Entenda de uma vez por todas o que é o funil de vendas e quais são suas etapas!

Ao abrirmos uma empresa, a primeira coisa que pensamos é: como vamos conseguir alavancar as vendas?

Afinal, o funcionamento de um negócio depende diretamente das vendas e do seu faturamento. Sem dinheiro, não é possível pagar os funcionários, os colaboradores, a reposição de estoque ou as contas. 

E é por isso que o cliente sem deve ser a prioridade número um. Será ele quem acreditará no seu negócio e contribuirá financeiramente para a sua atividade.

Mas, tirando o olhar da empresa, você já parou para se perguntar qual a jornada que o cliente passa?

Desde a primeira propaganda vista sobre a marca até a ida a loja para comprar um produto, o cliente passa por diferentes etapas e diferentes momentos de consciência. Chamamos esse processo de funil de vendas.

A venda por inbound marketing, por exemplo, é o poder de atrair o cliente até a sua marca de maneira passiva usando, entre tantas outras coisas, o funil de venda.

Nesse sentido, seu conhecimento e seu domínio são essenciais para qualquer empreendedor com um negócio de sucesso.

Pensando nisso, escrevemos esse conteúdo para te explicar tudo sobre o funil de vendas: o que é, como funciona, como construir e por que ter um.

Acompanhe a leitura até o final e coloque as dicas em práticas dentro da sua empresa.

O que é funil de vendas?

Pipeline, em inglês, é uma jornada estratégica que mostra o caminho que o cliente deve percorrer, desde seu primeiro contato à decisão de compra.

Seu objetivo, então, é conseguir mapear todos os passos para o fechamento de um negócio, indo de captação do lead à conversão e fechamento.

É uma representação gráfica, em forma de funil, que deixa a jornada mais visual, facilitando o entendimento e o acompanhamento de resultados.

Um dos motivos para a assertividade do funil de vendas é a formação de uma aliança entre o time de vendas e de marketing, permitindo a construção de abordagens cada vez mais efetivas.

Além disso, o funil de vendas é feito para a atração de clientes a partir do Inbound Marketing, estratégia feita com o intuito de criar conteúdos para a atração do lead até a marca. 

Em outras palavras, é fazer o cliente chegar até à loja e à compra.

Nesse sentido, o funil de vendas é dividido em três etapas:

  • Topo de funil;
  • Meio de funil;
  • Fundo de funil.

Ao percorrer essa trajetória, o indivíduo começa como visitante, lead, oportunidade e, finalmente, torna-se venda.

Para fazer um bom trabalho, é importante entender como funciona cada parte desse processo.

Topo de funil

Carinhosamente chamada de ToFu (top of the funnel), esse é o momento inicial do processo. Nessa etapa, o visitante possui uma dor, mas ainda não a compreende completamente.

Ao entrar em contato com a empresa, ele passará por um momento de consciência, reconhecendo que tem um problema para ser resolvido. Por isso, o papel da marca, nesse momento, é educar.

Por exemplo, se estamos falando de uma loja de cadeiras, um bom conteúdo seria “Por que sinto dor nas costas ao trabalhar?”.

Dessa forma, o visitante conseguiria entender que o tipo de cadeira que está utilizando pode prejudicar sua coluna e, aos poucos, ele perceberá que a solução é comprar uma nova cadeira, mesmo que a marca não tenha falado sobre seus produtos.

Por isso, crie materiais ricos, como infográficos, posts em blogs, ebooks e outros tipos de materiais. 

Esse processo cria um relacionamento com o possível cliente e o avança no funil de vendas.

Meio de funil

Apelidada de MoFu (middle of the funnel), é o momento em que os indivíduos são  leads.

Nesse nível de consciência, ele já reconhece que possui uma dor e está em busca da solução. Por isso, é papel da marca trazer conteúdos com um nível um pouco mais técnico, com dicas e técnicas que podem ajudá-los.

Seguindo o exemplo da loja de cadeiras, um bom conteúdo seria “Qual a postura correta para trabalhar?”.

Existem diversos meios de comunicação que essa etapa pode ser realizada, como e-mail marketing, site e redes sociais.

Fundo de funil

Chamado de BoFu (bottom of the funnel), os leads na verdade já são oportunidades prontas para se tornarem vendas. Ou seja, essa etapa também é conhecida por ser o momento de conversão de vendas.

Os usuário já tem consciência do seu problema, reconhece qual a solução, entende as opções do mercado e está no momento de tomada de decisão.

Nessa etapa, o indivíduo já deve sentir confiança na sua marca, sendo o momento perfeito de ouvir a proposta e fechar o negócio.

Nesse momento, pode ser interessante dar um incentivo para o usuário, como um cupom de desconto, frete grátis, brinde ou algum outro tipo de dedução.

Em suma, essas são as três etapas do funil de vendas. Mas, quando o empreendedor tem um negócio muito segmentado, será que vale a pena usar o funil?

Leia também: 8 passos para construir sua reputação online

Funil de vendas é válido para qualquer tipo de negócio?

Independente do segmento, se um produto ou serviço é comercializado, ele possui um funil de vendas.

Essa estratégia, aliás, é muito utilizada por várias empresas, de grandes a pequenas. Se você possui um negócio e deseja escalá-lo, isso já é o suficiente para o uso do funil.

Agora, existe uma coisa importante a se dizer: todo comprador não passará por todas as etapas do funil.

Afinal, o funil de vendas é um cenário ideal e cabe a você, como marca, ter todas as bases bem estruturadas. Mas é natural que cheguem clientes de todas as etapas.

Por exemplo, voltando à loja de cadeiras, é possível que um comprador feche negócio no primeiro contato, pois ele já pode ter consciência da sua dor e estar à procura de solução.

Esses passos são a trajetória que você constrói para o seu cliente, mas nunca se esqueça que ele não precisa seguir à risca.

Como construir um funil de vendas

Nessa altura do campeonato, acho que você já percebeu a tamanha importância do funil de vendas para um negócio. Mas de nada adianta a teoria sem a prática, né?

Por isso, separamos alguns passos para você começar a utilizar o funil de vendas hoje.

#1 – Entenda a jornada de compra

Uma coisa é clara: se o seu produto ou serviço está vendendo, você possui uma jornada de compras, mesmo que ela não seja assertiva ou estratégica.

Por isso, o primeiro passo é mapear esse processo. As pessoas procuram a marca pelo WhatsApp? Instagram? Site? Pessoalmente? Analise o seu negócio e quais passos o consumidor passa a até realizar a compra.

#2 – Defina os marcos da jornada

Com o processo mapeado, tenho certeza que você vai ter identificado pontos positivos e de melhorias na sua jornada atual.

Por tanto, esse é o momento de decidir como será a sua nova jornada e quais marcos você escolherá.

Basicamente, o marco representará a mudança de visitante para lead para oportunidade e, por último, para venda.

#3 – Detalha as etapas do seu funil

Agora você já possui o mapeamento das vendas do seu negócio feito e, ainda por cima, pontos positivos, pontos de melhoria e os marcos que deseja implementar.

Esse é o momento de pegar essas informações, juntar com o conteúdo aprendido sobre funil de vendas e montar os planos de ação.

Por exemplo, voltando à loja de cadeiras. Vamos supor que o marco para ser lead seja acompanhar no Instagram ou em outro meio de comunicação.

Essa situação ainda é o topo do funil, em que a marca deve criar materiais ricos gratuitos, então, o que poderia ser feito?

Um documento explicando as melhores posturas e como fazer um home office confortável, por exemplo. Ele poderia ser disponibilizado via PDF na bio do Instagram da marca.

Percebe como isso atrai o seguidor para a conta? No momento que ele seguir, ele estará avançando na jornada de compra.

Basicamente, é isso que você deve fazer: olhar para onde você está, onde quer chegar e como funciona o funil de vendas.

Trace planos de ação, coloque prazos sustentáveis e mãos na massa.

Confira também: Conheça 7 razões que te impedem de conquistar mais clientes

Por que ter um funil de vendas?

Para fechar com chave de ouro, você sabe todos os motivos pelo qual deve ter um funil de vendas?

  • Estrutura uma jornada de vendas constante para o consumidor;
  • Ajuda o lead a se sentir próximo e acompanhado pela marca;
  • Potencializar as vendas;
  • Gera mais oportunidades em menos tempo;
  • Gera a otimização de diferentes processos;
  • Gera previsibilidade de resultado;
  • Acompanhamento de metas mais claro;
  • Maior aproveitamento de oportunidades;
  • Construção de um melhor relacionamento com o cliente.

No geral, o funil de vendas tornará sua empresa mais estratégica, assertiva e produtiva. Quem não deseja isso para o próprio negócio?

Entendeu tudo que precisava sobre o funil de vendas?

Funil de vendas: o que é?

O funil de vendas é maravilhoso, né?

Trazendo otimização de processos e estratégia nas abordagens, o funil é capaz de revolucionar os resultados de uma empresa. Por isso, separe um tempo da sua rotina para seguir os passos mostrados. Mapeie sua empresa hoje, anote marcos importantes e trace os planos de ação.

O GetNinjas é uma plataforma que conecta quem precisa com quem sabe fazer. Que tal aproveitar para se cadastrar no nosso aplicativo, conquistar mais clientes e colocar em prática o que você aprendeu nesse post sobre funil de vendas?

Saiba mais:


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *