O empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Ele colabora para a construção de uma sociedade mais justa, gerando oportunidades de liderança para as mulheres.

Embora as mulheres representem 52% da população brasileira, somente 13% delas ocupam posições de destaque nas 500 maiores empresas no país.

Criar e assumir o próprio negócio é uma forma de empoderamento e ascensão para cargos de liderança, com o potencial de mudar a realidade das empreendedoras.

O empreendedorismo no Brasil

Mesmo que o número de empresas iniciais tenha caído para 21% em 2021, em comparação aos 23% de 2020, o Brasil tem a mais alta taxa de novos negócios entre todas as economias participantes do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) com populações acima de 50 milhões.

Quando o relatório analisa os empreendimentos já estabelecidos, a taxa aumenta para 10% e coloca o Brasil em segundo lugar entre as economias de nível C e países com mais de 50 milhões de habitantes.

Ou seja, o país tem 14 milhões de adultos brasileiros, entre 18 e 64 anos, comandando seus próprios negócios, o que torna o Brasil a sétima economia em empreendedorismo no mundo.

Dados do empreendedorismo feminino

Uma pesquisa sobre empreendedorismo feminino realizada pelo Sebrae levantou que há cerca de 25,6 milhões de negócios no Brasil, e as mulheres estão à frente de 33,6% deles.

Em termos de MEI, eles representam 48% e os principais campos de empreendimento são: moda, beleza e alimentação.

No Brasil, a faixa etária que mais empreende são mulheres entre 18 e 35 anos (45,6%) e, apesar de ter mais homens empreendendo nessa mesma faixa etária (48,4%), as mulheres em maior escolaridade – 29% delas têm ensino superior, enquanto 18% os homens têm um curso de graduação. 

Já um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que em 2022 cerca de 10 milhões de mulheres empreendiam no Brasil. A pesquisa também revelou que a maioria começou um negócio por necessidade.  

O estudo mostra, ainda, que o empreendedorismo com liderança feminina deu um salto este ano, representando o percentual de 34% de mulheres donas de seu próprio negócio no país. 

Mulheres e o empreendedorismo

Curiosidades sobre o empreendedorismo feminino

Quem foi a primeira mulher empreendedora?

Foi madame Clicquot Ponsardin, que no século XIX, se tornou uma grande empresária francesa do ramo de bebidas, à frente da champagne Veuve Clicquot.

Porém, no século VIII, Eliza Lucas Pinckney mudou a maneira de administrar a agricultura no tempo colonial dos Estados Unidos.

Como é a realidade das mulheres empreendedoras no Brasil?

Ainda há preconceito e discriminação em relação empreendedorismo feminino no Brasil, além taxas de juros bem elevadas para qualquer pessoa que queria investir em um negócio no país. 

E apesar de as mulheres terem nível superior de escolaridade e serem melhores pagadoras, muitas delas conseguem superar estes obstáculos e já estão à frente de um terço dos negócios (33,6%) no país.

Como estimular o empreendedorismo feminino?

Mulheres empreendedoras trazem impactos significativos para suas comunidades e é preciso estimular essa prática com políticas que respeitem suas habilidades e aspirações, com foco no crescimento dos negócios e uso de tecnologias digitais.

Plataformas como a do GetNinjas pode ser um caminho para quem quer começar a empreender, mas ainda não sabe como. 

GetNinjas ajudando as mulheres a empreender

Mulheres e o empreendedorismo

Para as mulheres que querem começar os seus negócios, mas não tem ideia como começar, a GetNinjas pode ser a solução. 

Na plataforma é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços que você pode oferecer, e qualquer pessoa que realize alguns dos serviços pode se cadastrar como profissional no GetNinjas. Basta ter formação ou habilidade em uma área específica de atuação. 

Além disso, ao se cadastrar no GetNinjas, há todo o suporte do time de ninjas e é possível aprender como fazer o seu negócio prosperar com os conteúdos da Academia Ninja

Para se cadastrar é simples: basta baixar o aplicativo GetNinjas Para Profissionais e seguir os passos que vão aparecendo na tela. E não se preocupe, pois seguimos todas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas informações permanecerão seguras em nosso banco de dados! 

Para se cadastrar no aplicativo, é preciso ter CPF ou CNPJ e ser maior de idade.

Conte com o GetNinjas para te ajudar a empreender! 

Leia também:


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *