Conheça as datas e a forma de receber o seu auxílio emergencial

Embora seja um assunto bastante comentado, pode ser que você não saiba quando receber o auxílio emergencial, além do fato de que há diferentes datas de acordo com o grupo a que você se enquadra.

É importante conhecer a forma de ter acesso ao dinheiro, bem como as datas em que ele estará disponível, já que é através deste recurso do Governo Federal que muitas pessoas e famílias poderão amenizar os impactos da pandemia do novo Coronavírus.

Continue conosco para tirar suas dúvidas sobre o tema.

O auxílio emergencial já está disponível?

Sim. Sancionado através da  , as parcelas começaram a ser pagas em 9 de abril para quem estava com o cadastro em dia e tinha direito ao benefício.

Se você não sabe como proceder em relação ao cadastramento, acesse nosso artigo sobre como pedir o auxílio emergencial  e veja se você se enquadra nos critérios determinados pelo Governo Federal.

Como vou receber o auxílio emergencial?

Há vários meios pelos quais os beneficiários poderão receber o auxílio emergencial, como os seguintes:

  • Famílias beneficiárias do Bolsa Família receberão o auxílio de todos os trabalhadores elegíveis (até o limite de dois auxílios por família) através do cartão do Bolsa Família, do Cartão Cidadão ou do crédito em conta da Caixa.
  • Quem se inscreveu no CadÚnico até 2 de abril e está dentro dos critérios para receber o auxílio, mas não é beneficiário do Bolsa Família, receberá por meio de crédito em conta existente da Caixa; do Banco do Brasil; ou na Poupança Social Digital da Caixa.
  • Quem se cadastrou através do site ou do aplicativo da Caixa receberá o crédito na conta que foi indicada no momento em que o auxílio foi solicitado. Se isso não tiver acontecido, então será aberta uma Poupança Social Digital gratuita pela Caixa.

 

Como funciona a Poupança Social Digital da Caixa?

É uma conta poupança aberta de maneira gratuita pela Caixa, sem que o titular tenha que apresentar documentos ou pagar taxas para manutenção e movimentação.

Ela pode ser aberta tanto por solicitação do beneficiário, no momento em que está fazendo o cadastro para o auxílio emergencial, quanto de maneira automática para os beneficiários habilitados, o que é feito pela própria Caixa.

A movimentação é feita através do Caixa Tem, disponível para Android e iOS. O app diz se o auxílio emergencial já está disponível para o titular da conta, além de trazer informações sobre outros benefícios e programas sociais.

O aplicativo permite fazer até dois saques por mês em caixas eletrônicos, três transferências por mês para contas de outros bancos (e até de outras titularidades), transferências ilimitadas para contas da Caixa, até dois extratos por mês e pagamentos de contas e boletos, todos serviços gratuitos.

É importante ressaltar que o valor do auxílio emergencial não pode sofrer descontos como de cheque especial e outros débitos na conta, ou seja, estará integralmente disponível para uso.

Quando receber o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial já está disponível, mas as datas de recebimento do benefício ainda são motivo de dúvida para algumas pessoas.

Os beneficiários do Bolsa Família que têm direito ao auxílio emergencial receberão de acordo com os calendários já estabelecidos do programa social, que variam de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social).

Quem estava cadastrado no CadÚnico e não estava no Bolsa Família começou a receber a partir de 09 de abril, enquanto os cidadãos que se cadastraram pelo site ou aplicativo do Auxílio Emergencial passaram a receber 3 dias úteis depois da validação dos dados pelo Governo Federal – Dataprev, ou seja, em 14 de abril.

Em relação à segunda e à terceira parcela, ainda não foram confirmadas as datas de pagamento por parte do Governo Federal.

Leia também: Coronavírus: guia de proteção para profissionais autônomos

Quando sacar o auxílio emergencial?

Quem deseja sacar o auxílio emergencial também pode fazê-lo, tanto nos caixas eletrônicos quanto nas lotéricas. Para tal, é preciso ver qual é a data para receber auxílio emergencial em espécie, que varia de acordo com a data de nascimento dos beneficiários. Confira:

  • 27 de abril: nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril: nascidos em março e abril
  • 29 de abril: nascidos em maio e junho
  • 30 de abril: nascidos em julho e agosto
  • 04 de maio: nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio: nascidos em novembro e dezembro

 

Se escolher essa opção, não se esqueça de seguir as recomendações para evitar o contágio e a contaminação do novo Coronavírus, como manter distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas, usar máscaras faciais, evitar contato através de beijos, abraços e apertos de mão e usar os cotovelos ao tossir ou espirrar.

Veja também: Reserva financeira de emergência: entenda como ficar salvo em momentos de crise

O auxílio emergencial já está disponível para saque!

Para quem se cadastrou e teve sua solicitação aceita, já é possível ter acesso ao auxílio, que inicialmente será oferecido por 3 meses, embora este período possa ser prorrogado de acordo com a necessidade.

Agora que já sabe quando receber o auxílio emergencial, programe-se para conseguir usar os recursos da melhor maneira possível e, assim, amenizar os efeitos que a crise causada pela pandemia do novo Coronavírus trouxe à economia.

Link para o artigo “Como pedir o auxílio emergencial? Saiba como se cadastrar“.

 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *