Você sabia que existem profissionais habilitados a fazer a gestão de uma obra para que você não precise ficar com os cabelos em pé se estiver pensando em construir sua casa, um puxadinho ou fazer uma reforma?

Neste conteúdo você vai saber sobre:

  • O que é gestão de obras
  • Os diferentes tipos de gestão
  • Quem você pode contratar para fazer esse tipo de serviço
  • Quais as vantagens em contratar um gestor de obras

O que é gestão de obras?

Gerenciar uma obra significa saber administrar o tempo, os recursos e a equipe contratada para a construção de uma casa, de um prédio, ou de qualquer tipo de obra de construção civil.

Isso quer dizer que na gestão de obras o trabalho inicia no planejamento da obra com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis, incluindo a mão de obra, e evitar erros na construção e demais imprevistos que possam colocar em risco a qualidade da obra e o prazo estabelecido para a sua finalização. 

Em termos gerais, na gestão de obras é necessário fazer o planejamento da obra para gerenciar sua execução, conforme o que foi estabelecido no planejamento, que inclui:

  • Descrição das atividades
  • Prazos
  • Custos
  • Mão de obra
  • Materiais 

Para ser um bom gestor de obras, é preciso ter liderança, ser capaz de tomar boas decisões e ter conhecimento técnico sobre construção civil.

Tipos de gestão nas obras de construção civil

Gestão de obras: qual profissional contratar? 

Como a gestão de uma obra envolve é muito ampla, ela pode ser dividida em 4 tipos de acordo com seu objetivo.

  1. Gestão do projeto

Para construir uma casa, por exemplo, são feitos projetos separados, da arquitetura, estrutura, parte elétrica e hidrossanitária.

O gestor de obras precisa estar atento à execução desses projetos para que a casa, como um todo, seja construída conforme o planejado.

Saiba mais sobre a importância do cronograma de obra

  1. Gestão financeira

A gestão de custos é fundamental para o controle financeiro da obra. As despesas e gastos devem permanecer dentro do orçamento estabelecido nos projetos específicos.

Você já pensou em como é calculada a quantidade de material necessário para a construção de uma casa de tamanho médio?

Confira também: Como estimar a quantidade e o custo de materiais de uma obra.

Além de conferir os valores das compras e guardar as notas fiscais, o gestor de obras deve receber e armazenar os materiais de construção e firmar uma boa relação com os fornecedores. 

  1. Gestão de recursos humanos

Quanto ao manejo das pessoas envolvidas, o gestor de obras contrata os trabalhadores, faz o treinamento adequado, divide as funções, acompanha e avalia a execução do trabalho. 

  1. Gestão de documentos

Para que os processos envolvidos na gestão de obras na construção civil sejam registrados, é essencial coletar e armazenar as informações de maneira adequada e de fácil acesso, visando à transparência, à prestação de contas e à garantia de seguir as normas de construção.

Antes de iniciar uma construção civil, é necessária a apresentação de diversos documentos, como alvarás, certidões, entre outros. Esses devem ser salvos em um local seguro para não haver problemas durante ou depois da conclusão da obra.

Profissionais habilitados

Para trabalhar com gestão de obras na construção civil ou gestão de obras públicas, é preciso ter formação em uma área que engloba conhecimentos técnicos da construção civil, entre tantos outros.

Conheça os profissionais que podem trabalhar com gestão de obras.

Engenheiro civil como gestor de obras

O engenheiro civil é formado para projetar, executar e gerenciar obras de construção civil e obras públicas, como edifícios, pontes e rodovias. 

É o profissional habilitado a trabalhar com construções civis, estruturas, fundações, infraestrutura e saneamento.

Podemos dizer que o engenheiro civil trabalha com a parte mais dura do projeto, garantindo a segurança e a eficácia da construção.

Arquiteto como gestor de obras

O arquiteto é formado para planejar e desenhar espaços urbanos e construções. Este profissional também pode gerenciar projetos e construções, abordando, em especial, os aspectos estéticos e funcionais dos ambientes da construção, como:

  • Materiais
  • Iluminação
  • Cores

O engenheiro e o arquiteto podem assinar o termo de responsabilidade técnica pela reforma ou construção de uma obra, chamado de ART ou RRT.

E o designer de interiores?

Muita gente tem dúvidas sobre o que o designer de interiores pode fazer em uma obra. 

Em muitos casos, o designer de interiores trabalha em parceria com o engenheiro e/ou arquiteto responsável pela gestão da obra, porque ele não pode se responsabilizar por nenhuma alteração estrutural na construção, até mesmo por não ter formação técnica para isso.

Em uma obra, o designer de interiores pode gerenciar serviços que não demandam um responsável técnico, como troca de revestimentos, pinturas, gesso e papel de parede, por exemplo. 

Benefícios ao contratar um gestor de obras

Um gestor de obras ficará responsável por:

  • Garantir a conclusão do projeto dentro do prazo conforme estabelecido previamente
  • Detectar problemas, pressupor possíveis imprevistos e ter soluções na mão para resolver o quanto antes

Quer mais vantagens?

Um gestor de obras tem experiência na construção civil, tem conhecimento na área. Isso significa que ele já tem o know how sobre o assunto, ou seja, tem capacidade de ler e entender plantas detalhadas, aspectos técnicos e pormenores da construção.

Além do mais, tem uma boa rede de contatos, tanto de mão de obra, quanto de fornecedores eficientes. Ah, e também conhece os melhores lugares para a compra de materiais – economia garantida de tempo e dinheiro. 

E uma das maiores vantagens em contratar um profissional para a gestão de obras é que você não vai se estressar com o andamento da obra. Se houver qualquer tipo de estresse, vai ficar por conta dele. E isso vale uma boa dose de saúde mental. 

Agora que você já sabe qual profissional contratar para atender às suas necessidades, aqui no GetNinjas você encontra engenheiros, arquitetos e designers de interiores qualificados e prontos para resolver o seu problema. É só escolher!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *