No momento em que você decide aprender um novo instrumento, deve-se ter em mente que será um tanto doloroso no começo. Em alguns instrumentos menos e em outros mais.

No caso do violão é normal sentir dores no começo da prática. Algumas são ocasionadas por postura incorreta, falta de aquecimento ou aquecimento incorreto e insuficiente.

Mas, a dor mais comum atinge os dedos, principalmente as pontas. Conforme você pratica é normal que se formem calos em seus dedos.

Por que é necessário ter calos nos dedos?

Desenvolver calos nas pontas de seus dedos é um processo necessário para tocar violão, pois dessa forma você não sentirá mais dor nas pontas dos dedos.

Em violões clássicos que utilizam cordas de nylon a dor é um pouco mais amena, pois as cordas de nylon são mais macias e indicadas para iniciantes, entretanto, em outros violões, como o folk, por exemplo, que utiliza cordas de aço a dor é mais forte e os calos se formam mais rápido.

Dicas 

Além da prática diária você pode:

Passar álcool nas mãos

  • De duas a três vezes por dia. Esse procedimento ajudará a tirar a umidade de seus dedos e facilitará a formação dos calos.

Manter as mãos secas o máximo possível

  • A água é grande inimiga dos calos, pois ela amolece a pele e ajuda a desfazer os calos.

Esfregar os dedos em superfícies ásperas

  • Tome cuidado com essa prática, lembre-se que as superfícies devem estar devidamente limpas.

Treinar diariamente

  • Treinar todos os dias, além de ser essencial, é a melhor maneira de criar calos. Treine pelo menos 30 minutos por dia, isso também ajudará a manter os calos.

Além disso, existe um produto chamado Rock Tips que acelera o surgimento de calos.

Essas são algumas dicas que podem facilitar seu aprendizado, porém, é sempre importante ter a orientação de um profissional.

Aqui no GetNinjas você encontra professores de música que poderão acompanhar e auxiliar seu treinamento. Peça agora um orçamento e receba até 4 profissionais na sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

Alvaro Alexandre Rodighero Villanova

30 março 2023

Foi bem útil, obrigado pelas dicas, a parte de passar álcool para secar as mãos, não conhecia. Show.

Gustavo Woltmann

14 outubro 2020

Continue trabalhando nisso!

Como fazer alongamento para tocar violão | Guia do GetNinjas

12 setembro 2014

[…] Agora que já sabe como se alongar corretamente, não esqueça de se aquecer minutos antes e depois de treinar violão. Confira outras dicas importantes para o seu desenvolvimento aqui. […]