Com o avanço tecnológico que estamos vivenciando nos últimos anos, muitas profissões tradicionais passaram por grandes transformações. Dentro desse universo, também vimos crescer o trabalho freelancer.

Os benefícios para quem trabalha como freelancer são inúmeros e talvez até mais atrativos do que o trabalho CLT. Por esse motivo, muitos profissionais estão migrando de carreira e trabalhando por conta própria.

Se você também deseja iniciar na carreira de freelancer, continue com a gente porque vamos mostrar dicas valiosas para você entrar de cabeça e ter sucesso na carreira. Confira!

O que é freelancer?

Apesar de ser um termo muito falado no mercado de trabalho, muita gente nunca ouviu falar no termo freelancer, então vamos começar por aqui.

O trabalho de freelancer é quando uma pessoa trabalha de forma independente, ou seja, sem vínculos empregatícios. Geralmente, elas prestam serviços para vários clientes e não apenas para uma única empresa. 

Existem uma infinidade de áreas que podem trabalhar com profissionais freelancer. Vamos mostrar as que estão mais em alta no momento:

  • Conteúdo: copywriting, redação para site e blog, colunas em revistas e textos para redes sociais;
  • Programação e desenvolvimento de software: criação de sites e blogs, aplicativos móveis e desenvolvimento de jogos;
  • Edição e revisão de textos: edição de livros, artigos e diagramação;
  • Normalização: padronizar teses, dissertações e TCCs;
  • Fotografia e vídeo: fotografar eventos, filmar eventos corporativos e produzir o vídeo;
  • Marketing e publicidade: gerenciar mídias sociais, SEO e criação de campanhas publicitárias;
  • Consultoria: consultor de negócios, finanças, RH e TI.
  • Administração: gerenciamento de projetos e atendimento ao cliente;
  • Criador de conteúdo: criar conteúdo para redes sociais como youtube, instagram e tik tok;
  • Trabalhos manuais: peças artesanais e comidas caseiras.

Como você pode ver, é possível trabalhar como freelancer em diferentes áreas, desde trabalhos artesanais até trabalhos tecnológicos.

Veja também: O que é freelancer?

Por que trabalhar como freelancer?

Agora que você já sabe o que é freelancer e em quais áreas esses profissionais podem trabalhar oferecendo seus produtos e serviços, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens para quem deseja iniciar a carreira de freela.

Vantagens de trabalhar com freelancer

Como já dissemos anteriormente, trabalhar como freelancer tem muitos benefícios e isso tem feito profissionais com carreiras de sucesso no mundo corporativo, saírem de empresas para empreender. Então vamos mostrar quais são os motivos:

Flexibilidade

Com certeza esse é um dos principais motivos para as pessoas saírem do CLT e migrarem para os freelas. Geralmente, esse tipo de trabalho tem mais liberdade para escolher quando e onde trabalhar.

Isso pode ser muito vantajoso para pessoas com filhos ou dependentes, ou mesmo para quem deseja viajar mais e não se prender em uma cidade.

Desenvolver novas habilidades

A vantagem de trabalhar com diversos clientes é que você pode aprender a desenvolver novas habilidades, tanto pessoais quanto profissionais.

Além de aprender a lidar com diferentes perfis de clientes, você também irá trabalhar com segmentos diferentes, pois cada cliente irá apresentar um tipo de necessidade. 

Maior controle sobre o seu trabalho

Essa vantagem é muito importante porque o freelancer tem a oportunidade de escolher com quem trabalhar. Ele pode divulgar os seus produtos e serviços para determinado nicho de mercado.

Dessa forma, você irá atrair clientes que você tenha mais interesse em trabalhar e aprender com eles. 

Salários mais atrativos

Outro benefício muito atrativo para quem está buscando uma oportunidade como freelancer é o potencial para ganhar mais dinheiro.

Isso porque os freelas podem cobrar o quanto quiserem, de acordo com a área, o tipo de serviço oferecido e o preço que a concorrência está cobrando. Além disso, eles podem cobrar por hora, dependendo do tipo de serviço.

Com isso, muitas pessoas ganham salários mais altos que em empresas tradicionais.

Veja também: 4 dicas para crescer como freelancer

Desvantagens de trabalhar com freelancer

Assim como tudo na vida tem seus pontos positivos, também precisamos mostrar as desvantagens para quem trabalha como freelancer. É importante você saber os pontos negativos, para saber lidar e contorná-los. 

Instabilidade financeira

Um dos pontos negativos que mais causam insegurança para quem trabalha por conta própria é a instabilidade financeira. 

Por não ter um contrato assinado e a certeza que irá receber todo mês, como no trabalho CLT, esses profissionais não têm garantia de renda. 

Questões como sazonalidade e mercado podem afetar os lucros, fazendo com que o freelancer passe por períodos com pouco trabalho ou muito trabalho, a depender da sua área de atuação, divulgação do seu trabalho e sazonalidade.

Falta de benefícios

No CLT existem diversos benefícios como férias pagas, seguro saúde, plano de saúde e odontológico, licença maternidade, dentre outros. Mas, quem trabalha por conta não possui nenhum benefício.

Segurança social e previdência

Além dos benefícios mencionados acima, outro ponto importante que os freelancers não possuem é a segurança social e previdência. 

Responsabilidade total 

A vantagem de trabalhar como freelancer é que você é o seu próprio chefe, mas a desvantagem é que você é o único responsável também.

Você precisa ser extremamente organizado e planejar a sua rotina e saber gerenciar projetos, cuidar das finanças e entrar em contato com clientes e fornecedores. 

5 dicas para trabalhar como freelancer

Trabalho freelancer: 5 dicas para quem deseja iniciar nessa carreira

Se você chegou até aqui é porque está muito interessado em se tornar um freelancer, então vamos à parte principal do nosso artigo! Vamos dar dicas essenciais para você iniciar como freelancer.

Veja também: Melhores aplicativos para freelancers

Escolha um nicho

Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas têm dificuldade em escolher um nicho para trabalhar. 

É fundamental você escolher uma área e nichar o máximo possível, assim você consegue atrair os clientes certos e também fazer a divulgação do seu trabalho de forma mais certeira.

A dica aqui é usar as redes sociais a seu favor. Muitos profissionais estão usando o Instagram, por exemplo, para divulgar os seus produtos ou serviços. Você pode seguir pessoas da mesma área, fazer promoções e falar mais sobre o seu trabalho.

Crie um portfólio

Para quem trabalha por conta própria é fundamental ter um portfólio para mostrar seus trabalhos anteriores. Reúna os melhores trabalhos que você já realizou e crie um portfólio online.

Você pode deixar um link nas suas redes sociais ou mesmo no seu site para que as pessoas interessadas no seu trabalho possam verificar a qualidade antes de contratar o seu serviço.

Aprenda a gerenciar as suas finanças 

Essa dica é válida para todas as pessoas, mas para quem trabalha como freelancer é imprescindível saber gerenciar o próprio dinheiro. Isso porque você precisa analisar o que são os gastos de materiais e investimentos e o que realmente é lucro.

Além de saber como gerenciar, você precisa aprender a cobrar um valor justo do seu serviço. Lembre-se que você não está dando um preço, mas agregando valor com seu produto ou serviço.

Por isso, a qualidade do seu serviço deve condizer com o valor que você deseja cobrar. Quando você passa uma experiência para o cliente, ele saberá que o preço é justo. 

Sistema de gestão de projetos

Se você deseja criar um negócio a médio e longo prazo, é fundamental ter planejamento para gerir os seus projetos.

Utilize ferramentas de gerenciamento de projetos para se manter organizado, assim você conseguirá realizar as entregas no prazo estabelecido. Outra dica é criar diferentes calendários para diferentes segmentos.

Seja resiliente

Trabalhar por conta própria é muito desafiador e muitas vezes você vai ter vontade de desistir, mas não desanime! 

No começo pode parecer que tudo vai dar errado, mas se você seguir as nossas dicas, em um futuro próximo colherá os resultados positivos. A transição de uma carreira CLT para o trabalho freelancer requer muita persistência e dedicação.

Se você deseja iniciar como freelancer, mas ainda não tem clientes, cadastre-se no GetNinjas! Você pode escolher entre mais de 500 tipos de serviços e aumentar a sua cartela de clientes de forma rápida e sem burocracias. 

Trabalho freelancer: 5 dicas para quem deseja iniciar nessa carreira

Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *