Ao fazer uma reforma, é comum que você precise furar as paredes para instalar suportes e coisas do tipo. Alguns clientes não gostam muito da ideia por causa da pintura, mas há motivos maiores para se preocupar com isso, principalmente a possibilidade de danificar o encanamento da casa.

Caso um cano seja perfurado, as consequências podem ser bem graves, com infiltrações pesadas e desperdício de água. Felizmente, existem algumas formas de detectar encanamento na parede antes de começar a usar a furadeira, dando um pouco mais de segurança para você e o seu cliente.

Além de ser um bom diferencial para qualquer profissional da área, essa também é uma forma de evitar acidentes durante o serviço, eliminando possíveis dívidas e retrabalhos. Para te ajudar com isso, listamos algumas dicas simples para detectar o encanamento na parede antes de começar a furar. Confira.

Use o mapa de encanamento

Clientes mais cuidadosos ou aqueles que pedem serviços em maior escala tendem a estar bem preparados. E uma das coisas que eles podem fazer por você é trazer o mapa de encanamento da casa. Trata-se de uma planta na qual os canos aparecem marcados, permitindo que você sempre saiba a localização deles antes de fazer os furos.

Mesmo com o mapa em mãos, tenha certeza de conferir a sua data de criação e pergunte se houve outra reforma grande desde então. Afinal, alguns canos podem ter mudado de lugar após a reestruturação, o que aumenta as chances de erros.

Leia mais: Aprenda a fazer laudo técnico para reformas eficientes

Siga as entradas e saídas de água

Caso você não tenha acesso ao mapa de encanamento ou suspeite que o mesmo está desatualizado, há outras formas de detectar o encanamento na parede. Um exemplo geral, mas não super preciso, é observar as entradas e saídas de água na casa, como pias, torneiras e afins, seguido uma linha horizontal e uma vertical.

Via de regra, os encanamentos não são colocados inclinados, seguindo sempre na vertical ou na horizontal a partir dos canos. Então, se você não furar diretamente acima, abaixo ou aos lados desses espaços, não deverá ter problemas.

Procure por marcas na alvenaria

Em uma parede de alvenaria, é possível que existam marcas decorrentes da instalação dos canos. Basta procurar por uma leve mudança de cor e irregularidades na superfície. Desde que evite furar próximo desses locais, seja para a reforma, seja para fazer um pequeno reparo, você não deve ter dificuldades para desviar do encanamento.

Leia mais: Pequenos reparos domésticos: domine 7 serviços e ganhe mais clientes

Use equipamento de detecção

Por fim, se todas as opções se esgotarem, você ainda pode utilizar um scanner de detecção para mapear os canos e evitá-los. Isso é mais útil em projetos grandes, quando você precisa ter todos os detalhes para entregar um bom resultado. No entanto, o aparelho ainda pode ajudar em serviços um pouco menores.

Com essas dicas, será mais fácil detectar encanamento na parede antes de usar a furadeira. É uma pequena precaução que poupa muitas dores de cabeça e diminui os custos com materiais para todos os envolvidos.

Leia mais: Aprenda como fazer estimativa de custos de materiais

Está precisando de ajuda com reformas e ainda não tem certeza se a parede não possui nenhum encanamento? Contrate agora mesmo um profissional no GetNinjas!

E se você trabalha com reformas e reparos e esta em buca de aumentar a sua clientela, cadastre-se no GetNinjas!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

Mauricio Pereira de Paula

5 novembro 2020

Estas dicas são muito importantes para nosso dia a dia. Muito bom, parabéns.