoas conhecidas até usando sites confiáveis que possuem métricas de precificação. Você pode contar também com o GetNinjas para te auxiliar nesse momento.

No GetNinjas, você recebe orçamento de diversos profissionais e consegue negociar os valores com eles antes de fechar com aquele que você mais se identificar. 

Leia mais: Confira 10 ferramentas que todo marido de aluguel precisa ter

Agora que você conhece mais a profissão, é provável que você esteja preparado para contratar um profissional de qualidade para te ajudar. Para encontrar a pessoa mais qualificada para isso, conte com o GetNinjas!

E se você trabalha com serviços de marido de aluguel, cadastre-se na plataforma e comece a aumentar a sua cartela de clientes agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário