Diferentes tipos de tintas

2 minutos para ler

A cada dia aparecem novos tipos de tintas, massas e diferente opções para aplicação de revestimento interno e externo. Na hora de decidir qual cor e qual tinta utilizar, acabamos ficando na dúvida de qual comprar. Porém, é muito importante sabermos algumas diferenças básicas para não passar por futuros problemas. Por isso, é essencial ter em mente que não há uma tinta específica para todas as superfícies.

Selecionamos para vocês os tipos de tinta  mais usadas:

Tinta Látex:

As tintas a base de PVA com Látex são as mais usadas nos interiores de imóveis. O látex tem a base solúvel em água, facilitando sua aplicação e sua limpeza.

Com baixo odor, o acabamento deste tipo de tinta é muito bom. Não é adequada para áreas externas e que requerem acabamento de alto brilho.

Tinta Acrílica:

De forma geral, é bem semelhante ao látex, solúvel em água e com secagem rápida, a diferença é que em sua composição contém resinas acrílicas, fazendo com que o produto tenha alta impermeabilidade.

Indicado para áreas externas, a tinta acrílica possui um acabamento mais brilhante que o látex, porém existe também a versão fosca.

Um fator importante a ser lembrado, é que a tinta acrílica costuma ser mais cara.

Tinta Esmalte:

Não solúvel em água, é indicada especialmente para superfícies de ferro e madeira.

Com um acabamento mais brilhante a tinta esmalte, deixa bem visível que foi aplicada em alguma superfície, seu acabamento da á sensação de uma película sobre a superfície, assim não é adequada sua aplicação em paredes, pois pode aparecer bolhas.

Armazenada em galões menores, ela torna o custo da aplicação mais alto do que o látex e a acrílica.

Está precisando pintar sua casa? Temos pintores ninjas, confira no site do GetNinjas!

Você também pode gostar

0 thoughts on “Diferentes tipos de tintas

Deixe um comentário