8 passos para construir sua reputação online

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Quando você é um profissional autônomo, sua facilidade para encontrar novos clientes depende diretamente da sua reputação. Quanto mais recomendações você tem, mais fácil é apresentar seus serviços a novas pessoas. Hoje, a reputação online é uma das que têm maior peso no mercado.

Considerando que boa parte da aquisição de clientes depende de ferramentas digitais e campanhas na internet, ter uma série de avaliações favoráveis é sempre positivo. E se você souber como cultivá-las, pode ter certeza de que sua reputação vai atrair mais clientes e aumentar a sua rentabilidade em longo prazo.

Para te ajudar a promover a reputação online, trouxemos 8 dicas práticas que você pode seguir. Acompanhe!

1. Exercite a empatia no atendimento

A forma como você recebe seus clientes faz toda a diferença na maneira como eles te percebem. E, consequentemente, também afeta a opinião que eles têm a seu respeito. Por isso que ter uma postura positiva, educada e empática é sempre o melhor caminho para construir uma boa reputação diante do seu público.

Para isso, é importante escolher bem a sua linguagem, sempre priorizando o entendimento da demanda do seu cliente e como você pode atendê-la. Se você manter essa atitude durante todo o serviço, respondendo dúvidas e evitando brigas, logo verá como mais pessoas se sentirão bem em te contratar.

2. Seja uma autoridade em sua área

Ser humilde é muito importante em qualquer campo. Afinal, sempre há coisas que você pode aprender para melhorar seu trabalho. Porém, isso não significa que você deve se portar como um amador ou alguém sem entendimento do tema o tempo todo. Também é importante transmitir confiança para seus clientes quando eles vão te procurar.

Para poder se apresentar como uma autoridade em sua área de trabalho, você precisa, primeiro, entender bastante do tema. Continuar estudando e se atualizando é indispensável para isso. Caso você tenha conhecimento aprofundado sobre o tema, não tenha medo de demonstrar, desde que se responsabilize por qualquer erro e entregue o serviço prometido. Isso apenas melhora a sua imagem.

3. Tenha consistência em seu serviço

Todos já conheceram algum profissional ou empresa que funciona bem em uma hora e muito mal em outra. Que atende bem rápido num dia e que passa semanas sem responder depois disso. Essa inconsistência pode prejudicar bastante a sua reputação online diante de seus clientes e te custar vários novos negócios.

Para manter um nível adequado de consistência, você precisa ter um cronograma bem organizado, criando uma agenda de trabalho e estando sempre ativo durante o horário comercial. Dessa forma, é possível dar mais garantias aos seus clientes de que receberão o benefício que esperam. Isso evita o risco de que algum deles fique muito tempo sem resposta ou não tenha suas demandas devidamente atendidas.

4. Crie uma relação de reciprocidade

A ideia de que toda relação é uma troca é algo comum para muitos grupos, especialmente no que diz respeito à contratação de um serviço. Afinal, o cliente paga por determinada solução e você a entrega em tempo hábil. Porém, você pode levar esse tipo de dinâmica um pouco mais além.

Por exemplo, você tem a opção de oferecer algum serviço extra para um cliente cativo ou um período de garantia. Dessa forma, também há uma boa chance de que ele retribua com um pagamento extra ou sendo mais compreensivo caso haja alguma complicação no processo.

5. Receba e responda às críticas

Um dos erros mais comuns para quem está tentando construir uma reputação online é simplesmente ignorar as críticas e avaliações negativas, tentar apagá-las por completo ou respondê-las de forma agressiva. Como você já deve imaginar, esse tipo de atitude apenas piora a situação e prejudica a sua imagem.

A solução aqui não é ignorar críticas, mas ouvi-las, responder de forma educada e buscar uma solução para o cliente. É verdade que alguns problemas e pontos de insatisfação serão inevitáveis, mas você tem muito a ganhar por reconhecer essas falhas e corrigi-las.

6. Construa uma prova social

O conceito de prova social é bem comum, mesmo que o termo não seja tão conhecido. Basicamente, ele se refere à ideia de que, para ter certeza de que algo é possível, é necessário ter provas disso. O mesmo vale na hora de atestar a qualidade do seu trabalho.

No caso de cada atendimento, essa prova pode aparecer naturalmente quando você entrega o serviço. Porém, você também pode construir uma campanha com base em um trabalho que já realizou e que mostra claramente a sua capacidade para o público, facilitando a conversão.

7. Faça parcerias estratégicas

Mesmo para microempreendedores individuais, contar com parceiros em seu trabalho pode fazer toda a diferença. Podem ser pessoas que atuam na mesma área, que têm algum serviço complementar ao seu ou apenas alguém que possa te indicar novos clientes em algum momento.

Se você escolher bons parceiros, pode começar a construir sua reputação online de forma rápida e consistente. Se o parceiro em questão for alguém que já tem um público amplo e fidelizado, então, sua palavra certamente será de grande valor para as pessoas que pretende alcançar. Em longo prazo, essas conexões vão contribuir com o crescimento de todas as partes envolvidas.

8. Seja acessível para seu público

Você deve pensar em como seus leads chegam até você e o quão fácil (ou difícil) é estabelecer esse contato. Quando um profissional é muito difícil de contratar, o público tende a desistir com mais facilidade e passar para a próxima opção — alguns antes mesmo de tentar.

Porém, se você é conhecido por ser acessível, apresentando vários canais de atendimento para seu público, todos vão se sentir mais à vontade para entrar em contato. Aliado a um bom serviço e atendimento de qualidade, essa postura te dará um desempenho bem mais eficaz.

Com as nossas dicas, você já pode dar os primeiros passos para construir sua reputação online. E se quiser facilitar ainda mais o contato com o público, o aplicativo GetNinjas está aqui para fazer essa ponte.

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