Não existe idade para começar a tocar violão. E muitas são as dúvidas no momento que decidimos aprender a tocar um novo instrumento. Qual violão devo comprar? Acústico ou eletroacústico? Qual o melhor modelo? Clássico, folk ou jumbo? Qual a melhor marca?

Sabemos que escolher seu violão não é uma tarefa muito fácil, já que atualmente temos muitas marcas no mercado, modelos, cores, desenhos, tipos de madeira, etc. Essa variedade torna nossa escolha muito mais difícil. Afinal, aquele violão lindo que você encontrou pode não ser o melhor para você. Pensando nisso, elencamos os principais modelos e diferenças entre eles. Confira:

Violão Clássico

Modelos de violão: conheça as diferenças que há entre eles

É o modelo mais vendido no mundo, como sugere o nome. Nesse modelo são usadas cordas de nylon. É um violão de baixo custo, mais leve e macio, sendo ideal para iniciantes. Além disso, as cordas de nylon machucam menos os dedos com a prática. É muito utilizado para música clássica, MPB, samba, entre outros estilos musicais.

Violão Folk

Esse modelo possui um corpo maior que o normal e são levemente acinturados. Possuem uma caixa maior, o que deixa o timbre mais encorpado, ideal para sons mais graves. O braço desse modelo é um pouco mais fino e nele são utilizadas cordas de aço, que são mais tensas e podem dificultar um pouco o desenvolvimento da mão esquerda (caso pratique como destro). Os ritmos mais utilizados são pop/rock, por ter um som mais metalizado.

Violão Jumbo

Modelos de violão: conheça as diferenças que há entre eles

Este modelo passou a ser mais conhecido quando Elvis Presley o utilizou. É parecido com o modelo clássico, porém seu corpo é maior e mais largo. Possui um som mais grave, envolvente e equilibrado. É muito utilizado para blues, pop, rock, entre outros.

Violão Flat e Semi-Flat

Os violões flats são mais finos, comumente usados em MPB, músicos profissionais e e música erudita. Normalmente são utilizadas cordas de nylon, possibilitando um timbre mais suave, porém, nesse modelo, dependendo da equalização também é possível um timbre mais estridente e grave. O semi-flat, entretanto, é um modelo que possuem a lateral um pouco maior que o flat.

E então, qual violão combina mais com você? Conta para gente nos comentários!

Depois de comprar seu violão é importante cuidar dele corretamente! Confira algumas dicas para conservar seu violão.

E aqui no GetNinjas você encontra professores de música, para aprender a tocar violão entre outros instrumentos. Peça agora um orçamento e receba o contato de profissionais na sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

Como criar calos rapidamente para tocar violão | Guia do GetNinjas

12 setembro 2014

[…] que utiliza cordas de aço a dor é mais forte e os calos se formam mais rápido. Confira aqui as diferenças entre os […]