Saiba como arrumar um emprego e ter uma renda extra!

como arrumar emprego
6 minutos para ler

Em um mercado altamente competitivo, somado à crise econômica que tem gerado 11,6% de desemprego, muitos profissionais se perguntam como arrumar emprego que permita obter uma fonte de renda estável. Alguns também questionam se vale a pena investir no próprio negócio.

Atualmente, a alternativa por uma ocupação informal, que gere renda extra na vida dos profissionais, faz com que mais de 50 milhões de brasileiros consigam ter sua própria rotina e evitar o desemprego.

É importante reconhecer as melhores práticas na busca por um cargo, além de avaliar se o melhor é empreender devido ao momento de crise em que o país se encontra. 

Neste artigo, você vai conhecer os passos a serem tomados para obter um emprego ou empreender no seu próprio negócio. Confira!

Dicas de como arrumar emprego

Conseguir um emprego tem se tornado um verdadeiro desafio devido ao momento em que o país vive. Se manter atualizado e ficar de olho nas notícias do mercado é fundamental.

O fato de ainda não ter um emprego não quer dizer que você precisa perder a motivação profissional e enviar seu currículo aleatoriamente, com o objetivo de ocupar vagas que não são da sua área.

Uma boa sugestão é fazer uma lista das principais empresas com as quais você, profissional de sucesso, sonhou algum dia trabalhar. O importante é achar uma oportunidade que permita ser valorizado e que se enquadre em seus objetivos profissionais.

Além disso, enquanto não encontra um emprego, é recomendável criar uma rotina para o seu dia a dia. Uma forma de fazer isso é capacitar-se constantemente por meio de cursos, workshops, treinamentos ou palestras.

Esse preparo ajudará a aumentar seus conhecimentos, mas não se esqueça de separar um tempo para montar ou melhorar seu currículo — ele é essencial na procura pelo emprego dos sonhos.

O que fazer quando conseguir uma entrevista?

Vale ressaltar que, quando a hora da entrevista chegar, é crucial ter feito uma pesquisa prévia sobre a média de salários para o seu cargo. Assim, você conseguirá definir sua expectativa salarial.

Busque essas informações na internet, em revistas do seu campo de atuação e com pessoas que trabalham na mesma área. Também leve em conta o seu tempo de experiência.

Por fim, é preciso ser o mais natural possível e não mentir em relação às suas experiências e conhecimentos. Dessa forma, fará com que sua proposta seja ouvida e aprenderá a escutar outras. Invista no seu marketing pessoal, crie uma rede de contatos e, quando menos perceber, o emprego chegará. 

Ter uma ocupação de carteira assinada pode não parecer atrativo para determinadas pessoas, mas para outras representa tranquilidade e conforto financeiro. Por isso, se você procura um emprego formal, essas dicas vão ajudar muito.

Buscando outras alternativas

Existe a opção de fazer o mesmo que, aproximadamente, 50 milhões de brasileiros: empreender de forma autônoma. Pessoas que já se viram trabalhando em um projeto idealizado por elas, que gostam de ter sua própria rotina, sem estar presas a horários preestabelecidos, devem avaliar se a melhor alternativa é o empreendedorismo.

No entanto, ser um empreendedor não é um caminho fácil. Antes de tomar uma decisão como essa, é preciso avaliar os prós e contras de ser seu próprio chefe.

Tirar uma ideia do papel não é tão simples quanto parece. Embora o mundo do empreendedor aparente ser melhor que o de um indivíduo com emprego tradicional, saiba que nem sempre é assim. Dentre as principais dificuldades, estão:

  • tornar sua marca conhecida no mercado;
  • conquistar seus primeiros clientes;
  • saber gerenciar tudo sozinho;
  • planejar as atividades da empresa;
  • conciliar vida pessoal e profissional.

Investir em plataformas online é um começo

A avaliação das possibilidades que vão facilitar sua jornada como empreendedor se faz necessária antes mesmo de iniciar um negócio. E uma dessas alternativas é utilizar a tecnologia da informação para que seu empreendimento se torne conhecido e, em decorrência disso, aumentar sua carteira de clientes.

Atualmente, diversas plataformas na internet permitem investir uma pequena quantia de dinheiro e obter um retorno maior que esse valor. No entanto, é importante aprender a diferenciar as plataformas que colaboram com a busca de emprego tradicional daquelas direcionadas para empreendedores autônomos. 

Como diferenciar as plataformas de emprego das de serviços?

A principal diferença entre elas é que, normalmente, nas plataformas de busca de empregos, você só envia seu currículo e recebe atualizações sobre as novas oportunidades do mercado para a sua área. Um exemplo de plataforma que colabora com a disseminação desse tipo de informações é o LinkedIn.

Trata-se de uma rede social profissional gratuita que tem como foco trocar notícias e informações relevantes sobre o mercado de trabalho. Como usuário, você pode utilizá-la para se manter atualizado sobre vagas de emprego e, inclusive, aumentar a sua rede de contatos. 

Já em relação às plataformas que colaboram para o empreendimento autônomo, pode-se observar que o objetivo é conectar pessoas e criar parceiros para seu negócio crescer. Um exemplo de espaço que faz a ponte entre clientes potenciais e profissionais capacitados é o GetNinjas.

O GetNinjas permite que cada profissional autônomo cadastrado consiga aumentar (ou até criar) sua própria carteira de clientes. Nesse caso, é preciso investir uma pequena quantia em dinheiro para, então, obter acesso à lista de pedidos dos clientes e realizar os tipos de serviço em que você é especializado.

Mesmo com o país vivendo uma crise econômica, em que a taxa de desemprego é alta, não deixe de acreditar no seu potencial de andar no caminho certo para atingir os seus objetivos. O importante é manter o foco, permanecer informado sobre o mercado e aproveitar as ferramentas e plataformas oferecidas na internet.

Tenha em mente as suas metas e planeje bem como arrumar emprego. Seja para ocupar um cargo tradicional, seja para criar o seu próprio negócio, é importante se manter firme e descobrir o profissional de sucesso que você é!

Quer aproveitar a oportunidade para usar uma plataforma específica? Cadastre-se no GetNinjas e confira os pedidos de serviços que chegam diariamente no aplicativo!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário