Guia do profissional: personal stylist
Com o papel de entender e descobrir o estilo estético do cliente, essa profissão teve seu início muito tempo atrás.
Entenda de uma vez por todas qual o trabalho do personal stylist!
Você conhece o trabalho do personal stylist?
Com o papel de entender e descobrir o estilo estético do cliente, essa profissão teve seu início muito tempo atrás.
Para entender sua origem, é necessário voltar para meados do século XIX.
Naquela época, a nobreza europeia utilizava do suporte de um profissional da área para a escolha das roupas em diferentes tipos de ocasiões e eventos.
Por exemplo, ao pensarmos em Maria Antonieta, rainha da França, ela não podia usar qualquer roupa, pois a maneira que se vestia demonstrava seu poder e autoridade.
Portanto, o modo de utilização das vestimentas possuía um diferente objetivo. Na época, era importante o uso de roupas imponentes para demonstrar superioridade, seja para uma classe inferior ou até mesmo pessoas da mesma classe.
Além disso, a profissão não possuía o nome personal stylist na época. Mas, ao olhar para suas funções e responsabilidades, percebe-se que é o escopo do cargo.
Já em outra perspectiva, a dos dias atuais, o objetivo da profissão não é gerar valor e demonstração de poder, e sim de encontrar o gosto e estilo pessoal do cliente.
E, para você entender completamente o que esse profissional faz, preparamos esse conteúdo.
Aqui, você entenderá as responsabilidades, as áreas de atuação, a faixa salarial, o mercado de trabalho, as habilidades, os conhecimentos, as melhores dicas, as boas práticas e, até mesmo, um glossário.
Dessa forma, você entenderá tudo sobre essa profissão tão importante e ascendente.
Acompanhe a leitura até o final.
O que faz um personal stylist?
O personal stylist, ou consultor de imagem, é o profissional que descobre o estilo estético e a imagem pessoal do seu cliente.
A moda, nos tempos atuais, se tornou uma pluralidade de estilos e opções. Nesse processo, o personal stylists é o profissional que irá indicar os caminhos para o indivíduo encontrar seu estilo.
Além disso, o consultor de imagem também faz uma análise do seu corpo e seu biotipo, mostrando quais peças de roupas mais funcionam e quais não vão cair bem.
Em uma perspectiva do cliente e, como já foi falado, no mundo atual, as pessoas se vestem para se sentirem bem. O cliente não procura mais apenas o que está em alta ou é a moda, mas sim gostar do que está vestindo e se sentir confortável.
No geral, o cliente quer se reconhecer na roupa que está usando.
Por isso, é papel do consultor trazer a sua personalidade e seu estilo de vida na imagem pessoal do indivíduo.
Além disso, com a ajuda do consultor, é possível economizar, pois o indivíduo consegue saber quais peças e cores combinam com ele.
Sabe quando a gente compra uma roupa e acaba usando nenhuma vez? O trabalho do consultor te ajudará a evitar isso.
Essa profissão é considerada relativamente nova. Entretanto, nos Estados Unidos o cargo é exercido a diversas décadas, com uma grande fama nos anos 80.
Nessa época, o cargo não possuía o nome formal e, por vezes, era confundido com consultor de moda.
Até que nos anos 2000, a nomenclatura Personal Stylist surgiu. Inclusive, essa foi a época que a profissão se destacou no Brasil, ganhando o nome de Consultor de Imagem.
Qual é a diferença entre um Personal Stylist e um Consultor de Moda?
Essa é uma dúvida muito comum.
Enquanto o consultor de moda está voltado às tendências da moda e de estilos, o personal stylist é algo mais individualizado.
O papel do personal stylist será fazer o processo de montagem de looks para diferentes ocasiões e construir a adequação da imagem visual, observando a linguagem verbal e não verbal, como comportamento, cabelo, maquiagem, sobrancelha, postura, linguagem e etc.
Enquanto o trabalho do consultor de moda é conhecer a tendência geral, o papel do personal stylist é conhecer o indivíduo e descobrir seu estilo.
Percebe a diferença?
O que você precisa saber para ser um personal stylist?
Esse é o trabalho do consultor de imagem.
Conhecer as pessoas, entender sua vida, perguntar os seus gostos e descobrir o seu estilo pessoal.
O consultor, então, é responsável por montar a imagem pessoal do cliente, de uma maneira agradável e confortável.
Mas, para alguém distante do mundo da moda, pode ser confuso entender como fazer isso no dia a dia.
Afinal, como montar uma imagem pessoal na prática?
Para te ajudar a entender, essas são algumas atribuições do consultor de imagem:
- Conhecer diferentes estilos estéticos;
- Estar atualizado sobre as tendências de moda e de estilo;
- Conhecer os estilos em alta;
- Conhecer as diferentes peças de roupas e quais ocasiões combinam;
- Saber as peças para diferentes estações, como outono, inverno, verão e primavera;
- Entender os tipos de roupas para os diferentes climas da região, como locais no norte e no sul do Brasil;
- Conhecer os diferentes estilos de vida e biotipos de corpos;
- Saber analisar o perfil do seu cliente, considerando o estilo de vida, o biotipo, as características físicas, os gostos e as preferências do indivíduo;
- Entender sobre coloração de roupas;
- Realizar análise cromática;
- Conhecer diferentes tipos de tecidos de roupas;
- Descobrir quais peças de roupa, tecidos e cores que mais combinam com o cliente;
- Relatar quais são peças de roupa, tecidos e cores que devem ser evitadas pelo cliente;
- Montar opções de looks para o cliente;
- Possuir senso estético;
- Orientar e dar dicas ao cliente;
- Possuir conhecimentos para avaliar o estilo do cliente;
- Possuir escuta ativa para entender os gostos do cliente;
- Ministrar cursos, palestras ou aulas.
Essas são algumas das responsabilidades que a pessoa, como personal stylist, irá desenvolver.
A depender do seu emprego, cargo, nível de especialização, empregador, local de trabalho, habilidades e outras variáveis, as suas responsabilidades podem variar.
Quais as áreas de atuação do personal stylist?
A essa altura, você já entendeu o que é a profissão de personal stylist.
Mas, para além de definição, atribuição e responsabilidades, é de suma importância entender o mercado de trabalho.
Afinal, se você quiser ser reconhecido e ter um bom posicionamento, precisará entender o mercado.
É entendendo o mercado que você saberá como se destacar.
Então, para escolher essa carreira, é importante que você saiba, previamente, duas coisas: a faixa salarial geral e as possíveis áreas de atuação com destaque na profissão.
Lembre-se, mesmo para quem já está no mercado, é importante estudar concorrentes e analisar o mercado de trabalho.
E, para começar, essas são algumas informações que podem te ajudar.
Mercado de trabalho
Ao escolher uma carreira na área da moda e estética, você terá diferentes caminhos para percorrer.
Por exemplo, em relação a modalidade de trabalho, existem diferentes opções, como:
- Efetivação, em que você terá uma dedicação exclusiva para um negócio, com jornada de trabalho fixa, salário pré-determinado, carteira assinada e etc;
- Freelancer, em que você poderá ter diferentes clientes, com maior flexibilidade, mas será sua responsabilidade a captação de clientes e jornada de trabalho;
- Empresário, em que você poderá ter a sua própria agência, com sua estrutura, seu time, seu espaço e seus clientes,
Entretanto, para além dessas decisões burocráticas, é importante entender as áreas de especialização da profissão.
O personal stylist é uma profissão responsável por cuidar do visual do indivíduo e, por isso, sua presença é bastante requisitada.
Algumas áreas que precisam de um profissional consultor de imagem:
- Assessoria de estilo, por exemplo, em lojas;
- Atendimento individual a pessoas físicas;
- Desenvolvimento de figurinos, seja para filmes, videoclipes, séries, entrevistas, programas, ensaios fotográficos e etc;
- Realização de palestras e workshops;
- Oferecimento de treinamento de vendedores.
Essas são áreas famosas e comuns dentro da consultoria de imagem. Entretanto, na sua jornada profissional, você encontrará diferentes possibilidades.
Qual a média salarial da profissão?
Mas quanto um consultor de imagem ganha?
Afinal, a faixa salarial de uma profissão é essencial, pois ela vai te mostrar a sua renda e sua qualidade de vida.
Os números apresentados serão baseados em uma pesquisa feita pelo Glassdoor.
A faixa salarial, então, é de R$ 1.892,00. Esse número, a depender do cargo e do nível de especialização, pode variar de R$ 1.500,00 até R$ 2.000,00.
Além disso, o personal stylist, geralmente, costuma cobrar por hora, variando entre R$ 120,00 a R$ 150,00.
O local de maior oportunidades para a profissão é a cidade de São Paulo, em São Paulo.
E, por último, é importante reiterar que a pesquisa não considera nenhum tipo de renda extra, bonificações ou comissões.
Veja também: O que faz um consultor de moda?
Por que trabalhar como personal stylist?
Ao escolher uma carreira, existem habilidades e conhecimentos que o profissional deve possuir.
E, além dos conteúdos técnicos, cada pessoa tem seus motivos pessoais para seguir uma carreira, certo?
Para te ajudar, vamos te contar o que você precisa saber para ser um personal stylist de sucesso.
Motivos para ser um personal stylist
Quando a indecisão bate, nada como uma lista de prós e contras.
Por isso, para você que está em dúvida sobre a carreira de personal stylist, fazer uma lista de motivos para entrar na área pode te ajudar.
Para facilitar, vamos começar uma com você:
- A área da moda está ganhando muita visibilidade;
- O mercado de personal stylist está promissor;
- Permite que você conheça e entenda diferentes pessoas;
- Faz com que você trabalhe transformando a autoestima e o bem-estar das pessoas;
- Possui uma rotina animada, sempre conhecendo novas pessoas e novos ambientes;
- Poderá utilizar seus conhecimentos no seu próprio estilo.
Esses são alguns dos motivos pelo qual ser um personal stylist é incrível!
Agora você pode complementar com os seus motivos pessoais.
Habilidades de um personal stylist de sucesso
O que seria da gente sem as nossas habilidades interpessoais! Elas permitem a boa convivência e parceria entre pessoas. Ao entrar em uma profissão, é comum se perguntar: mas que habilidades precisarei ter?
Para início de conversa, o personal stylist precisa de uma boa escuta ativa. Como profissional, será o seu trabalho entender o estilo de vida e as preferências do seu cliente para, assim, construir sua imagem pessoal.
Você só conseguirá fazer esse processo se tiver a capacidade de ouvir e notar detalhes na fala do indivíduo.
Ainda no sentido de lidar com pessoas, o consultor de imagem precisa ser comunicativo, tendo em vista que lidará diretamente com pessoas em seu serviço.
Além disso, é importante que o profissional seja perceptivo. É comum que, ao sugerir algo, o cliente tenha vergonha de falar que não gostou. Mas, para deixá-lo satisfeito, é o seu papel entregar algo que o cliente realmente esteja satisfeito.
Por último, é essencial que o trabalhador preze pelo respeito, pois ele estará lidando com o corpo e gostos do outro.
Essas são algumas habilidades importantes para o personal stylist.
Mas lembre-se: você não precisa nascer com tudo isso. A experiência profissional vai fazer com que você aprenda, aos poucos.
Aceite que você está em um constante processo de evolução e, com o tempo, você terá todas as habilidades que sente que precisa.
Entretanto, nunca se acomode! Você sempre terá algo novo para aprender. O importante é ter a humildade de reconhecer que aprendemos com todo mundo.
Formação desejada para um personal stylist
Mas você sabe se precisa de uma formação para ser personal stylist? O fato é que, até o momento, no Brasil, não há nenhum curso de Ensino Superior específico para formação de Personal Stylist. Nesse sentido, é mais fácil encontrar cursos e especializações.
Entretanto, a opção mais recomendada é cursar Moda ou Design de Moda. Dessa forma, o profissional pode realizar uma especialização e ser personal stylist.
Mas por que realizar o curso? A formação permite, ao profissional, uma visão mais holística, criativa e sensível na hora de trabalhar. Você entenderá sobre as peças de roupas, texturas, tecidos, estilos e cores.
Além disso, o curso te fará entender sobre a história da moda e, consequentemente, as tendências.
A depender da faculdade, o curso terá duração de 3 a 4 anos.
Por último, a área da moda envolve constantes atualizações de conhecimentos, então lembre-se de sempre realizar cursos, participar de debates e assistir palestras.
Dicas
Nessa vida, não conquistamos nada sozinho. O nosso sucesso também é o sucesso de todas as pessoas que nos ajudaram.
E, para você começar sua carreira com o pé direito, aqui estão algumas dicas e indicações.
Como ser um profissional de sucesso
Como profissional, existem algumas atitudes que você pode tomar para transmitir autoridade e gerar um bom posicionamento de mercado.
Algumas coisas importantes são:
#1 – Esteja ao redor de referência
A gente sempre aprende com os melhores, certo? Por isso, siga pessoas da área que façam um bom trabalho.
Procure entender quais seus pontos fortes e quais seus pontos de construção. A partir daí, você consegue analisar como pode melhorar seu serviço e qual seu diferencial de mercado.
#2 – Coloque metas para seus cursos profissionalizantes
A área de moda está cada vez mais concorrida. Afinal, as pessoas perceberam a importância de se vestir bem e estar confortável no seu próprio estilo.
Por isso, você sempre deve dar o seu melhor para ser um bom profissional. E não tem maneira melhor de fazer isso do que estudando, né?
Mas quando a gente fala de fazer cursos profissionalizantes, é muito fácil não cumprirmos. Para isso, coloque uma meta periódica.
Por exemplo, se você já está no mercado e possui uma rotina corrida, um curso por semestre é suficiente. Ou até mesmo um curso anualmente.
Além disso, você pode consumir conteúdos gratuitos onlines, como palestras de Youtube ou TEDs.
#3 – Entre em ação
Equilíbrio é fundamental para o sucesso. Por isso, mantenha sua rotina de estudo ativa, mas, ao mesmo tempo, coloque seus conhecimentos em prática.
Até porque, se ficar sempre no mundo das ideias, do que adianta estudar tanto? Aceite que é natural errar e que é importante para o nosso crescimento. Arrisque-se e aprenda sempre mais!
#3 – Crie seu networking
Você sabe o que significa essa palavra? Networking é um grupo de profissionais da mesma área disponíveis para se ajudarem. Isso quer dizer que construir o seu networking é, basicamente, construir uma rede de apoio. Isso pode ser feito em espaços de coworkings, palestras e cursos.
Um bom networking aumenta sua popularidade, garantindo suporte de outros profissionais e gerando autoridade para o seu negócio.
#4 – Atualize-se sempre
Se tem uma coisa que temos certeza, é que a moda é sobre tendências.
Mesmo que ser personal stylist seja sobre descobrir o estilo de um indivíduo, como profissional da moda e estética é o seu papel saber o que está em alta.
Por isso, você deve estar sempre atento ao mercado de trabalho. Siga pessoas do mesmo ramo, acompanhe revistas de moda e escute especialistas.
Melhores livros da área de personal stylist
Todo conhecimento do mundo é pouco! Então confere alguns livros que vão aumentar seu repertório!
#1 – Styling e criação de imagem de moda
Lançado em 2018 pelo Senac São Paulo, a obra fala sobre como a moda tem aproximado sua criação e comunicação aos campos do design gráfico, design digital, fotografia e artes plásticas.
Utiliza uma linguagem acessível e junta diferentes opiniões de especialistas com diferentes métodos de pesquisa, como relatos e entrevistas.
#2 – A Elegância do Agora
Ao completar 80 anos, Costanza Pascolato, considerada a papisa da moda brasileira, fala sobre a elegância e o estilo.
Considerada a maior autoridade de moda e estilo no país, a obra fala sobre sua trajetória transgressora e como a elegância está no nosso cotidiano.
#3 – Psicologia Fashion: Consultoria de estilo, imagem e marca pessoal
Lançado em 2020, a obra é feita para entender a relação entre a moda, o estilo e a marca pessoal.
Lara Almeida utiliza do livro para fazer uma análise sobre a moda, trazendo diferentes tipos de curiosidade.
É um material ótimo e didático para quem está entrando na área, pois explica os processos de consultoria de moda, imagem, estilo e marca pessoal, a partir de uma perspectiva que mostra o impacto na vida social.
#4 – Personal stylist: Guia para consultores de imagem
Livro direcionado especificamente para o personal stylist.
Como uma nova especialização no mercado, esse livro é um guia para os profissionais do mercado.
Titta Aguiar, escritora da obra, dá dicas incríveis com a proposição de uma moda subjetiva, respeitando o jeito de ser de todos.
Leia também: Como fazer uma boa gestão financeira do seu negócio
Boas práticas de como ser um profissional reconhecido
Para deixar o seu trabalho conhecido, é necessário investir parte do seu tempo na divulgação do seu trabalho.
Por isso, é importante que você estude marketing.
Na sua jornada, você irá encontrar algumas estratégias de divulgação efetivas, como:
- Crie uma logo e identidade visual para utilizar na sua presença digital;
- Espalhe panfletos por sua cidade sobre o seu trabalho;
- Divulgue seu trabalho em redes sociais, como Instagram e Twitter;
- Entregue um cartão de visitas profissional para os seus clientes;
- Utilize um papel timbrado para a impressão dos seus contratos;
- Faça um site para falar sobre seu trabalho;
- Patrocine anúncios pagos no Instagram e Facebook para aumentar o seu engajamento;
- Solicite aos seus clientes uma divulgação orgânica;
- Compartilhe uma mensagem divulgando seu serviço nos grupos de WhatsApp;
E, para ser a cereja do bolo, utilize o GetNinjas.
Afinal, somos uma plataforma que oferece serviços e aqui um negócio é fechado a cada 30 segundos.
O nosso objetivo é ser a principal fonte de renda do profissional autônomo. Faça o seu cadastro como prestador de serviço e conquiste seus clientes.
Glossário da profissão
Na rotina de personal stylist, esses são alguns termos que você ouvirá:
- Análise cromática: processo para descobrir as tonalidades adequadas para a pele de uma pessoa;
- Alta-estação: momento em que as coleções de verão ganham destaque e as vendas são intensificadas;
- Fluorescente: tendo em vista a nova tendência neon, refere-se aos tons vibrantes que fizeram sucesso nos anos 80;
- Oversized: roupas largas que são de maiores proporções ao tamanho do corpo que a veste;
- Sobreposição: estratégia de utilizar uma peça em cima de outra peça, seja por estilo ou para amenizar o frio;
- Tie dye: estilo ‘manchado’, colorido e jovial que fez sucesso nos últimos tempos;
- Xadrez: estampa quadriculada atemporal e clássica.
Essas são algumas palavras que você deve conhecer como personal stylist.
Confira também: Saiba tudo sobre microempreendedor
Pronto para se tornar um personal stylist ninja?
Definição, responsabilidades, atribuições, mercado de trabalho, faixa salarial, conhecimentos, habilidades, dicas, livros, boas práticas e glossário.
Isso foi tudo que você aprendeu sobre o cargo de personal stylist. Depois de tudo isso, aposto que está animado para iniciar a sua carreira com tudo.
E, para isso, estamos aqui para te ajudar. Não perca tempo! Cadastre-se no GetNinjas e venha ser um personal stylist com a gente!
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