7 formas de atualização profissional para arquitetos e decoradores
O mercado muda diariamente. A cada dia, uma nova tendência passa a ser apreciada, uma nova necessidade é descoberta e novas técnicas de atendimento surgem para entregar resultados e uma […]
O mercado muda diariamente. A cada dia, uma nova tendência passa a ser apreciada, uma nova necessidade é descoberta e novas técnicas de atendimento surgem para entregar resultados e uma boa experiência aos clientes.
Por isso, profissionais de diversos segmentos do mercado precisam se manter atualizados. O objetivo é desenvolver habilidades diferenciadas para conseguir atender todas as demandas e se destacar entre a concorrência.
Mas como garantir a atualização profissional? Quais são as melhores alternativas para pequenos e médios empreendedores?
Falaremos sobre isso no artigo. Continue a leitura!
Por que é importante se manter atualizado?
Quem está passando por uma mudança de carreira ou pretende se destacar no mercado em que atua deve investir em atualizações constantes.
Para fazer a diferença no mercado, você precisa ficar atento e pronto para lidar com as novas demandas dos consumidores, trazendo alternativas mais interessantes e soluções diferenciadas para os clientes.
Estar sempre atualizado também permite que você se destaque da concorrência, desenvolvendo ou reforçando seu diferencial competitivo e entregando cada vez mais valor para o mercado.
Como garantir a atualização profissional?
Desenvolver habilidades é a peça-chave para se tornar um profissional diferenciado. Infelizmente, muitos empreendedores acabam abraçando a zona de conforto e, em longo prazo, perdem sua relevância e potencial de atuação.
Existem maneiras simples e eficientes de garantir a atualização profissional. Veja algumas dessas estratégias.
1. Fazer cursos de especialização
A primeira forma de melhorar a sua atuação e garantir a atualização profissional é fazer cursos de especialização.
Eles são focados em áreas específicas, por isso, é comum que sejam sempre atualizados para trazer novas alternativas e possibilidades aos empreendedores.
Analise as opções de curso de especialização disponíveis para a sua área de atuação e veja qual está mais alinhado com o trabalho que você executa.
Vale lembrar que, de tempos em tempos, é importante fazer uma reciclagem dos conhecimentos e novos cursos para se manter sempre à frente da concorrência.
2. Participar de eventos da área
Frequentar eventos de arquitetura e decoração também é uma excelente alternativa para se manter atualizado.
Palestras e workshops são fundamentais para acompanhar as novas tendências, entender as expectativas do mercado e aprender com outros profissionais sobre as necessidades e o comportamento dos consumidores.
Portanto, se você quer crescer e fazer a diferença, participar de eventos — Casacor, Design Weekend, ABCasa Fair e ExpoRevestir, por exemplo — é uma boa pedida.
Além de fornecer aprendizados, esses programas permitem a prática do networking para que você se conecte com pessoas que atuam no mesmo mercado. Isso abre chances para novas parcerias e oportunidades de trabalho.
3. Acompanhar as redes sociais
As redes sociais também podem ser boas alternativas e fontes de conteúdos diferenciados a diversos profissionais. Para tirar proveito desses canais, é preciso que você defina quem são as referências no seu mercado e acompanhe o trabalho dessas pessoas.
É muito comum que profissionais compartilhem dicas nas redes sociais. Para o micro e pequeno empreendedor, avaliar todas essas informações de forma estratégica pode ser a virada de chave necessária para melhorar o trabalho, o atendimento e, por consequência, os lucros.
4. Acompanhar blogs especializados
Além das redes sociais, os blogs especializados também têm conteúdos estratégicos e diferenciados para os mais variados públicos.
A filtragem é a mesma: descubra quais são os blogs e sites que trazem dicas relevantes para o seu ramo de atuação. A partir daí, esteja sempre atento às novidades e oportunidades de negócio.
Blogs como o Apartment Therapy, A Arquiteta, Viva Decora e Blog da Galeria têm muitos conteúdos interessantes.
Também é bom acompanhar blogs sobre o mercado de modo geral, como o GetNinjas, a fim de entender o que está acontecendo no país, saber o que esperar e como agir dentro da sua empresa. O segredo é poder olhar para todas essas informações de forma estratégica.
Com base nisso, você poderá definir os pontos fortes e fracos da sua empresa, o potencial do seu trabalho, além das oportunidades e ameaças que o mercado está trazendo aos profissionais da sua área. Trata-se de uma prática essencial para agir com antecedência e ter sucesso.
5. Manter as leituras em dia
Se a sua área tem muitos livros didáticos a respeito, é necessário manter as leituras em dia. Ler é uma excelente maneira de absorver informações e imaginar novos cenários.
Para quem está trabalhando como autônomo e gerindo o próprio negócio, as leituras sobre empreendedorismo, administração e gestão de empresas são fundamentais para mudar perspectivas. Assim, você terá ideias para transformar sua empresa em um verdadeiro sucesso no mercado.
6. Conversar com o consumidor
Se tem uma forma simples, básica e eficiente de garantir a atualização profissional, ela consiste em conversar com o consumidor. Claro que, se pensarmos no âmbito do desenvolvimento de habilidades técnicas, essa não é a melhor estratégia.
No entanto, se considerarmos o entendimento do mercado e a compreensão dos hábitos de consumo do seu público, não há ninguém melhor que o próprio consumidor para apresentar tais informações.
Aprenda a ouvir as pessoas e esteja pronto para analisar cada discurso com sabedoria e estratégia. Dessa forma, estará absorvendo informações valiosas para aplicar na sua empresa.
7. Analisar a concorrência
Por último, acompanhar e analisar a concorrência pode ser uma excelente estratégia para entender o que está acontecendo no mercado, quais habilidades estão sendo desenvolvidas e como essas empresas estão trabalhando seus diferenciais competitivos.
Com isso, você poderá entender os caminhos que a sua área está tomando e quais atividades precisam ser desenvolvidas daqui para frente.
É comum vermos empreendedores que não gostam de monitorar a concorrência. Mas uma coisa é certa: analisar o que outras empresas fazem é uma forma de aprender o que está dando certo ou errado. Assim, você otimiza seus investimentos e entende qual curso de especialização é a melhor alternativa para se preparar.
Manter a atualização profissional é fundamental para aumentar o seu conhecimento e garantir o potencial de crescimento do seu negócio. Se você é um profissional autônomo, esse cuidado é primordial para que consiga se destacar no mercado e conquistar cada vez mais clientes.
Quer aprender mais sobre como melhorar sua atuação no mercado? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro do assunto!
Escrever comentário: