Saiba como você pode abrir um negócio do zero com pouco dinheiro!

Abrir um negócio de sucesso com pouco dinheiro pode parecer uma tarefa impossível.

Além de tanta coisa para gerenciar, como controle das finanças, atendimento, serviços e produtos, também há diversos gastos, como as contas de energia, água, aluguel, internet, matéria-prima, contratações, etc.

Uma pesquisa feita com os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostrou que 38% da população brasileira é composta por empreendedores.

Isso quer dizer que, mais do nunca, as pessoas estão imersas no mundo empreendedor.

Seja em um panorama mundial ou regional, o empreendedorismo é uma realidade possível para todos os aspirantes. 

Por isso, neste conteúdo, separamos dicas que vão te ajudar a abrir um negócio do zero com pouco dinheiro. 

Sugestões de negócios em alta para você investir

Antes de iniciar um negócio, é preciso entender quais áreas existem e quais estão em alta, levando a maior possibilidade de sucesso. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou uma pesquisa para entender quais ramos se popularizaram após a pandemia da Covid-19.

  1. Artesanato: com a valorização do trabalho manual, envolve as confecções simples, como objetos de decoração, roupas confortáveis, pantufas, aromatizadores ou máscaras.
  2. Refeições por encomenda: com o aumento do delivery, empreendedores no ramo da alimentação ganharam visibilidade, como kits de café da manhã, docerias ou almoços fitness.
  3. E-commerce de nicho: compreende a venda de um produto específico pela internet, como vinhos ou plantas. 
  4. Cursos ou aulas online: com o isolamento, a busca pelo estudo passou a ser feita dentro de casa, com aulas, consultorias, reforço escolar, até mesmo exercício físico, como yoga.
  5. Mercado infantil: com as crianças em casa, a venda de kits de brinquedos, jogos e parquinho para dentro de casa aumentaram.
  6. Reparos domésticos: por tanto tempo em casa, os consertos domésticos ficaram ainda mais necessários como pintores, pedreiros e encanadores.
  7. Brechó digital: em uma era de consumo consciente, está em alta a revenda de peças que sobram nas casas das pessoas.

Se você busca por um empreendimento nesses ramos, já está iniciando com um pé direito. 

Mas para você que quer tentar algo diferente, não é necessário se preocupar: temos dicas para te ajudar!  

Loja física x Loja virtual

Ainda para definir a base do seu negócio, é importante escolher se fará o seu empreendimento em um espaço físico ou virtual.

A pandemia possibilitou a grande popularidade de lojas virtuais. Ela permite o menor custo para a abertura, a exposição à venda 24 horas, a captação de cliente em qualquer lugar, maior facilidade de compra e rápida monitoração de desempenho, tendo em vista as métricas fornecidas pela própria rede social.

Em contrapartida, a loja física permite a maior experiência do cliente, a entrega instantânea do produto e um atendimento personalizado e próximo. 

Além disso, como o consumidor conhece a loja e as pessoas, é possível conquistar a confiança do cliente.

No fim, é importante avaliar o seu cenário e suas condições financeiras para que sua escolha seja certa e sustentável.

Confira também: Como o atendimento online ajuda a conseguir mais clientes?

Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Além do segmento e da estrutura do seu negócio, existem algumas decisões que devem ser feitas para você iniciar seu empreendimento do zero.

Por isso, separamos 08 dicas de como começar, mesmo com pouco dinheiro. Confira a lista até o final e anote todas as dicas. 

Amadureça sua ideia 

Todo negócio de sucesso precisa de um bom planejamento. Por isso, antes de tomar uma decisão definitiva, reflita sua ideia e organize os detalhes.

Você deve entender o mercado, público-alvo, o serviço ou o produto, seus diferenciais, seus concorrentes e tudo que achar relevante para sua ideia.

Não é necessário decidir nada agora, mas analise suas possibilidades.

Escolha um segmento 

Como já foi mostrado, alguns segmentos estão em alta no cenário pandêmico. Entretanto, existem centenas de áreas disponíveis.

E essa escolha deve ser a primeira para dar o pontapé inicial do negócio. 

Assim, a segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos do público-alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, dessa forma, aumentando o potencial das vendas.

Defina seus produtos ou serviços

Com o segmento escolhido, é o momento de pensar: o que você irá vender?

Nesse momento, pondere suas habilidades e suas condições financeiras, projetando como será a produção ou realização desses produtos e serviços. Essa decisão deixará seus planos ainda mais palpáveis.

Crie um plano de negócios

Plano de negócios, também chamado plano empresarial, é um documento que definirá, por escrito, os objetivos de um negócio e quais as etapas para alcançá-los. 

Seu objetivo é detalhar as informações do empreendimento, como seu setor, produtos, serviços, clientes, concorrentes e fornecedores.

Traçar um plano garante o melhor acompanhamento dos seus objetivos e do sucesso do seu negócio.

Pesquise seu mercado 

A principal forma para crescer é conhecendo seus concorrentes.

