Dizer que a profissão de desenvolvedor é a profissão do futuro é errado. Já pode se dizer que é a profissão do momento, do presente. Mas o que é o desenvolvimento de jogos e desenvolvimento web? O que faz de fato um desenvolvedor?

Continue conosco e descubra tudo sobre esses dois campos de atuação dentro da área de T.I. Tire suas dúvidas sobre os diferentes tipos de desenvolvedores, como se tornar um programador, diferentes linguagens de programação, onde cada um pode desempenhar melhor seu papel, e também sobre a questão salarial.

Desenvolvedor de jogos: o que faz?

Os desenvolvedores de jogos trabalham em equipes e ajudam a dar vida ao conceito ou às ideias de um jogo. 

Eles desempenham um papel na criação da história e no mecanismo de jogos e protótipos e, também são responsáveis ​​pelo design e desenvolvimento de videogames para unidades que integram um computador pessoal, console ou aplicativo móvel. 

Os profissionais da área de desenvolvimento também codificam o mecanismo básico a partir de ideias da equipe de desenvolvimento do jogo e podem ser solicitados a ajudar na criação de personagens com novas animações, novas características e em testes de unidade. 

Além disso, os desenvolvedores são responsáveis por criar scripts e storyboards e traduzem ideias de designer em código de jogo funcional. Às vezes, contribuem  para o desenvolvimento de personagens e animações, eles também corrigem problemas com códigos e bugs. 

Para poder atuar na área, é necessário  um diploma de bacharel em engenharia de software ou ciência da computação, além de conhecimento das últimas tendências de jogos, fortes aptidões artísticas e técnicas e conhecimento de linguagens de programação como C++, Java, C# e C. 

Como se tornar um desenvolvedor de jogos?

Guia do profissional: desenvolvedor de games e sites

Já pensou em tirar aquela sua ideia do papel e desenvolver um universo de jogos incríveis? Como desenvolvedor de jogos, isso é possível. A indústria de videogames é uma das mais desenvolvidas e sólidas do mundo.

Segundo dados da consultoria Newzoo, o mercado de jogos eletrônicos movimentou mais de 175 bilhões de dólares só em 2021. 

Como destaca o desenvolvedor de jogos e artista 3D Luciano Soares, “A indústria de games é uma das poucas que só cresce, independentemente da pandemia e da recessão do mercado. A indústria de jogos está crescendo a uma taxa média de 6% ao ano. É muito dinheiro”, enfatiza Luciano.

Se você deseja começar sua jornada com desenvolvimento de  jogos, podemos ajudá-lo. Neste artigo, você irá conhecer os passos mais importantes para iniciar a carreira de desenvolvedor de jogos.

  • Estude muito: todo profissional bem-sucedido estudou muito para conseguir chegar onde está. Dessa forma, como desenvolvedor de jogos, não é diferente, para ter uma carreira grandiosa no mercado de games, a lógica é a mesma.

A indústria de jogos tem muitas áreas e profissões distintas. No entanto, se você já decidiu qual deseja trabalhar como desenvolvedor de jogos, agora é a hora de focar seus estudos mais especificamente nessa área. Mas, como estudar? 

Os cursos profissionalizantes na área são um grande diferencial no mercado. Busque obter acesso a conteúdos e softwares necessários para começar a desenvolver. Para isso, invista em um curso profissionalizante para conhecer outros profissionais de desenvolvimento de jogos e começar seu portfólio.

  • Procure oportunidades no mercado: você já concluiu um curso profissionalizante, já se capacitou e se preparou muito, participou de feiras, eventos, fez seu networking com outros profissionais e possui um bom portfólio? 

Agora chegou a hora de buscar oportunidades de trabalho. Você pode buscar por vagas diretamente nos sites de empresas e estúdios de desenvolvimento de games. Geralmente, nas páginas você encontra uma seção chamada “vagas” ou “trabalhe conosco” e se candidate as oportunidades que estão abertas. 

Perfil de um desenvolvedor de jogos

Antes de tudo, as pessoas que querem entrar no mercado de desenvolvimento de jogos devem estar prontas para enfrentar muitas horas de trabalho intenso. Os prazos de lançamento dos jogos  são muito curtos e, acima de tudo, muito esperados pelos fãs. 

Com isso, uma das características mais necessárias para entrar neste mundo é  ser resiliente. Além de ter muita determinação e ter de lidar com as altas demandas, um profissional de desenvolvimento de jogos precisa:

  • Saber atuar em grupo;
  • Dominar técnicas específicas;
  • Ser proativo e dominar mais de um software de desenvolvimento;
  • Ser focados em prazos.

Quanto ganha em média um desenvolvedor de jogos 

O salário de um desenvolvedor de jogos começa em torno de R$ 2.550 por mês, enquanto o teto máximo pode ser acima dos R$ 16.000. A comercialização de games é o que mais lucra no mundo. Uma pesquisa feita em 2019, mostrou que  o mercado de jogos eletrônicos lucrou 152 bilhões de dólares, deixando para trás o mercado cinematográfico.

Onde o desenvolvedor de jogos pode trabalhar?

Guia do profissional: desenvolvedor de games e sites

Para atuar com desenvolvimento de jogos, não é necessário atuar  de maneira formal em uma empresa, você pode atuar de forma autônoma, definindo sua própria jornada diária. Há também a opção de atuar como freelancer, atuando em uma empresa, mas sem vínculo. 

Geralmente o desenvolvedor de games consegue oportunidades em estúdios de desenvolvimento de jogos, e também em projetos de modo independente, disponibilizando jogos em plataformas como Steam, Epic Games, Play Store, etc.

Além disso, o desenvolvedor pode atuar em parcerias com secretarias de educação, onde o mesmo irá desenvolver jogos com intuito educacional para plataformas EAD (ensino a distância) ou até mesmo em parceria com outras áreas como saúde, transporte, onde irá criar simulações para treinamentos como motoristas e pilotos.

Dicas de como se destacar no mercado de trabalho

Com o constante crescimento no mercado de desenvolvimento de games, a dúvida que fica é, como ser um profissional diferente? Se você é esse profissional que quer pensar fora da caixa e ganhar destaque no mercado, confira mais algumas dicas que separamos para você.

Vale ressaltar que, desenvolver um jogo é bem diferente de jogar, dessa forma, pense bem, se você de fato quer atuar desenvolvendo jogos ou apenas considerar o mundo dos games como um lazer.

  • Qualificação: como dito anteriormente, o mercado dos games é muito concorrido e está crescendo cada vez mais. Sendo assim, é muito importante se qualificar profissionalmente e buscar especialização para estar sempre por dentro das  novas tecnologias e as tendências e ter mais pontos na hora de concorrer a uma vaga.

Além dos cursos, aprender um novo idioma pode ser uma ótima especialização. Afinal, todo o desenvolvimento do jogo será em inglês, algo que, faz com que o conhecimento e fluência no idioma seja fundamental.

  • Conhecimento: você pode até ter seu estilo favorito, mas é extremamente necessário que conheça todos os tipos de jogos, ou pelo menos a grande maioria, isso traz conhecimento e pode ser uma estratégia no desenvolvimento de um jogo.
  • Networks: todos os anos acontecem feiras e eventos sobre vídeo games, como a BGS (Brasil Game Show), uma das maiores feiras de games da américa latina,  que acontece nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e que, portanto, pode ser um ótimo lugar para fazer network.

Nestes eventos, estão presentes desenvolvedores, pessoas como representantes de grandes empresas como a EA Sports, Capcom, Nintendo, Sony, entre outras empresas que são referências no universo de games. Sendo assim a sua presença de quem deseja  ser um desenvolvedor de sucesso é muito importante

Desenvolvedor Web: O que faz?

Guia do profissional: desenvolvedor de games e sites

Se você é um desenvolvedor web iniciante, pode estar confuso sobre onde você deve começar no mundo do desenvolvimento web, já que o ramo é amplo e oferece muitas opções de escolha. 

Há muitas perguntas a serem feitas, tais como “Que linguagem de programação quero aprender?” ou “Eu deveria saber sobre front end ou apenas back end?”

O desenvolvedor web atua com algumas áreas da tecnologia que desenvolvem um grande papel em nossas vidas, desde aplicativos e softwares  simples até páginas robustas da internet. 

Quem está de fora, quando vê desenvolvedor web atuando, parece algo muito complicado, difícil ou confuso. 

De fato, é uma área de atuação que exige muita dedicação, empenho e foco, a necessidade de aprendizagem é constante mesmo após a conclusão de um curso profissionalizante ou uma graduação , assim como os desenvolvedores de games, o desenvolvedor web também precisam aprender as linguagem de programação como C, C++, C# (c sharp), Java, etc. 

O desenvolvedor web não irá usar muito a linguagem C + +, ela é mais voltada pro desenvolvimento de jogos. O foco do desenvolvedor Web é a criação de softwares e páginas da internet. Mas, você sabe o que é um software? 

Um software é um programa ou uma plataforma. Programas são basicamente os aplicativos que temos em nosso computador ou celular. E, esses aplicativos precisam de uma plataforma para poder funcionar, tais como: Android e iOS para celular e Windows, Linux e MacOS para computador.

Você já percebeu que, independentemente do que esteja acontecendo ao nosso redor, a tecnologia é onipresente em nossas vidas? 

Seja para navegar  pelos nossos aplicativos, como as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, etc.) e até mesmo a praticidade de realizar pagamentos sem precisar levantar do sofá de casa.

Mas, já parou para pensar que por trás disso tudo, existe um time capacitado de desenvolvedores web que não só desenvolvem tudo isso, mas também mantém atualizado constantemente, para que essa tecnologia funcione sem problemas. 

Formação do desenvolvedor web

Você já se perguntou qual curso deve fazer para se tornar um desenvolvedor web? Todos os cursos na área de T.I podem te capacitar a exercer essa função. Sendo: Engenharia de Software, Ciências da Computação, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistema da Informação, Segurança de Informação, etc.

Há quem aprenda a ser desenvolvedor de forma autodidata. Mas a capacitação e os treinamentos são fundamentais para se especializar na profissão.

“É necessário  se atualizar e aprender por conta própria, isso é pra toda a carreira do programador. Todas as pessoas que fazem parte do mundo tech nunca param de estudar, a educação formal muitas vezes fornece para a gente o básico, como funciona por trás da máquina, a lógica de programação, de onde vem os conceitos matemáticos, momento que vai aplicar, como são infinitas situações, é necessário ser também autodidata” afirma Camila Muniz Izidoro, Engenheira de Software Sênior do Nubank.

O autodidatismo é uma parte importantíssima para todo bom programador. Mas, ter uma educação formal traz outros tipos de aprendizados essenciais para a carreira. 

“A graduação traz uma coisa que só no trabalho individual não é possível ter, ela traz os soft skills, não é possível forçar esse tipo de aprendizado que exige a exposição às múltiplas situações que encontramos na faculdade”, explica Igor Marinelli, CEO da Traction (Startup de desenvolvimento de Software).

Desenvolvedor Web Full Stack

O desenvolvedor web full stack é um tipo de desenvolvedor integrado à área de TI capaz de trabalhar e gerenciar as mais diversas atividades na questão do desenvolvimento e programação web, muito valorizado no mercado devido ao seu conhecimento em diferentes linguagens, códigos e tecnologias. 

Comparando com o futebol, o full stack é aquele jogador que além de capitão do time, pode jogar em várias posições. Onde o treinador precisar, ele vai estar dinâmico e aguerrido, sempre em pró do time, com autoridade, por conta de seu enorme conhecimento.

Falando de uma forma mais técnica, o full stack é o responsável por liderar, de ponta a ponta, todo o desenvolvimento de uma solução digital, conhecido como  back-end e front-end. Para fazer e gerenciar essa extensa gama de tarefas, ele precisa ter o domínio de vários tipos de tecnologias, linguagens e códigos como HTML, Python, CSS, PHP, Javascript, banco de dados MySQL, entre outros.

Salário médio de um desenvolvedor Web 

O salário de um desenvolvedor web hoje pode variar de R$ 3.380,00 até R$ 14,481.19, em média. Os valores exatos variam de acordo com a empresa ou nível hierárquico (júnior, pleno, sênior, master ou desenvolvedor web full stack).

A tendência é que esses valores aumentem nos próximos, tanto para o desenvolvedor web, quanto para o desenvolvedor de jogos. Pois, a tecnologia é algo que é constante em nossas vidas e as ofertas do mercado estão cada vez maiores.

Toda empresa precisa de um desenvolvedor. Seja ele para jogos ou web, manutenção do site, criação de aplicativo ou de uma plataforma de jogos educacionais ou simulação.

Mercado de trabalho para o Desenvolvedor Web

O mercado de trabalho para desenvolvedores é extenso e possibilita a escolha entre as mais diversas áreas, como linguagens de programação para web, games, softwares, sites, DevOps e outros. 

No geral, o foco da atividade é a programação em si. Mas, também é possível se desenvolver na carreira em um cargo de liderança, voltado para o gerenciamento e desenvolvimento de projetos.

De acordo com a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o Brasil vive um cenário excelente para o mercado de tecnologia com um crescimento de até 4% no ano de 2018. 

Já a Revista Exame, informou que o setor contribui para que Santa Catarina apresente a menor taxa de desemprego do país, segundo uma pesquisa da Revista Exame. Em junho de 2017, já existiam mais de 900 empresas na área, nas quais haviam quase 20.000 pessoas contratadas.

Esse número hoje em dia com certeza é muito maior, por tudo que já vimos até sobre a tecnologia e como já dito anteriormente a tendência é que esses números se elevem cada vez mais nos próximos anos. 

Dicas para se destacar como Desenvolvedor Web

Guia do profissional: desenvolvedor de games e sites

Assim como em qualquer profissão, quem deseja atuar como desenvolvedor deve estar sempre atento a buscar evoluir como profissional. Em especial na área de TI onde tudo muda com extrema rapidez. 

Vamos conferir a seguir algumas dicas de como se tornar um desenvolvedor ainda melhor, para que você possa se destacar no mercado, e ser um perito na tecnologia.

  • Domine os fundamentos: aprender linguagens, códigos e outras coisas mais técnicas, é importante para construir  uma base consolidada. Mas, muitas pessoas acabam esquecendo ou aprendendo superficialmente. 

Essa base de conceitos básicos da computação, como algoritmos, arquitetura de sistemas, estrutura de dados, etc., vão ser muito importantes na sua jornada como desenvolvedor. Além de te ajudar na resolução de problemas, você entenderá de forma detalhada como cada coisa funciona.

  • Network: como foi dito anteriormente, em desenvolvimento de jogos, o network é de extrema importância, porque é o que abre portas para novos desenvolvedores, é uma oportunidade de trocar conhecimento com grandes nomes da profissão. 

Além disso, busque participar de eventos como, por exemplo, a Techweek, que é uma das maiores convenções de tecnologia do mundo, é um caminho que te ajuda a se tornar diferente de outros profissionais da área. 

Fazer networking é uma boa maneira de fazer troca de conhecimento e experiência. Se você gosta de falar em público, palestrar sobre algo que você domina também é uma ótima forma de compartilhar conhecimento. Uma outra opção é contribuir com projetos open source (projetos de código aberto) para colocar em prática seus conhecimentos e ainda por cima interagir com outros desenvolvedores da área.

Conhecimento: estudar é algo simplesmente imprescindível na vida de qualquer  desenvolvedor, seja ela web, games, full stack, etc. É fundamental estar disposto a querer sempre aprender e sempre adquirir novos conhecimentos. 

Mesmo em nosso dia a dia, sempre estamos aprendendo algo, seja arrumando algum bug ou mexendo com alguma tecnologia nova. Nunca perca o hábito de sempre aprender algo, separando um tempinho do dia (por mais que seja pouco, coisa de 1 ou 2 horas) para estudar vai fazer total diferença em sua carreira. 

Manter uma constância em seus estudos é muito importante, por isso, invista em cursos, especializações, capacitações, etc., sejam eles pagos ou gratuitos, presenciais ou online. Lembre-se que o aprendizado é contínuo e cabe somente a nós mesmo querer mantê-los para progredir como profissionais e se destacar nesse mercado concorrido.

Essas foram algumas dicas de como se tornar um desenvolvedor melhor. É importante também que você não perca a sua simplicidade como profissional, saiba sempre ouvir as pessoas mais experientes como também os iniciantes. Sempre existe algo novo para aprender com eles. 

Outro ponto importante é saber ver e entender outros pontos de vista, para poder debater diante de cada contexto que o meio profissional irá impor, o que é melhor para aquele momento.

Diante da grande velocidade com que novas tendências da tecnologia surgem e avançam, acompanhar as novidades tecnológicas é uma necessidade de extrema importância para todos os profissionais de TI. 

Novas versões, linguagens de programação, códigos, metodologias e uma infinidade de coisas são lançadas a todo momento. 

Por isso, é muito importante que os desenvolvedores se mantenham sempre atualizados com as últimas tendências e técnicas específicas em sua área de atuação, ainda que ficar acompanhando essa constante e rápida transformação não seja uma tarefa fácil.

Como dito anteriormente, participar de feiras e eventos também é uma ótima maneira para conhecer tendências, lançamentos e ainda poder fazer networking para alavancar a sua carreira. 

Nesses eventos ainda podemos ter uma perspectiva do mercado e das novidades que estão a caminho. Se você gosta de redes sociais, também dá pra se manter atualizado no mercado, seguindo conexões de empresas e profissionais da área. 

Tenha seus portfólios atualizados, sempre mostre seu trabalho, apresente, não tenha medo errar e tentar novamente. 

Se você quiser aumentar sua cartela de clientes, cadastre-se no GetNinjas e veja seus números aumentarem!

Guia do profissional: desenvolvedor de games e sites

Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *