Reserva financeira de emergência: entenda como ficar salvo em momentos de crise

reserva financeira de emergência
6 minutos para ler

Em momentos de crise, os profissionais autônomos costumam ter alguns imprevistos e dificuldades. A pergunta que fica é: se atuam sem vínculo empregatício, como essas pessoas conseguem se manter ativas quando o comportamento geral é reduzir os serviços contratados?

Para ter uma vida tranquila e estar preparado para as situações em que o mercado pode apertar um pouco ou fechar algumas portas, é preciso fazer uma reserva financeira de emergência.

Essa reserva vai ajudar a ter muito mais controle quando a renda estiver curta ou comprometida, garantindo que você se mantenha até que novas oportunidades de trabalho autônomo surjam.

Quer aprender o que é e como fazer sua reserva financeira de emergência? Continue a leitura do post!

O que é uma reserva financeira de emergência?

Consiste em uma quantia poupada para que os profissionais autônomos, por exemplo, consigam cumprir com as suas obrigações financeiras mesmo em momentos de crise, como a perda de clientes, a redução da demanda ou o desemprego.

Essa reserva visa manter esses profissionais financeiramente estáveis durante períodos turbulentos, por isso, precisa ser uma prioridade de todos.

Quanto deve ser o montante da reserva?

O valor da reserva financeira vai depender do seu estilo de vida e do quanto você gasta mensalmente. 

O primeiro passo para definir essa quantia de emergência é avaliar o total das suas despesas todos os meses. Isso inclui gastos com itens esporádicos e com aquilo que é essencial, como aluguel, alimentação e contas gerais (água, luz, telefone e internet).

O recomendado mínimo para uma reserva de emergência é um montante capaz de ajudar você a pagar as contas por três meses. Por isso, se hoje as suas despesas básicas e essenciais contabilizam R$ 2.000,00, o valor da sua reserva de emergência deve ser de, pelo menos, R$ 6.000,00.

Se você quiser ter um pouco mais de tranquilidade e respiro, aumente esse valor. Quanto maior for a sua reserva de emergência, mais fácil será lidar com imprevistos no futuro.

Por que é importante para os profissionais autônomos?

O planejamento financeiro é peça-chave para o sucesso dos profissionais autônomos. A falta de vínculo empregatício pode ser um problema no que diz respeito aos direitos, como seguro desemprego, salário fixo e outros detalhes.

Por isso, é preciso se planejar e levantar todos os gastos, saber para onde o dinheiro está indo e o que pode ser evitado, além de ter tudo organizado para que não haja surpresas.

Como montar essa reserva financeira?

A prática inicial para conseguir esse valor é economizar dinheiro! Qualquer quantia que possa ser poupada todos os meses é uma excelente ajuda para construir uma reserva que trará tranquilidade e equilíbrio futuramente.

Se você ainda não tem a sua reserva financeira de emergência e quer mudar esse cenário, está na hora de ter alguns cuidados para montá-la. Veja só! 

Criar conta específica para a reserva

Ter uma conta separada para colocar essa reserva pode ser uma ótima alternativa, já que evita que o dinheiro se misture com os valores que você usa no dia a dia.

Para não gastar sem perceber, a dica é abrir outra conta para poupar. Ela pode ser feita, inclusive, em bancos digitais ou ao solicitar, junto ao seu banco de confiança, uma conta sem tarifas. 

Você não deve mexer nessa nova conta porque todo o dinheiro poupado será encaminhado para ela. No futuro, terá uma boa reserva para utilizar em momentos de necessidade, como a perda de um cliente, uma crise ou a queda do volume de trabalho.

Separar todo mês uma quantia

O primeiro passo para começar a construir sua reserva de emergência é o comprometimento. Por isso, calcule quanto você gasta por mês com tudo o que é essencial e estipule um valor que precisa ser colocado mensalmente nessa reserva.

Comprometa-se em pagar esse valor todos os meses, como se fosse uma conta qualquer. A constância é fundamental para criar uma reserva financeira de emergência capaz de ajudar a vencer desafios.

Guardar os “extras”

Se você está fazendo algum trabalho extra, é importante separar esse dinheiro para a sua reserva de emergência.

Alguns trabalhadores autônomos conseguem atuar em mais de uma área. É interessante, nesse contexto, escolher qual delas será a fonte de renda primordial e fazer outros tipos de serviços para obter uma verba extra.

Organize a sua vida para que seus gastos realmente caibam dentro do que você tem como maior fonte de renda. Também utilize o que vier de outras fontes para completar sua reserva financeira de emergência.

Rever o orçamento para definir o que pode ser cortado

Uma forma de economizar dinheiro e deixar sua reserva financeira de emergência ainda mais pomposa é rever seu orçamento para encontrar algo que possa ser cortado.

Para isso, é interessante que você anote tudo o que for gerando gasto ao longo do mês: contas fixas, refeições fora de casa, supermercado, gasolina, passagens de ônibus, assinatura de programas como Netflix e Spotify, parcelas do cartão de crédito etc.

Assim, você conseguirá identificar onde estão seus maiores gastos, quais são os investimentos que não estão sendo bem utilizados (por exemplo, se você tem um plano de TV fechada e raramente assiste), se está gastando no cartão de crédito com muitas roupas e itens considerados supérfluos.

Quando você corta esses gastos desnecessários, consegue economizar uma graninha no fim do mês e direcioná-la para a sua reserva financeira de emergência.

Como o GetNinjas pode ajudar?

O GetNinjas é uma plataforma que ajuda profissionais especializados a encontrar pessoas interessadas em serviços específicos. Por meio dela você consegue, por exemplo, aumentar a sua carteira de clientes e a sua renda para obter novas oportunidades de trabalho.

Para construir uma reserva financeira de emergência com mais tranquilidade, aumente a sua área de atuação, aprenda a oferecer outros serviços e cadastre suas habilidades no nosso aplicativo. Você verá quando clientes próximos estiverem buscando os trabalhos que você realiza para aumentar a sua renda.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Conheça o nosso aplicativo e aproveite para fazer o seu cadastro!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 thoughts on “Reserva financeira de emergência: entenda como ficar salvo em momentos de crise

  1. Achei muito bom as formas q forma postas aqui para poupar algum. Assim q passar Está fase.covid.podem te certeza q vou fazer parte do grupo get ninja.

Deixe um comentário