Na hora de analisar outros negócios, é importante identificar as forças e fraquezas e elaborar planos que supram essas necessidades dentro do seu negócio.

Foque em estruturar uma vantagem competitiva. E não tenha medo da concorrência: se o mercado é vasto, é porque é bem-sucedido!

Pesquise seu público-alvo

Conhecer o público-alvo permite que você entenda quais estratégias e serviços vendem mais. 

Assim, para conhecer o seu, faça pesquisas na internet e com pessoas ao seu redor. Seu objetivo será conhecer o seu cliente ideal, entendendo seu gênero, sua faixa etária, suas dores e seus gostos.

Lembre-se: quanto mais você souber sobre o seu público, maior a facilidade em vender. 

Estabeleça um objetivo financeiro possível

Para uma boa noção de sucesso, é sempre importante verificar resultados.

Você pode colocar metas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Independente da sua escolha, é necessário pensar em atitudes do dia a dia que irão te ajudar. 

Além disso, toda meta deve ser adaptável. Por isso, saiba identificar o momento certo de acompanhar ou modificar. 

O importante é começar

Se você esperar o público, o momento, o serviço perfeito, você não irá começar.

O momento de começar é hoje e todos os dias são dias de melhoria. Foque em dar o pontapé inicial e esteja em constante evolução.

Faça cursos para se aprimorar

Uma coisa é fato: o conhecimento é importante em qualquer momento.

Você pode ter todo o planejamento e a estrutura, mas a manutenção do seu conhecimento e habilidades sempre deve ser prioridade, pois elas garantem o sucesso do seu negócio.

Ao abrir um empreendimento, você deve entender várias áreas de conhecimento para garantir a regulamentação do empreendimento.

Assim, você pode procurar por cursos na área de:

  • Direito: como empreendedor, você deverá lidar com papeladas e documentações;
  • Administração: essa é a área que rege o mundo dos negócios. Se você quer mesmo se aprofundar, é imprescindível esse estudo;
  • Ciências Contábeis: a área permite o controle das finanças, a regularização inicial e o funcionamento regular à lei do negócio; 
  • Gestão Comercial: como o próprio nome indica, essa área é responsável pelo gerenciamento das vendas, parcerias e desempenho do negócio. Ela permite habilidades em negociação e cuidados na logística. 
  • Gestão de Recursos Humanos: com o crescimento do negócio, a consequência é o aumento de profissionais. Por isso, a área permite o maior entendimento sobre o gerenciamento de colaboradores a partir de um papel de liderança motivador e orientador.
  • Marketing: é a estruturação de estratégias de otimização de lucros por meio da adequação de ofertas das mercadorias e serviços às necessidades e preferências dos consumidores. É essencial para aumentar a visibilidade e relevância do seu negócio. 

Por isso, estude sempre! Mantenha-se em constante aprendizagem e evolução para que, assim, seu negócio possa sempre evoluir com você.

Leia também: Empreendedorismo: Você está pronto para começar?

Mas por que abrir a própria empresa?

Agora que você já entende quais passos deve seguir, pode estar se perguntando se vale mesmo a pena o investimento.

Na realidade nacional, o Brasil é um país empreendedor com grandes chances de sucesso.

De acordo com o Sebrae, por exemplo, entre os cinco países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil é o que possui melhores condições para uma população empreendedora. 

Com o país aberto para novos negócios, é o momento de saber por que você deve começar hoje.

  • Decidir seu destino: com o seu próprio negócio, é você quem escolhe os caminhos. Cabe a você decidir novas formas de se arriscar e experimentar, mas também cabe a você o sucesso do empreendimento.
  • Escolher sua rotina: quem disse que o trabalhador tem que acordar cedo? Como empresário, você terá autonomia para escolher sua rotina, seja a hora de acordar, trabalhar, ir para reunião ou dormir.
  • Definir seus companheiros de trabalho: como dono do negócio, é sua tarefa escolher os profissionais, sejam funcionários ou sócios. Quando trabalhamos com pessoas que nos identificamos e possuem os mesmos objetivos, fica mais fácil, não é?
  • Explorar sua criatividade: a base do empreendimento é a criatividade. Seja no gerenciamento de crise, na resolução de problemas complexos ou qualquer outra situação, a criatividade permite soluções inovadores e efetivas para o sucesso do seu empreendimento.

Empreender é uma oportunidade para se desafiar e se reinventar com autonomia e liberdade. Com planejamento e organização, você alcança tudo que imaginar. 

Pronto para abrir seu negócio do zero?

Agora que você conferiu as melhores dicas para abrir um negócio de sucesso, é importante começar, e o GetNinjas pode te ajudar nisso! Somos uma plataforma criada para conectar quem precisa com quem sabe fazer e temos mais de 500 serviços disponíveis.

Já pensou em encontrar seu primeiro cliente por aqui? Conheça a nossa rede e aprenda a abrir um negócio, mesmo com pouco dinheiro.


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