Como detectar encanamento na parede antes de usar a furadeira?

detectar encanamento na parede
3 minutos para ler

Ao fazer uma reforma, é comum que você precise furar as paredes para instalar suportes e coisas do tipo. Alguns clientes não gostam muito da ideia por causa da pintura, mas há motivos maiores para se preocupar com isso, principalmente a possibilidade de danificar o encanamento da casa.

Caso um cano seja perfurado, as consequências podem ser bem graves, com infiltrações pesadas e desperdício de água. Felizmente, existem algumas formas de detectar encanamento na parede antes de começar a usar a furadeira, dando um pouco mais de segurança para você e o seu cliente.

Além de ser um bom diferencial para qualquer profissional da área, essa também é uma forma de evitar acidentes durante o serviço, eliminando possíveis dívidas e retrabalhos. Para te ajudar com isso, listamos algumas dicas simples para detectar o encanamento na parede antes de começar a furar. Confira.

Use o mapa de encanamento

Clientes mais cuidadosos ou aqueles que pedem serviços em maior escala tendem a estar bem preparados. E uma das coisas que eles podem fazer por você é trazer o mapa de encanamento da casa. Trata-se de uma planta na qual os canos aparecem marcados, permitindo que você sempre saiba a localização deles antes de fazer os furos.

Mesmo com o mapa em mãos, tenha certeza de conferir a sua data de criação e pergunte se houve outra reforma grande desde então. Afinal, alguns canos podem ter mudado de lugar após a reestruturação, o que aumenta as chances de erros.

Siga as entradas e saídas de água

Caso você não tenha acesso ao mapa de encanamento ou suspeite que o mesmo está desatualizado, há outras formas de detectar o encanamento na parede. Um exemplo geral, mas não super preciso, é observar as entradas e saídas de água na casa, como pias, torneiras e afins, seguido uma linha horizontal e uma vertical.

Via de regra, os encanamentos não são colocados inclinados, seguindo sempre na vertical ou na horizontal a partir dos canos. Então, se você não furar diretamente acima, abaixo ou aos lados desses espaços, não deverá ter problemas.

Procure por marcas na alvenaria

Em uma parede de alvenaria, é possível que existam marcas decorrentes da instalação dos canos. Basta procurar por uma leve mudança de cor e irregularidades na superfície. Desde que evite furar próximo desses locais, seja para a reforma, seja para fazer um pequeno reparo, você não deve ter dificuldades para desviar do encanamento.

Use equipamento de detecção

Por fim, se todas as opções se esgotarem, você ainda pode utilizar um scanner de detecção para mapear os canos e evitá-los. Isso é mais útil em projetos grandes, quando você precisa ter todos os detalhes para entregar um bom resultado. No entanto, o aparelho ainda pode ajudar em serviços um pouco menores.

Com essas dicas, será mais fácil detectar encanamento na parede antes de usar a furadeira. É uma pequena precaução que poupa muitas dores de cabeça e diminui os custos com materiais para todos os envolvidos.

Quer continuar aprendendo? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades.

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Um comentário em “Como detectar encanamento na parede antes de usar a furadeira?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.