Se tem uma coisa que não pode faltar nas festinhas e comemorações é o salgado. Não importa a idade, todo mundo adora e sempre pede mais. Por isso, vamos falar sobre os salgados mais vendidos pelas cozinheiras, restaurantes e buffets. 

Se você está querendo dar uma festa, fazer uma pequena comemoração ou mesmo juntar a galera no trabalho, então esse conteúdo é para você.

Além de trazer os salgados mais pedidos nos eventos, vamos falar sobre os tipos de salgados para veganos e vegetarianos. Então, fique com a gente até o final para não perder essas dicas!

História do salgados

Aposto que você nunca parou para pensar sobre a origem dos famosos salgados de festas, não é mesmo? Por isso, vamos falar de onde esse tipo de alimento tão desejado surgiu.

Os salgados existem há muito tempo e foram introduzidos em diversas culturas ao redor do mundo. Pelo que conta a história, eles surgiram como uma forma de preservar a comida, visto que o sal ajuda a evitar que os alimentos estraguem.

Pelo que se tem registro, no Egito Antigo, usava-se pão recheado com carne e cebola e na Grécia Antiga usavam massa de farinha de trigo recheada com queijo, vegetais e carne. 

Os salgados feitos no Brasil tem origem na culinária de Portugal, trazida pelos colonizadores. Comiam-se muitos salgadinhos fritos e recheados com queijo, além das famosas coxinhas, pastéis e empanadas. 

Conforme o tempo foi passando, as receitas foram se adaptando às regiões brasileiras e hoje temos muitas variações de salgados como a coxinha de frango, a empada de palmito e o bolinho de bacalhau.

Tipos de salgados para festa mais comuns 

Salgados para festa: 14 tipos mais pedidos e onde encontrá-los

O salgado é considerado o queridinho das festas brasileiras e não importa a ocasião, um salgado sempre vai bem. Por esse motivo, existem diversos tipos de salgados e vamos mostrar quais são os mais pedidos.

Coxinha

É claro que vamos começar pelo salgado mais famoso do nosso país. A coxinha é vendida em lanchonetes, restaurantes, bares e muitos outros estabelecimentos alimentícios.

Não se sabe ao certo a origem da coxinha, mas ela é uma adaptação da coxa-creme, um prato salgado típico da culinária francesa. No Brasil já existem sabores como frango, costelinha de porco, carne de soja, calabresa e outros.

Bolinha de queijo

Outro tipo de salgado muito comum em eventos, lanchonetes e comemorações é a bolinha de queijo. Esse alimento é um pouco menor que a coxinha e tem formato arredondado.

A tradicional bolinha é feita somente com queijo, mas existem algumas versões com presunto, frango e outros recheios. 

Croquete

O croquete também é muito desejado nas festas brasileiras. Esse salgado frito é crocante por fora e macio por dentro. Seu recheio pode ser bem diversificado, mas os mais comuns são muçarela, carne moída ou desfiada e temperos a gosto.

Esse salgado tem origem holandesa e veio para o Brasil trazido pelos europeus e ficou muito famoso, sendo adaptado em diversas regiões.

Pastel

Assim como a coxinha, o pastel é considerado uma das comidas mais pedidas entre os brasileiros. É possível encontrar pastéis em feiras de rua, lanchonetes, supermercados e até restaurantes.

Em festas, normalmente se pede a versão mini e existe uma infinidade de recheios para essa comida como carne, frango, queijo, palmito, queijo e presunto e até mesmo camarão.

A origem do pastel também é incerta. Segundo o que se conta, os imigrantes chineses, no século XIX, começaram a preparar o rolinho de primavera, que possui algumas características do pastel. Assim, a receita foi se adaptando ao gosto dos brasileiros. 

Veja também: Receita de pastel fit

Enroladinho de salsicha

O enroladinho de salsicha é uma excelente opção por ser um alimento que não leva fritura, como no caso dos pastéis, coxinhas e outros salgados. Ele costuma ser muito pedido em festas infantis.

Normalmente, é feita uma massa de pão e coloca-se a salsicha dentro da massa para rechear. 

Empadinha

A empadinha é um salgado assado que também é muito famoso nas festas e eventos mais sociais. A massa é muito parecida com a torta e pode ser recheada com frango, palmito e outros recheios que desejar.

Além de ser deliciosa, ela está no cardápio de muitos vegetarianos e também para quem tem restrições alimentares como intolerância à lactose. 

Risoles 

O risoles é um salgado frito que todo mundo gosta. Assim como os outros salgados, ele pode ter diversos recheios, mas os mais famosos são o de presunto ou queijo, ou os dois.

A sua origem é chinesa e, pelo que se conta, os portugueses se apropriaram da receita até chegar ao Brasil. E hoje já temos diferentes versões para esse salgado tão gostoso.

Esfiha

A esfiha tem origem árabe e existe na versão aberta e fechada. Nos países de origem árabe se comia a esfiha fechada, porém, durante as cruzadas, os italianos adaptaram a receita, deixando ela aberta e trocando o recheio de carne por queijo.

No Brasil, existem diversos tipos de recheios para as esfihas abertas como frango, carne, queijo e até mesmo brigadeiro e Romeu e Julieta. 

Kibe

Outro salgado de origem árabe é o kibe e é considerado típico do Líbano e da Síria, sendo criado para suprir as necessidades das famílias mais pobres por conter ingredientes mais baratos na sua receita.

Ela é feita de carne moída, trigo e temperos e pode ser recheada com outros tipos de alimentos.

Tipos de salgados para vegetarianos e veganos

Com certeza você já experimentou a maioria dos salgados que falamos acima e muitos são feitos com ingredientes de origem animal, fazendo com que muitos veganos e vegetarianos fiquem sem experimentar.

Mas, existem diversos tipos de salgados que foram adaptados e feitos com outros ingredientes e vamos trazer alguns aqui, para, no caso de você não comer alimentos de origem animal, saber o que comprar para a sua festa:

  • Coxinha de jaca: a jaca é um excelente substituto da carne e é uma receita muito saborosa e nutritiva.
  • Empada de palmito: esse salgado é muito tradicional e pode, além do palmito, conter temperos especiais para deixar mais saboroso.
  • Bolinho de cogumelos: a receita inclui ingredientes como cenoura, cebola e alho e é uma ótima pedida para quem não come alimentos de origem animal.
  • Croquete de cenoura: os ingredientes costumam ser purê de cenoura e temperos, empanados com farinha de rosca. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te deixado com água na boca! Se você estiver procurando por cozinheiras para o seu evento, no GetNinjas você encontra as melhores profissionais!

Salgados para festa: 14 tipos mais pedidos e onde encontrá-los

Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *