Há muitas coisas que influenciam no crescimento de um negócio, não apenas no que diz respeito ao produto, mas também na forma como você lida com seu público. E não faltam exemplos de empresas que têm dificuldades para conquistar mais clientes e ampliar o próprio faturamento ao longo do tempo.

Independentemente de qualquer outro fator, a aquisição de clientes é a base para o desenvolvimento de uma empresa. É necessário adotar uma variedade de estratégias e saber como otimizá-las para garantir um bom desempenho. Se você pretende ter um crescimento de longo prazo, precisa continuar atraindo e fidelizando seus consumidores.

Mesmo assim, muitos profissionais ainda têm certas atitudes que dificultam essa tarefa. Identificar os erros é um passo importante para corrigi-los e reverter a situação. Pensando nisso, listamos algumas das principais razões que te impedem de conquistar mais clientes para a sua empresa. Acompanhe.

7 razões que te impedem de conquistar clientes

1. Ter objetivos mal elaborados

Um dos primeiros passos para construir um negócio bem-sucedido é ter alguns objetivos em mente, especialmente no que diz respeito à captação de clientes. Infelizmente, muitos empreendedores acabam agindo sem o devido preparo ou direcionamento, o que leva a várias perdas de oportunidades e diminui as chances de ampliar o seu público.

Existem três perspectivas para esse quadro:

  • você estabelece metas muito elevadas e não consegue cumpri-las;
  • usa metas muito conservadoras e limita o crescimento da empresa;
  • não estabelece meta alguma e acaba sem direcionamento.

Para corrigir esses casos, você deve avaliar melhor a situação atual da sua empresa e usar esses dados para criar objetivos razoáveis, mas que ainda sejam alcançáveis.

Leia mais: Como fazer uma boa gestão do seu negócio

2. Descuidar do planejamento

Mesmo quando um profissional tem objetivos claros para conquistar mais clientes, ainda há aqueles que se esquecem de traçar um plano igualmente claro para alcançar essas metas. Declarar suas intenções é a parte fácil do processo. O mais difícil é saber o que fazer para transformar essas intenções em realidade, tornando-se mais competitivo.

O básico que você precisa é ter um prazo para alcançar a sua meta, um método para seguir e uma forma de medir seu progresso ao longo do caminho. Depois, é bom ter alguns planos de contingência, caso algo dê errado. Não é necessário planejar cada detalhe exaustivamente, apenas o suficiente para ter alguma segurança.

Leia mais: Qual a diferença entre planejamento e controle financeiro?

3. Manter uma atitude inflexível

Esse ponto é um pouco mais subjetivo, mas ainda é um problema recorrente para muitos empreendedores. Alguns, depois que estabelecem um objetivo e montam um plano, se recusam ferrenhamente a alterá-lo, por qualquer motivo que seja, mesmo quando fica claro que suas ideias iniciais não correspondem à realidade.

Como você já deve imaginar, isso é o que leva muitos bons negócios a perderem clientes e oportunidades de crescimento. A solução aqui, na verdade, é uma mudança de postura em relação ao próprio negócio.

É importante ter persistência, mas ela não deve se sobrepor a possíveis evidências. Sempre analise o contexto antes de confirmar suas decisões e tenha alguma flexibilidade para lidar com mudanças nos planos.

4. Não eliminar gargalos

Por mais que a ideia de atrair um número cada vez maior de leads por meio de divulgação seja interessante, é bom lembrar que, para conquistar mais clientes, eles precisam ser bem atendidos. E isso não é possível quando há gargalos de produção e atendimento que impedem a realização de seus serviços.

Alguns gargalos não são realmente eliminados. Você sempre terá um limite de quantas pessoas podem ser atendidas por dia. Porém, é possível trabalhar para evitar que essas limitações se tornem um problema no dia a dia. Ampliar sua equipe e reorganizar seus processos, por exemplo, evita que você tenha que dispensar potenciais clientes.

5. Não investir em canais de vendas online

Com a ajuda da internet, vários empreendimentos que antes não podiam ser implementados passaram a ter muito mais oportunidades de crescimento. Porém, depois que esse canal se tornou um padrão para todo tipo de negócio, também passou a ser necessário usá-lo com mais eficiência, especialmente as redes sociais.

Ter uma loja virtual, por exemplo, é praticamente obrigatório para garantir o sucesso de muitos negócios. Porém, além disso, é importante construir um público bem engajado nas redes sociais. Se você tiver uma boa variedade de canais de vendas, será mais fácil ampliar seu público ao longo do tempo e garantir o crescimento da empresa.

Leia mais: Como ter sucesso com venda remota?

6. Não investir no pós-venda

Um dos maiores erros que muitos empreendedores cometem na hora de conquistar mais clientes é achar que o trabalho acaba logo depois que o serviço for realizado. Pelo contrário, se você quer que o seu público se apegue à sua marca e seja fidelizado, é necessário investir bastante no processo de pós-venda.

A forma como você conduz isso também pode variar bastante. Em alguns negócios, vale atuar como consultor de um único cliente, dando atenção exclusiva a ele. Em outros, o melhor a fazer é indicar as pessoas para suas redes sociais e outros canais de contato, pelos quais você pode manter uma comunicação ativa com todo o público.

Leia mais: Por que o pós-venda é tão importante quanto a venda?

7. Fazer promessas que não pode cumprir

Por fim, existem empreendedores que tentam obter mais clientes a partir de promessas mirabolantes, as quais estão muito além de seu alcance no momento. Apesar de parecer uma solução para alguns casos, esse plano quase sempre tem o efeito oposto do desejado.

Primeiro, muitos consumidores já estão cientes desse tipo de prática e estão preparados para evitar anúncios que pareçam bons demais para serem verdadeiros, fazendo com que você perca em prospecção. Além disso, mesmo que alguns clientes fechem negócio, eles podem cancelar o serviço assim que perceberem que você não pode entregar o prometido. E essa notícia se espalhará rapidamente, dificultando fechar com novos clientes.

Agora que você entende o que pode estar te impedindo de conquistar mais clientes, é hora de mudar algumas atitudes em seu trabalho. Mesmo com pequenas alterações em suas estratégias, você já terá chances bem melhores de continuar crescendo.

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7 razões que te impedem de conquistar mais clientes

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Últimos comentários

Pedro Rufino B Rufino

8 julho 2022

Todos as dicas são muito boas para aprimorar e melhorar os negócios, muito grato.

Julia

24 junho 2021

Amei as dicas ! Pra quem está iniciando um novo caminho, uma nova profissão esses conselhos e tudo de bom ,pois nos direcionam e amplia nossa visão de empreendedor . Obrigada.

Jose Antônio Estevão

2 junho 2021

Muito, construtivo este site

Sergio luz

15 abril 2021

Muito bom ter conselheiros que dão aulas para nós profissionais que mesmo sendo exper precisamos aprender mais PARABÉNS A TODA EQUIPE NINJA