Qual a diferença entre personal stylist e visagista?
Por serem profissões parecidas, muito confundem personal stylist com visagista. Vem entender qual a diferença entre essas duas profissões!
Faz pouco tempo que as profissões e formações foram se abrindo em várias especificidades. Há não muito tempo, existiam, basicamente, 3 cursos de Engenharia no Brasil: Civil, Elétrica e Mecânica. Atualmente, podemos citar pelo menos 10: Engenharia ambiental, de controle e automação, de produção, de computação e por aí vai.
Essa amplitude se deve, em grande parte, à tecnologia e suas inovações. Nessa mesma direção, vimos aparecer muitas formações nomeadas em Inglês e que assim permaneceram, como as especificidades do Design e do Marketing e as variações do personal: personal trainer, personal organizer e personal stylist.
Mas você saberia dizer o que é um personal stylist? Trabalha na área da beleza, com cortes de cabelo? Ou faz parte do universo da moda?
Saiba tudo sobre esse profissional e entenda como essa profissão se assemelha (e se diferencia) do visagista. Ah, e visagista é o profissional que atua na área do visagismo, termo oriundo de visage, que, em francês, significa rosto.
O que faz um personal stylist?
Um personal stylist é o profissional que cuida da imagem do cliente. E hoje em dia, as nossas imagens estão em tudo o que é lugar. Somos vistos e “consumidos” nas redes sociais a todo o momento, independentemente do grau da fama. Andy Warhol já dizia que “no futuro”, todo mundo será famoso por 15 minutos.
Isso para dizer que os recursos tecnológicos estão aí, assim como o acesso à rede. A valorização da imagem fez com que o personal stylist ganhasse mais espaço no mercado, na medida em que ele é responsável pela criação de uma imagem que tenha a ver com o que cada um tem de singular.
Explicando melhor: a função do personal stylist é fazer com que cada um reconheça o seu estilo visual, para realçar o que tem de mais interessante, assim como reformular ou criar uma imagem de acordo com as próprias necessidades ou com a demanda do mercado.
É o personal stylist que pode propor o look de uma celebridade em um evento como o Oscar. Famosos, ou aqueles que desejam obter fama ou sucesso no mercado, podem contratar um personal styler para criar uma imagem condizente com o que desejam.
Mas essa imagem pessoal não diz respeito apenas ao look ou à produção. O personal stylist precisa conhecer o perfil do seu cliente, seu biotipo, sua história e sua personalidade.
Aliás, só assim vai ter condições de definir e construir um estilo apropriado que será refletido em peças de roupas, tecidos, cores e texturas condizentes. Um rapper tem um estilo muito singular, não é mesmo? Boné, tatuagem, joias e roupas de esporte, por exemplo, vão compor um visual singular.
Resumindo, o personal stylist:
- Analisa o perfil de cada cliente
- identifica roupas, tecidos, acessórios e cores que mais tem a ver com o perfil e as que devem ser evitadas
- Monta os looks
- Estuda para ficar por dentro da moda, que não para
Onde pode atuar?
Por ter como foco o cuidado com o visual, o personal stylist atua na área da Moda e pode trabalhar com:
- Assessoria de estilo em lojas de roupa e acessórios, em confecções ou indústrias
- Treinamento para vendedores e outros profissionais da área da Moda
- Desenvolvimento e criação de figurino para produções culturais, como filmes, séries, clipes, peças teatrais e ensaios fotográficos
- Criação de conceitos em agências publicitárias
- Consultoria individual sob demanda
- Palestras e workshops
- Carreira acadêmica em cursos superiores, livres e técnicos em Moda
Falando em carreira acadêmica, será que existe um curso de personal stylist para se formar nessa carreira?
Quais cursos precisa?
No Brasil, não existe um curso superior para a formação de um personal stylist.
Se você quiser fazer uma formação mais ampla na área, o curso superior de Moda ou Design de Moda, vai te oferecer uma aprendizagem significativa para a criação de roupas e acessórios.
Confira quais são os cursos regulamentados, reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e invista na sua formação.
Além dos cursos universitários, existem cursos oferecidos em escolas de moda.
Como o personal stylist lida com a imagem das pessoas, o que é assunto muito sério, é importante fazer cursos específicos dentro da área da Moda, mas também que abordem:
- psicologia
- linguagem não-verbal
- Marketing pessoal
Pesquise opções de curso, metodologia, preço, credibilidade e modalidade de ensino e tempo de experiência dos profissionais/professores.
Quer saber mais sobre o personal stylist? Acesse nosso guia da profissão.
O que faz um visagista?
Um visagista é o profissional que utiliza técnicas para valorizar o rosto de uma pessoa. Também cria uma imagem personalizada, mas tem como foco a análise do rosto tendo em vista a harmonia e estética.
Mas como o rosto faz parte da cabeça, o visagista vai propor um look embasado em:
- Maquiagem e cosméticos
- Corte, coloração e modelagem do cabelo
- Design de sobrancelhas
Sempre conforme o estilo de cada um. Cabelo curto fica ótimo para algumas pessoas, mas para você, nem pensar? Pois essa “percepção” está diretamente ligada com o trabalho do visagista. De fato, cabelo curto não fica bem em todas as pessoas, mas não só por achismo.
O visagista estuda e entende das linhas, formas e cores que constituem cada imagem e de como esses elementos visuais interagem com os nossos rostos.
Apesar de valorizar o que é belo em cada singularidade, o visagista também estuda os formatos comuns de rosto das pessoas, adquirindo um conhecimento prévio sobre a harmonia estética. Afinal, mesmo com nossas singularidades, ainda somos seres humanos.
Interessado em maquiagem? Leia nosso guia do maquiador
Resumindo, o visagista:
- Faz uma análise do seu perfil e do que você quer transmitir, de acordo com diferentes tipos de beleza
- Faz uma avaliação da aparência física, tendo em vista formato de rosto
- Propõe os elementos visuais que mais combinam com o seu perfil, que pode ser clássico, romântico, fashionista, ousado, entre outros
Imaginava que existiria uma profissão voltada para a criação de uma imagem personalizada tendo como foco o rosto de uma pessoa? Não só existe, mas com um amplo campo de atuação!
Onde pode atuar?
Um visagista pode trabalhar nos seguintes locais:
- Salões e clínicas de beleza
- Spas clínicos
- Spas estéticos
- Spas terapêuticos
- Spa days
- Hotéis, pousadas e resorts
- Cruzeiros
Também pode atuar como consultor da imagem pessoal, não só orientando o cliente quanto à definição do estilo, mas indicando os melhores produtos para os cabelos e maquiagem. Neste sentido, pode fazer boas parcerias com empresas que atuam nas áreas de cosmética, beleza e moda.
Quais cursos precisa?
Há mais de uma maneira de obter o conhecimento necessário para exercer a profissão de visagista.
É possível fazer cursos livres e técnicos nas especialidades compreendidas dentro da área, como:
- Curso de cabeleireiro
- Curso de maquiagem
- Curso de design de sobrancelhas
Muita gente começou com essa formação e foi se aprofundando em outras áreas de conhecimento para complementar a formação em paisagismo.
Algumas instituições de ensino privadas, como o Senac ou Anhembi Morumbi, oferecem o curso de Visagismo, também denominado Visagismo e Terapia Capilar. Com duração de 2 a 3 anos, o objetivo do curso é formar consultores visagistas com a titulação de tecnólogo na área.
Algumas instituições de ensino oferecem cursos de pós-graduação ou MBA em paisagismo. Muitas na modalidade de educação a distância (EaD).
Escolher o caminho da formação vai depender de cada um, tendo em vista o ponto de partida:
- Se já fez algum curso antes na área da estética
- Se já tem uma formação superior
- Se está em busca de um conteúdo muito específico
Ao escolher o curso, vale prestar atenção em fatores como:
- Especificidade do curso
- Grade curricular
- Modalidade oferecida
- Valor da mensalidade
- Tempo de duração
- Qualificação dos professores
Assim como para o personal stylist, o visagista deve se manter atualizado, pois a área da estética está sempre em transformação.
Quais as principais diferenças entre eles?
Muitas pessoas confundem o personal stylist com o visagista, por isso o objetivo desse texto é conceituar cada um desses profissionais e demarcar as diferenças entre eles.
Então, vamos lá:
- Como o próprio nome diz, visagista vem de visage, que significa rosto. O visagista tem como foco de trabalho a harmonia e beleza com foco no rosto. O personal stylist trabalha no sentido mais amplo, com a imagem pessoal como um todo.
- O personal stylist vai focar na modelagem do corpo, no tom da pele e no biotipo para propor cores e tipos de roupas mais adequadas, sem esquecer de trabalhar a etiqueta e linguagem não verbal
- O visagista precisa saber utilizar todos os recursos para promover uma excelente harmonia facial, ou seja, tem que saber cortar, modelar e pintar o cabelo conforme formato do rosto, sem esquecer de manter o estilo da cliente
- Atuam em áreas diferentes
Agora vamos entender o que eles têm em comum.
Quais pontos eles têm em comum?
Vamos resumir, aqui, o que o personal stylist e o visagista têm em comum:
- Ambos trabalham com a consultoria da imagem e com o conceito de beleza singular
- A intenção do personal stylist e do visagista não é padronizar a imagem pessoal, mas levar em consideração o estilo e as características de cada um para propor o visual que mais combina ou que mais destaca as qualidades
- Tanto o personal stylist quanto o visagista podem abrir microempresas para oferecer consultoria
Interessado em ser MEI? Saiba qual a diferença entre o Microempreendedor e o Empresário individual.
Você é um profissional da área da estética ou da moda? Então, faça seu cadastro aqui no GetNinjas para oferecer seus serviços. Cliente é o que não falta!
Escrever comentário: