Também conhecido como artesão da madeira, o marceneiro é o profissional responsável por produzir móveis, produtos, objetos de utilidade doméstica e comercial em madeira. 

Por ser uma profissão que envolve a decoração de ambientes, é preciso que o marceneiro saiba como mostrar o próprio trabalho e vender o serviço para atrair mais clientes.

Neste conteúdo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a montar e apresentar o seu portfólio para divulgar o seu serviço e atrair clientes.

Por que ter um portfólio de marcenaria?

Marcenaria: 6 dicas para montar seu portfólio

O portfólio é um documento físico ou virtual que possui um acervo com os melhores trabalhos de um profissional ou de uma empresa. Por meio deste documento, é possível visualizar quais são as suas principais habilidades e experiências.

Todo e qualquer trabalho que envolve a decoração de ambientes ou móveis, exige um portfólio bem feito. No segmento da marcenaria, não é diferente. Afinal, é por meio deste material, que o marceneiro terá a oportunidade de demonstrar as suas habilidades.

Por este motivo, além de todo o conhecimento técnico e prático para a realização dos serviços, é preciso que o profissional saiba como registrar e divulgar todos os trabalhos que já foram feitos, como forma de comprovar a expertise no assunto.

Com o portfólio, você terá a oportunidade de reunir todos os trabalhos que produziu ao longo da carreira, obtendo chances de se destacar ainda mais no segmento da marcenaria.

Tenha mais de um portfólio

Para que o profissional consiga receber cada vez mais contatos, é preciso que, além de produzir um bom portfólio, ele saiba como preparar este material para divulgá-lo tanto de maneira impressa quanto digital.

Dessa maneira, ele poderá se assegurar de que utilizou-se de todas as opções possíveis para alcançar o seu público alvo. A seguir, vamos explicar quais as diferenças entre o portfólio impresso e digital e como você pode divulgá-los de maneira fácil e prática.

Impresso

Há algum tempo, muitas pessoas costumavam carregar o portfólio em pastas físicas. E, caso você acredite que seja a melhor opção, você pode optar por imprimir as fotos dos seus melhores projetos e levá-las com você para apresentá-las a possíveis clientes.

As pessoas tendem a procurar por profissionais da região mais próxima. Pensando nisso, você também pode divulgar os seus serviços em jornais, placas (outdoors) e panfletos no bairro.

Assim, é possível ser conhecido por pessoas que residem perto de você. Algo  positivo tanto para o cliente quanto para o profissional, que gastará menos tempo e dinheiro para ir até o local.

O clássico e antigo cartão de visita também é outra maneira que você pode usar para divulgar os seus serviços, tanto para clientes quanto para futuros clientes. 

Você pode até mesmo fazer parcerias com construtoras, lojas de decoração, imobiliárias ou pequenos negócios do bairro, solicitando que eles te indiquem ou deixem os seus panfletos ou cartões de visita disponíveis no comércio físico.

Dessa forma, você irá obter ainda mais oportunidades de ser encontrado com facilidade pelos seus clientes. Entretanto, em uma realidade em que cada vez mais pessoas utilizam as redes sociais e a internet para procurar por produtos e serviços, é preciso que você também saiba como divulgar o seu portfólio online.

Digital

Você já considerou utilizar as redes sociais para promover os seus serviços de marcenaria?

Não é novidade dizer que as pessoas passam muito tempo nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp, etc). Levando isso em consideração, é preciso saber que, para alcançar os seus clientes, você precisa estar onde eles estão.

Atualmente, você já pode encontrar marcenarias e marceneiros que trabalham de maneira autônoma e estão presentes nas redes sociais para falar sobre produtos, serviços e ainda se conectar com a sua base de clientes.

Sendo assim, também aproveite essa oportunidade e utilize esses canais para postar fotos dos seus projetos e fazer com que as pessoas conheçam o seu trabalho e possam entrar em contato com você.

O canal do WhatsApp Business também é uma boa forma de se conectar com os seus clientes. Por meio dele, você pode enviar mensagens com promoções e novidades para toda sua base de clientes de maneira prática e fácil.

Para divulgar o seus serviços, você também pode realizar um cadastro no Google Meu Negócio. Dessa forma, quando as pessoas buscarem por marceneiros no bairro ou cidade mais próxima, encontram o seu contato com facilidade.

Você também pode criar um portfólio em formato .pdf para enviar aos clientes por e-mail de maneira simples, direto no seu computador pessoal. 

Caso queira contar com algo ainda mais prático, saiba que existem algumas plataformas gratuitas para quem deseja fazer portfólios online. Para te ajudar, separamos um top 3 com as mais utilizadas:

6 dicas para criar seu portfólio

Marcenaria: 6 dicas para montar seu portfólio

Além de saber como divulgar o portfólio e atrair mais clientes, é preciso entender como montar este material. Anote nossas dicas:

1. Registre o resultado do seu trabalho

Para obter um bom material de divulgação, é preciso ter fotos dos melhores trabalhos. Você pode fotografar por conta própria ou pedir para que o cliente que comprou, faça e envie para você.

É com essas fotos que o marceneiro terá mais chances de divulgar as próprias habilidades e conquistar novos clientes. Portanto, lembre-se sempre de registrar todos os projetos que você fizer.

2. Tenha Showroom

Essa dica é válida para profissionais autônomos que já atuam a algum tempo no mercado e possuem uma loja física de atendimento.

Antes de contratar serviços de marcenaria, as pessoas querem ter a certeza quanto a qualidade e acabamento dos móveis, pois, além do alto preço, esses produtos serão utilizados por muitos anos.

Para ajudar na decisão dos clientes, o marceneiro pode criar um showroom. Assim, todos que buscarem pelos serviços fisicamente, poderão ver algumas amostras e comprovar a qualidade dos móveis.

3. Desenvolva um site

Já falamos aqui sobre a importância de divulgar o portfólio nas redes sociais. Mas, você já pensou em criar um site para apresentar os seus projetos?

Criar um blog para falar sobre aprendizados e esclarecer dúvidas relacionadas ao segmento da marcenaria é uma ótima oportunidade. Dessa forma, além de ser conhecido pelos clientes, você também poderá se tornar referência no mercado como um todo.

Mas não se preocupe! Criar um site hoje em dia não é tão complicado quanto parece. Caso não tenha orçamento para contratar um especialista, você mesmo pode comprar um domínio (endereço do site) e adquirir uma hospedagem.

Em grande parte dos casos, as empresas que vendem as hospedagens oferecem um suporte via chat para ajudar você com qualquer possível dúvida. Outro ponto positivo, é que as plataformas de desenvolvimento de sites são bem intuitivas e auto-explicativas. 

Além de ganhar mais chances de divulgar o seu trabalho, você ainda irá obter um conhecimento extra em tecnologia, que tal?

E caso queira contratar uma pessoa para desenvolver o seu site, conte com os profissionais do GetNinjas! 

4. Tenha cuidado com o texto e as imagens

Ao realizar postagens online ou apresentar o seu portfólio de maneira impressa, busque selecionar imagens de boa qualidade acompanhadas de uma descrição breve.

Imagens bonitas vão valorizar ainda mais o projeto de um marceneiro. É por meio delas que os clientes podem se sentir interessados em contratar os serviços. Já na descrição, informe qual o contexto e objetivo do projeto.

Assim, o cliente poderá compreender melhor quais são suas especialidades, habilidades e áreas de atuação no segmento da marcenaria.

5. Contrate um fotógrafo ou editor de imagens

Para garantir que as imagens estarão atrativas aos olhos dos clientes, você pode contar com a ajuda de um fotógrafo ou editor de imagens. Com este investimento, você poderá se assegurar de que o resultado do seu projeto terá mais destaque.

Ao optar por contratar um fotógrafo, você deverá fornecer algumas informações para ele sobre o objetivo das fotos e o que espera que obtenha mais visibilidade no conteúdo. 

Já ao contratar um editor de imagens, todo o trabalho de fazer um bom registro será seu, ficando para o profissional apenas o serviço de limpar as imagens e deixá-las ainda mais chamativas.

6. Mantenha o seu portfólio atualizado!

Comentamos sobre a relevância de registrar todos os projetos feitos para utilizar as fotos como forma de divulgação. 

Mas, principalmente para quem deseja divulgar este material online, é preciso lembrar-se de realizar postagens com frequência.

Você pode salvar todo o material a cada projeto e inserir as fotos no seu cronograma de postagens, seja para redes sociais ou até mesmo para o seu site de serviços. 

Com a agenda de demandas cada vez mais constante, é comum que você não consiga manter a frequência de postagens nas redes sociais. Portanto, para os iniciantes, é fundamental escolher quais serão os principais canais (entre 2 e 3) de comunicação com os seus clientes.

Assim, você poderá focar apenas nos canais que mais fazem sentido para o seu negócio, sem prejudicar tanto o tempo e a rotina de serviços.

Seguindo todas essas dicas, você poderá montar e desenvolver um bom portfólio para divulgar o seu trabalho e adquirir mais clientes.


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Último comentário

luciano Matos

7 março 2022

Excelente post.