No episódio #6 do PodNinja, nosso conteúdo em áudio para profissionais, recebemos a Tatiana Moura, profissional cadastrada no GetNinjas há mais de cinco anos, na categoria de Assistência Técnica. Ela compartilhou com a gente um pouco sobre a sua experiência em gestão de negócios, tendo em vista que ao longo desses cinco anos, Tatiana já comanda a gestão de duas lojas de assistência técnica que fundou em São Paulo com o seu marido, Felipe. 

Confira o episódio completo aqui:

A história da Fix online

Tatiana sempre trabalhou com tecnologia, mas jamais tinha imaginado entrar na área de assistência técnica. Isso mudou quando o celular do seu marido Felipe quebrou, e eles perceberam que não conseguiam pagar pelo valor do conserto, pois na época o Felipe estava desempregado e apenas ela trabalhava para manter eles e as filhas pequenas. 

Foi então que a Tatiana sugeriu que eles comprassem uma tela mais barata na internet e tentaram consertar o celular em casa mesmo. Percebendo que a manutenção não era tão simples assim, eles parcelaram um curso de troca de tela de celular e do problema viram uma oportunidade de formarem uma nova fonte de renda.

“Ele fez o curso e cinco dias depois eu já achei que ele era o MacGyver e comecei a distribuir panfletos para todo mundo, dizendo que a gente consertava celulares em casa”, comenta Tatiana. 

O papel do GetNinjas na história da Fix Online

Buscando na internet novas formas de divulgar os seus serviços, Tatiana encontrou o site do GetNinjas, onde se cadastrou na categoria de assistência técnica e, em conjunto com seu marido Felipe, passaram a atender muitos clientes pelo aplicativo.

“O GetNinjas foi quem deu esse start para a gente realmente sair daquela informalidade da nossa assistência na lavanderia e realmente ter o desejo de se tornar uma assistência e se tornar uma empresa”, relembra Tatiana. 

Leia mais: “O GetNinjas representa qualidade de vida”

Principais desafios e aprendizados

Com a ideia repentina de se tornarem empreendedores e vendo que tinham grande potencial de terem a sua própria empresa, Tatiana e Felipe viram como um grande desafio a implementação do time de colaboradores para melhor administrar o negócio. 

“A primeira dificuldade de tudo é você atrair talentos que vistam a camisa e que você aprenda a implantar a sua cultura neles. Primeiro você tem que descobrir o que é que você quer de cultura na sua empresa, o que é que você espera que o seu grupo tenha para que eles sejam a cara da sua empresa”, explica Tatiana. 

Ainda no contexto de equipe, outro desafio que eles tiveram no início da Fix Online, foi atrair clientes por meio de um atendimento personalizado. 

“Uma coisa que eu sempre digo, eu sempre zelei muito pelo atendimento, muito mesmo! Tanto é que eu que fazia os primeiros atendimentos e sempre tivemos muitas avaliações positivas a respeito de atendimento. Essa é uma das principais coisas se olhar as nossas avaliações nas redes. É que o pessoal vem para arrumar o celular e sai falando do atendimento, ou seja,o reparo do celular acaba ficando em segundo plano porque o atendimento é tão bem feito que a pessoa se surpreende”, comenta Tatiana. 

A empresária comenta ainda que a atração de clientes não ocorre só pela propaganda e divulgação. Um bom atendimento é fundamental para o fechamento do serviço, por isso, ela investe em ter uma boa equipe de atendimento ao seu lado. 

Gestão 360° 

Segundo Tatiana, o principal ponto para entender a gestão do seu negócio, é identificar o que você gosta de fazer. Na Fix Online, por exemplo, ela cuida da parte administrativa e o seu marido Felipe, cuida da parte técnica. “Se ele tivesse que cuidar do administrativo, eu acho que ele não ia conseguir porque tem que ser algo que te desperte esse prazer e essa vontade de fazer”, explica. “Tudo bem não gostar ou não conseguir fazer tudo na sua empresa, a ideia é que você encontre pessoas que gostem e que consigam te apoiar nas áreas que você precisa”. 

Com o crescimento da Fix Online, a Tatiana lidera toda a equipe efetuando uma gestão 360° de todas áreas. Ela faz questão de estar por dentro do que é tocado por cada área e para não perder o controle, se tornou fã das planilhas. 

Tatiana reforça ainda que mesmo começando na informalidade, o profissional precisa ter um controle do seu negócio.

“Entendo começar na informalidade, acho que muita gente começa assim, mas desde o dia um você precisa sim ter um controle, que seja simples no Excel ou em um sistema gratuito que você encontra no Google, mas você precisa ter um fluxo de caixa para você acompanhar o que entra e o que sai, o que o sobrou, o que é lucro, o que eu vou reinvestir e até para a gente também ter uma visão de crescimento de negócio”, explica a empresária.

6 dicas para uma boa gestão

Contratação do time

Ter um processo seletivo adequado, com calma, é muito importante para conseguir atrair os talentos certos e alinhados com a cultura da empresa. Contratações erradas fazem os empreendedores perderem muito tempo e dinheiro.

Alinhamento de expectativa com o time

É muito importante deixar claro o que você espera do time e o que ele pode alcançar dentro da empresa, como cargos, salários e comissões. Ter uma meta a ser atingida motiva.

Estabeleça Metas: comissionamento e bônus 

Motive o seu time por meio de estímulos e recompensas, assim sua equipe vai trabalhar com propósito. 

Na Fix Online os funcionários são comissionados por produção e também por melhor funcionário do mês e foi percebida uma grande diferença na qualidade das entregas, segundo Tatiana.

Gestão de processos 

“Eu vejo que cada erro que a gente cometeu, virou um processo”, comenta Tatiana. 

Tenha os processos muito bem alinhados e, se possível, documentados para que não se percam. 

Crie um documento no Word e documente os processos que você alinhou com o seu time, lembrando o porque aquele processo existe e o passo a passo. Assim, quando entrar uma nova pessoa no time, você vai ter um manual para apresentar para ela de forma mais fácil.

Ouça também: A importância da LGPD para autônomos

Gestão financeira

Como foi comentado pela Tatianaa gestão das finanças deve ser feita desde o dia um da empresa. 

  • Fluxo de caixa
  • DRE
  • Balanço
  • Controle de estoque

Você precisa saber exatamente quanto entra e quanto sai para saber se sua empresa já dá lucro ou atingiu o ponto de equilíbrio.

Marketing

Primeiro, entenda seu público alvo. Sem marketing você não vai atrair talentos, mas o marketing não faz mágica. Você precisa saber se comunicar, divulgar seus serviços e diferenciais.

  • Apresente sua empresa e serviços nas redes sociais
  • Cadastre-se no Google mostrando as avaliações e a localização
  • Fotografe os seus produtos e serviços para documentar e divulgar
  • Peça avaliações aos seus clientes para usar como argumento na atração de vendas

Leia mais: Como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio

Quer saber mais sobre como fazer uma boa gestão do seu negócio? Então, ouça o episódio completo do podcast agora mesmo! 


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