A diferença entre pilates de solo e pilates de estúdio
Entenda a diferença entre as duas modalidade e escolha qual a melhor se encaixa para que você alcance seus objetivos.
Cada dia mais a procura por academias de pilates tem crescido. Além de estúdios especializados nesse tipo de exercício, as academias convencionais já começam a ter seus próprios espaço para a prática. Além da preocupação com a beleza, já que o pilates é recomendado por diversos famosos, muitos médicos recomendam o exercício para a saúde, já que possui diversos benefícios.
Ainda não sabe quais são esses benefícios? Então vem conferir, pois vamos citar alguns para você começar a se convencer a importância desse modelo de exercício para a sua vida.
Por que fazer pilates?
Ao optar por fazer aulas de pilates você tem:
- Consciência corporal
- Melhora a elasticidade
- Ajuste da postura
- Melhora o equilíbrio e a coordenação
- Tonifica os músculos
- Estimula a circulação e oxigenação do sangue
- Alivia tensões e dores crônicas
- Entre muitos outros benefícios
Porém, existem dois tipos de pilates, o solo e o de estúdio. No próximo tópico você aprende mais sobre eles.
Pilates solo ou pilates de estúdio?
Qual escolher? Depende muito dos objetivos que você quer alcançar e do que você procura. Vamos mostrar as diferenças entre eles para te ajudar a escolher.
Esforço
- Estúdio: os aparelhos desse modelo possuem molas que podem servir para ajudar a dividir o peso com a pessoa durante o exercício ou para dar resistência e fazer com que a pessoa faça mais esforço.
- Solo: por não ter a “ajuda” do aparelho, o pilates de solo exige mais esforço, mas não é, necessariamente, mais difícil.
Iniciantes
- Estúdio: por ter a opção de menor esforço, é ótimo para quem está começando e quer melhorar a parte do condicionamento físico, para aí, então, praticar uma atividade física mais intensa ou outras modalidades que exigem mais.
- Solo: os iniciantes também pode fazer essa modalidade, pois as aulas se dividem em iniciante, intermediária e avançada.
Pessoas com lesões
- Estúdio: como as aulas são compostas por até 3 alunos, no máximo, o professor pode acompanhar de perto cada movimento, para evitar novas lesões e não agravar as já existentes. Além disso, o aparelho divide a carga e mede a amplitude de cada movimento, ou seja, ninguém vai passar dos limites.
- Solo: o ideal é que pessoas com lesões ou problemas mais graves evite fazer essa modalidade.
Preço
- Estúdio: por ter menos alunos e uma atenção maior do professor, esse tipo costuma ser mais caro.
- Solo: como é mais comum nas academias convencionais e as aulas contam com mais pessoas, o preço acaba sendo menor.
Diversidade
- Estúdio: como os aparelhos permitem uma variação muito grande de exercícios, dificilmente, você vai cair em uma rotina.
- Solo: a variação é menor, mas ainda assim é muito divertido e quem faz se apaixona.
A maioria das academias oferece uma aula experimental, onde você pode saber melhor qual escolher. No GetNinjas você encontra um personal trainer para te ajudar! Solicite uma aula de pilates e receba o contato dos profissionais mais próximos da sua região.
Leia também:
Escrever comentário: