Todas as empresas que existem dependem de uma coisa em comum para que seu negócio continue existindo: clientes. Com a quantidade de diferentes meios de comunicação que temos hoje, as opiniões dos consumidores estão por todo o lado — e é preciso saber utilizá-las a favor de seu negócio.

Para que as pessoas fiquem mais satisfeitas e voltem a fazer negócio com você, um bom atendimento ao cliente deve ser oferecido em todas as oportunidades de contato. Quer saber como atingir esse objetivo? Continue a leitura e descubra!

O que é um bom atendimento ao cliente?

Atender bem é um caminho que acompanha seu cliente desde o primeiro contato com a sua marca. Muito além de tirar dúvidas, o atendimento também está presente na negociação, na divulgação de seus serviços e na relação pós-venda.

Quando bem atendido, o cliente começa a valorizar mais a relação que tem com a sua marca. Aos poucos, respeitará seu trabalho e passará a confiar em seus serviços para que se torne um consumidor fiel.

Com um negócio virtual ou físico, trabalhar bem o atendimento ao cliente traz diversos benefícios. Entenda, a seguir, a importância de investir nesse ponto.

Qual é a importância de investir no atendimento ao cliente?

Construir uma imagem positiva é mais fácil que desfazer uma negativa, portanto, investir no atendimento é de extrema importância. A primeira impressão conta muito na experiência de qualquer consumidor, então, esteja atento ao tratamento que ele receberá desde a primeira visita.

Um cliente satisfeito é o melhor amigo que uma empresa pode ter, afinal, é a partir dele que novos clientes encontrarão seu trabalho. Quando o produto/serviço cumpre as necessidades do cliente e a marca fornece um processo de compra livre de complicações, as chances dessa pessoa voltar a fazer negócio são altas.

Além disso, sua experiência será assunto de conversas com amigos e familiares, o que acarretará preciosas indicações. Criar um relacionamento com seus clientes fará com que eles se sintam especiais, indo além de simples consumidores de sua marca.

Para isso, você também deverá oferecer diferenciais além de seu produto/serviço. Compartilhe suas experiências e até mesmo dicas — fale sobre assuntos que seus clientes valorizam. Assim, quando precisarem de algo da sua área de atuação, lembrarão de todo o seu conhecimento e recorrerão a você.

Quais são as principais características de um bom atendimento?

Oferecer um bom atendimento depende de alguns aspectos, principalmente quando se trata de prestação de serviços. Sem ter um produto físico, fica mais difícil mostrar ao cliente as suas habilidades. Sua principal ferramenta para fechar negócio é a comunicação, então, vale a pena prestar atenção em como está sendo sua conversa com os clientes.

Também esteja preparado para receber o seu público em seu local de trabalho, deixando tudo sempre bem organizado e limpo. Possibilite o acesso facilitado a todos. Ou seja, mesmo que o atendimento seja em sua residência, considere adaptar a sua casa para receber pessoas com deficiência.

Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar a qualidade do seu atendimento.

Saiba quem são os seus clientes

Entenda a fundo quais são as principais dúvidas e necessidades de seus clientes e esteja preparado para resolvê-las. Conhecer o seu público facilitará todo o processo de atendimento, permitindo que você saiba a melhor forma de abordagem e até o tipo de linguagem a ser utilizada.

Quem entende o perfil de seus consumidores consegue evitar desentendimentos, prever reações a mudanças e se posicionar cada vez mais próximo deles. Assim, um atendimento rápido e de qualidade pode ser oferecido, satisfazendo os clientes atuais e abrindo espaço para a conquista de novos.

Pratique a cordialidade e a simpatia

Simpatia nunca é demais! Todos somos atendidos diariamente, por diversos profissionais das mais variadas áreas. Pense agora naqueles que ofereceram um tratamento que você não gostou de receber. Não é essa a impressão que você quer que seus clientes tenham de você e de seu negócio, certo?

Seja educado, formal e mostre-se disponível sempre que possível. Oferecer o atendimento que gostaria de receber é fundamental para atender com excelência. Também é possível tornar o ambiente mais agradável. Com algumas dicas de iluminação, por exemplo, você consegue deixar o local aconchegante e alegre.

Esteja atento aos feedbacks

O feedback é a resposta sobre algum acontecimento, podendo ser tanto positivo quanto negativo. Para medir e avaliar como anda o seu atendimento, você pode enviar pesquisas de satisfação aos seus clientes. Ninguém melhor para avaliar seu serviço que alguém que já pôde experimentá-lo.

Além ter uma visão dos pontos positivos e negativos de seu trabalho, você também poderá entender melhor seus clientes e suas expectativas. Dessa maneira, o foco de melhoria e as ações tomadas serão melhor direcionadas para aprimorar os pontos fracos rapidamente.

Aprenda a resolver conflitos

Cada cliente é único e está em uma situação diferente em relação ao seu serviço. Alguns precisam de instrução sobre como o processo funciona, enquanto outros querem resolver problemas — entre outras situações.

Com uma linguagem clara e objetiva, esteja disposto a ensinar seus clientes sobre todos os aspectos de seu negócio. Nem todos têm o mesmo nível de conhecimento, por isso, é importante saber lidar de forma didática e paciente com cada consumidor.

Um bom atendimento é fundamental para qualquer empresa se relacionar com todo o seu público da forma correta. Investir nesse aspecto permitirá que sua marca crie uma relação de confiança com seus clientes e, assim, consiga fidelizá-los.

Saiba ouvir e entender seus consumidores totalmente para, então, propor melhorias em seus serviços. As opiniões de quem utiliza seus serviços valem ouro!

Como mostramos, para oferecer um bom atendimento ao cliente é necessário estar atento a alguns pontos importantes: praticar a cordialidade e simpatia, valorizar os feedbacks e aprender a resolver conflitos. Começar a trabalhar esses aspectos elevará o nível de seu atendimento e aumentar as chances de fechar mais negócios.

Você gostou do nosso artigo e acredita que seus amigos também possam se interessar? Compartilhe-o em suas redes sociais e espalhe conhecimento!

 

 

Por que você deve oferecer um bom atendimento ao cliente?

Quanto esse artigo foi útil?

1 Review

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

Regiane Andrade

25 maio 2022

Olá, Renata! Que maravilha saber da sua experiência com o profissional Jairo. <3 Ah, não se esqueça de deixar a sua avaliação sobre o serviço no perfil dele, combinado? Abraços, Equipe Ninja

Regiane Andrade

25 maio 2022

❤️❤️❤️

Regiane Andrade

25 maio 2022

Olá, Jennifer! Ficamos muito felizes em saber que curtiu o trabalho da profissional Gisele. \o/ Ah, não se esqueça de deixar a sua recomendação sobre o serviço no perfil dela, beleza? Conte com a gente sempre! Abraços, Equipe Ninja

Jennifer

17 maio 2022

Gisele Carvalho profissional, amei o trabalho delas , educada ,muitas brincadeiras e entendimento com as crianças sensacional.muito obrigada Gisele Carvalho vcs são ?

Jennifer

17 maio 2022

Gisele Carvalho profissional,amei o trabalho delas ,sempre estará em minhas festa,muito educada ,muitas brincadeiras e entendimento com as crianças sensacional.muito obrigada Gisele Carvalho vcs são ?