Vivemos em um país onde o ramo da construção civil é muito forte. Isso se dá pela grande quantidade de demanda nessa área, ou seja, pelo grande número de pessoas e empreendedores que possuem interesse em realizar uma obra de construção.

Entretanto, por mais que esse tipo de serviço seja muito procurado, os procedimentos necessários para concretização de uma construção não são simples e requerem algumas precauções.

Se você pretende começar uma obra ou reforma em sua residência, saiba que há fatores muito importantes para se levar em conta. Por esse motivo, no guia de hoje apresentaremos a você as melhores dicas de construção para quem quer realizar uma obra com segurança, eficiência e obter resultados que atinjam suas expectativas.

Confira abaixo as principais dicas de construção que lhe ajudarão em relação ao que precisa saber para a realização de uma obra.

1 – Faça um planejamento prévio

Antes de tudo, a nossa primeira ressalva é o planejamento prévio. Essa etapa consiste em todo o preparo para consolidação da sua ideia, ou seja, planejar todos os fatores necessários para que a obra aconteça sem interrupções e de forma adequada. Isso inclui desde a preparação do espaço destinado à construção até fatores como prazo e orçamento.

Geralmente, o planejamento é acompanhado por um engenheiro que irá lhe fornecer um projeto e um orçamento geral com os gastos previstos e necessários para o acontecimento da obra. Entretanto, essa etapa também pode ser realizada por um arquiteto especializado, o qual exercerá as mesmas funções.

Cabe a você escolher um profissional de segurança e da sua preferência para tal.

Vale lembrar que nessa etapa é importante visar cumprir todos os requisitos para que sua obra seja regularizada. Seja a construção de uma casa ou uma reforma de apartamento, é preciso verificar quais os fatores necessários para o início da construção.

2 – Contrate profissionais qualificados

Uma das variáveis mais importantes para que a realização de uma construção atinja suas expectativas é a qualificação profissional. Quanto melhores e mais bem preparados forem os profissionais que trabalharão na construção da sua residência, maior será a probabilidade de satisfação com os procedimentos realizados.

Esse fator não inclui somente os trabalhadores que possuem funções mais operacionais, como pedreiros, serventes e gesseiros, mas também vale para os profissionais projetistas e que acompanham a obra. Afinal, a competência de todos os envolvidos é essencial para evitar problemas e irregularidades na sua construção.

Sendo assim, a contratação de profissionais qualificados é vista mais como um investimento do que um custo. Profissionais competentes tendem a ter boas dicas para economizar na construção, inclusive na escolha dos materiais, além de evitar gastos necessários, evitar manutenções e proporcionar melhores resultados a longo prazo, mesmo que sua contratação seja inicialmente mais barata que a de pessoas menos experientes e/ou qualificadas.

3 – Defina um orçamento para a compra dos materiais

Essa é uma das dicas de construção mais importantes. Como há uma grande variedade de produtos e acabamentos no mercado, é necessário estabelecer um orçamento para não extrapolar.

Recomendamos que você sempre vise a compra de materiais duráveis e que atendam as suas necessidades. Nem sempre o material e acabamento mais caro é o mais eficiente, entretanto, a estética também pode ser um fator de peso para sua decisão. Por esse motivo, procure sobre as características dos materiais a serem comprados antes de fechar qualquer negócio.

Ressaltamos que a diferença do custo de alguns materiais voltados à obra é bastante volátil, pois isso pode estar ligado com a economia do nosso país e também com fatores econômicos de ordem global. Não se esqueça de acompanhar somente os valores atualizados para assim ter uma noção exata do custo e do orçamento dos materiais necessários para sua construção.

4 – Compre materiais de qualidade

Outro fator que impacta bastante na finalização de qualquer obra é a qualidade dos materiais e dos acabamentos. Tal preocupação proporciona uma série de vantagens, como as seguintes:

  • Valorização do imóvel;
  • Aumento da durabilidade da residência;
  • Evita problemas e manutenções frequentes;
  • Valorização estética;
  • Estruturas mais duráveis.

Muitos produtos de qualidade proporcionam benefícios contra impactos e resistência contra água e umidade.

É importante mencionar que o valor do material nem sempre tem relação com a qualidade. Muitos produtos são mais caros dada sua diferenciação estética. Por isso, não se esqueça de consultar um profissional para ter informação sobre as melhores marcas e produtos disponíveis no mercado.

5 – Atente-se a questões de segurança

Essa é uma das dicas de construção que não pode ser esquecida. Afinal, existem diversas questões de segurança a se levar em conta durante uma construção, como as seguintes:

  • Somente realizar projetos com profissionais qualificados e especializados que possuam responsabilidade sobre os serviços oferecidos.
  • Contratar um engenheiro que emita ART, documento que torna o profissional responsável pelos procedimentos realizados durante uma obra.
  • Levar em conta a regularização de pontos de água e de esgoto. Será necessária a contratação de um profissional especializado, como um encanador.
  • Levar em conta a regularização de pontos elétricos. Será necessária a contratação de um profissional especializado, como um eletricista.
  • Evitar contratar trabalhadores irregulares.
  • Não fechar planejamentos e orçamentos sem o acompanhamento de contrato.
  • Não se esqueça de fornecer materiais de proteção aos profissionais e comprar materiais de indicação de obra, como placas e cercas.

6 – Tenha um projeto de decoração em mente

Para quem é cliente, a parte mais legal de uma construção costuma ser ver ela tomar forma. Isto se dá principalmente a partir da etapa dos acabamentos, quando já é possível comprar móveis, eletrodomésticos e pensar na decoração do ambiente. Sendo assim, uma parte complementar da obra é ter em mente quais produtos você tem interesse em possuir na sua residência e se esta possui a infraestrutura necessária.

Se você tem a pretensão de fazer móveis planejados, terá que levar em conta os pontos elétricos, shafts e eletrodomésticos a serem comprados. A voltagem das tomadas e a localização das saídas de gás também são fatores importantes a se considerar antes da realização de qualquer projeto de decoração desse tipo.

7 – Tenha as autorizações de obra em mãos

Por fim, depois das dicas de construção e reforma, essa é uma das mais importantes. Se você quer realizar uma reforma ou construção, é preciso ter as autorizações necessárias para que tudo seja regularizado.

A regularização para construção varia conforme cada tipo de imóvel. Para a construção de uma casa em um terreno, é preciso possuir o projeto e um plano da construção e submetê-lo para aprovação na prefeitura da sua região. Já quando falamos da reforma de um apartamento, é preciso aprovação do condomínio, já possuindo uma ART ou RRT, além do projeto.

Recomendamos que, caso você tenha dúvidas, entre em contato com um profissional especializado na área de construção. Aqui no GetNinjas você encontra gratuitamente os melhores profissionais dessa área na sua região. Por isso, preencha o formulário e contate, de forma eficiente e assertiva, os mais bem avaliados engenheiros e trabalhadores do setor da construção civil!

Leia também:


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *