Vemos cada vez mais um aumento no número de empresas no Brasil. Dados do Ministério da Economia afirmam que cerca de 4 milhões de novos negócios foram abertos em 2021. Com isso, a gestão empresarial torna-se primordial.

Gerir uma empresa pode ser uma tarefa desafiadora se você não souber os passos essenciais para fazê-la crescer. Por isso, vamos te ajudar nesse processo de gestão de empresas.

Se você tem uma empresa ou está pensando em abrir, mas não sabe como fazer o seu negócio crescer, continue com a gente para descobrir o que uma empresa precisa ter para se desenvolver!

Por que a sua empresa não cresce?

Existem inúmeros motivos além da gestão empresarial que fazem com que uma empresa não consiga se desenvolver e crescer de forma saudável e gerando lucros. Vamos trazer aqui os principais fatores:

  • Falta de financiamento: a falta de dinheiro pode fazer com que uma empresa tenha dificuldades para investir em novos projetos;
  • Problemas de gestão: a gestão é a alma da empresa, se os processos de gestão não estão alinhados com os objetivos e metas, dificilmente a sua empresa irá crescer.
  • Concorrência: com o avanço da tecnologia e o aumento no número de empresas, a concorrência tem se tornado cada vez maior;
  • Falta de inovação: muitas empresas estão apegadas ao modelo tradicional e isso pode acarretar em poucas inovações;
  • Regulamentação: as regulamentações governamentais podem ser um impedimento para a sua empresa crescer se você não estiver operando de acordo com as leis vigentes. 
  • Escalabilidade: o apego à empresa pode, muitas vezes, fazer com que ela se desenvolva de forma mais lenta. Muitos empreendedores têm dificuldade em escalar operações para atender à demanda;
  • Retenção de funcionários: por falta de incentivos salariais, benefícios, possibilidade de crescimento e má gestão, muitas empresas têm dificuldade em reter funcionários talentosos.
  • Falta de planejamento estratégico: o planejamento é a chave para qualquer negócio se desenvolver, porém, muitas empresas pecam nesse ponto e não se planejam de forma estratégica. 

Como você viu acima, existem diversos motivos que podem estar fazendo com que a sua empresa esteja estagnada. 

Antes de pensar em como fazer o seu negócio crescer, analise os fatores acima e veja se a sua empresa está cometendo algum deles. Assim, antes de buscar um novo alinhamento, você já saberá o que fez de errado e não cometerá o mesmo erro. 

Como fazer a sua empresa crescer?

Gestão empresarial: como fazer a sua empresa crescer?

Agora que você já sabe o que está impedindo a sua empresa de crescer, vamos mostrar como você pode reverter isso para que ela se desenvolva de forma rápida e financeiramente saudável. Veja abaixo as principais dicas de gestão empresarial:

Plano de negócios

A primeira e mais importante etapa quando se pensa em gestão empresarial é o plano de negócios. Esse documento é fundamental para o crescimento de uma empresa. 

Ele serve como um guia, descrevendo a viabilidade de um projeto e ajuda a definir metas, analisar o mercado, identificar ameaças e oportunidades e estabelecer um plano de ação para alcançar os resultados almejados.

Vamos trazer alguns passos importantes para você criar um plano de negócios da sua empresa:

  • Defina sua ideia de negócio, identificando a missão, visão e valores do negócio e do seu público-alvo;
  • Realize uma análise de mercado para identificar possíveis concorrentes e verificar tendências de mercado;
  • Crie um plano financeiro para estimar custos internos, previsões e projeções a longo prazo;
  • Identifique quais são os seus recursos financeiros, humanos e materiais e analise o que precisa adicionar;
  • Crie um plano de ação de médio e longo prazo, detalhando os passos para implementar estratégias e alcançar os resultados;
  • Revise e atualize o plano de negócios de tempos em tempos ou quando sentir necessidade, além de estar sempre atualizado quanto às mudanças no mercado e questões de sazonalidades. 

Veja também: 08 dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Planejamento estratégico

A segunda etapa para o bom funcionamento de qualquer negócio é o planejamento estratégico. Diferente do plano de negócios, o estratégico mostra como a empresa irá atuar com o objetivo de se estabelecer e se desenvolver no mercado.

Se você não sabe como fazer, fique tranquilo que vamos ensinar o passo a passo agora!

  • Defina as metas e objetivos a longo prazo que sejam alinhados ao plano de negócios e ainda que sejam mensuráveis para a empresa;
  • Faça a análise SWOT identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa;
  • Elabore um plano de ação com base na análise SWOT e no plano de negócios;
  • Implemente e monitore o planejamento estratégico, realizando mudanças quando necessário.

Assim como o plano de negócios, o planejamento estratégico é fundamental para o crescimento da sua empresa, pois é com base nele que você fará a sua gestão empresarial.

Controle de fluxo de caixa

Ter um controle do fluxo de caixa é um dos principais pontos que ajudam no crescimento de uma empresa. Com esse controle é possível identificar quanto entra no caixa e também para onde vai o dinheiro gasto.

É fundamental ter esse controle financeiro para você conseguir identificar a margem de lucro e quanto você pode investir em ferramentas, contratação de funcionários, aquisição de mobiliário, fornecedores e o que mais precisar.

Veja também: Como montar um orçamento?

Estratégias de marketing e vendas

Com estratégias de marketing e de vendas focados no seu público-alvo e nos objetivos da empresa, fica mais fácil atingir seus objetivos. 

É importante começar analisando o seu público-alvo, buscando identificar suas necessidades, desejos e comportamentos de busca e de compra. Além disso, crie personas para facilitar na criação de conteúdos. 

Outro ponto importante é definir a sua proposta de valor que deseja oferecer para seus clientes e escolher as melhores plataformas de marketing para alcançar seu público, seja em redes sociais ou formas mais tradicionais.

Crie campanhas de marketing utilizando propostas de valor que chamem a atenção e que interajam com o público. Outra dica é desenvolver um plano de vendas, incluindo estratégias para atrair e converter leads.

Por fim, é fundamental medir os resultados alcançados e ajustar os pontos necessários para melhorar o desempenho de suas estratégias e campanhas. 

Capacitação da equipe

Uma equipe bem treinada e integrada é a chave para qualquer empresa se desenvolver. Quando o seu time está engajado e busca alcançar maiores resultados com excelência, a empresa é a principal beneficiada.

Por isso, invista em capacitação para o seu time, busque métodos dinâmicos e práticos para que eles aprendam de forma interativa. Além disso, ofereça a possibilidade de cursos online e de especialização profissional.

Veja também: Como se tornar um profissional ninja

Inteligência emocional

Essa dica está muito relacionada com a capacitação da equipe. É muito importante trabalhar com pessoas que possuam inteligência emocional para conseguir lidar com diferentes tipos de pessoas e situações.

Invista em palestras com psicólogos e coaches e também ofereça atendimento gratuito com psicólogos para os colaboradores da sua empresa. Se a saúde emocional dos seus funcionários não estiver bem, isso afetará os resultados da empresa. 

A inteligência emocional aborda alguns aspectos importantes para que a pessoa aprenda a lidar com situações de instabilidade, como:

  • Empatia;
  • Habilidades sociais;
  • Automotivação;
  • Força mental;
  • Autoconhecimento emocional.

Invista em ferramentas tecnológicas

Por fim, mas não menos importante, vamos trazer as ferramentas tecnológicas a nosso favor. Com um planejamento estratégico feito, você saberá quais são as ferramentas principais de acordo com cada área.

Analise quais áreas são mais importantes para o seu negócio e invista em ferramentas de ponta, isso otimizará o seu tempo e esforço de trabalho, garantindo que tudo esteja organizado e otimizado.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a fazer a gestão empresarial do seu negócio de forma objetiva e completa.

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Gestão empresarial: como fazer a sua empresa crescer?

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