Aposentadoria autônomo: garanta a sua seguindo estes 7 passos

Aposentadoria autônomo
4 minutos para ler

O trabalhador autônomo pode se aposentar e deve ter alguns cuidados para que isso aconteça. Esse é, de fato, um direito, mas quando não existem vínculos empregatícios, é necessário fazer um planejamento e ficar atento a todos os detalhes que podem comprometer o processo.

Você sabe como se organizar e por onde começar a aposentadoria autônomo? Veja as nossas dicas no artigo de hoje.

1. Inscreva-se como Contribuinte Individual no PIS

O trabalho autônomo comumente não tem vínculo empregatício, o que significa a falta de uma carteira de trabalho e contribuição automática no PIS (Programa de Integração Social). 

Por isso, o primeiro passo para garantir a aposentadoria do profissional autônomo e seus direitos trabalhistas é se inscrever como contribuinte individual. Todos os meses, deverão ser pagos os valores referentes à contribuição.

2. Selecione o tipo de contribuição sobre o salário mínimo ou sobre o lucro

Se você é MEI ou Simples Nacional: precisa selecionar o tipo de contribuição adequada para a sua realidade. Nesse momento, avalie se é mais interessante fazer uma contribuição referente ao salário mínimo ou sobre o seu lucro.

Tudo isso dependerá de como são suas vendas e de qual proporção paga ficará mais “confortável” no seu orçamento.

3. Faça o pagamento mensal da Guia da Previdência Social

Para garantir a sua aposentadoria pelo Estado, é fundamental pagar, todos os meses, a Guia da Previdência Social. Ela vai ajudar a garantir um saldo que será usado no momento da aposentadoria do trabalhador, seja ele autônomo ou registrado.

4. Aumente a aposentadoria fazendo um investimento à parte

Se você quer aumentar a sua aposentadoria em longo prazo, pode ser interessante realizar alguns investimentos à parte — principalmente se a sua rentabilidade no trabalho está aumentando e você consegue direcionar uma parte dessa verba para investir. 

Os investimentos em longo prazo são a melhor opção porque a liquidez não é diária, ou seja, você não pode sacar o dinheiro quando quiser. Isso faz com que os investidores evitem sacar esses valores em caso de emergência ou para gastos supérfluos.

5. Crie uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência pode ajudar a garantir a aposentadoria. Afinal, quando você tem um valor resguardado para emergências, fica mais fácil manter o planejamento financeiro controlado.

Envie uma parte do que você ganha para uma reserva de emergência, a fim de evitar que a sua renda mensal seja comprometida.

6. Reveja seus gastos e prioridades

Para sobrar mais dinheiro no fim do mês, é importante rever suas despesas e prioridades. Avalie se, nos seus gastos do dia a dia, existem custos que podem ser reduzidos.

Um exemplo é a conta de televisão ou de internet: você usa todo o seu pacote de dados ou ele é muito superior às suas necessidades?

Sua TV a cabo é aproveitada corretamente ou você raramente assiste? Tudo isso pode ser uma forma de cortar gastos e poupar ainda mais dinheiro para a aposentadoria.

7. Aumente os seus lucros

Ganhar mais também é uma forma de melhorar o valor da aposentadoria e garantir um futuro financeiramente tranquilo para você e sua família. Com essa verba, é possível fazer investimentos pensando no longo prazo, obtendo uma grande reserva além do que é garantido pelo pagamento de impostos.

Você pode contar com o GetNinjas, uma plataforma que ajuda profissionais autônomos a encontrar novas oportunidades de trabalho no dia a dia. Para aumentar a sua renda e conseguir uma boa aposentadoria autônomo, procure desenvolver outras habilidades para prestar mais de uma modalidade de serviço.

Assim como os trabalhadores com vínculos empregatícios, o trabalhador autônomo também tem direito à aposentadoria. A diferença, nesse caso, é que o planejamento precisa ser feito desde o início, com as contribuições ao Estado.

A aposentadoria autônomo pode ser garantida a partir de diversas ações. Que tal conhecer o aplicativo do GetNinjas e aumentar a sua renda? Baixe o app e faça seu cadastro.

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário