Em uma festa de qualidade, o bartender sempre sabe como melhorar, não é?

No cenário atual, que festas e eventos estão voltando com tudo, o trabalho de bartender possui um futuro de muita popularidade.

Se você já cogitou seguir essa carreira, esse é o momento perfeito para iniciar!

Por isso, criamos um guia do profissional bartender para que você comece com o pé direito. Aqui você vai:

  • Funções e responsabilidades do bartender
  • Áreas de atuação e média salarial
  • Porque trabalhar como bartender
  • Habilidades e formação desejada
  • Dicas
  • Boas práticas
  • Glossário

O que faz um bartender?

Em uma festa, o suporte de um bartender é essencial.

Antes de tudo, é importante saber que essa profissão possui diversos nomes, como bartender, barman, barista, chefe de bar ou até sommelier.

Para além do que já conhecemos da sua profissão, o bartender é responsável por tudo no espaço em que trabalha, seja a preparação de bebidas, o atendimento dos clientes, a limpeza do local ou a contagem de ingredientes e materiais.

A depender do espaço e da quantidade de demanda de trabalho, essas responsabilidades podem ser divididas entre os funcionários, da maneira que eles preferirem combinar.

Para seu funcionamento, utilizam a troca de turnos e podem possuir supervisão ocasional.

Burocraticamente falando, o cargo de bartender se enquadra dentro do Código Brasileiro da Ocupação (CBO) 5134-20, ou seja, “trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria”.

Suas responsabilidades

Mas, para você entender o dia a dia do profissional, preparamos uma lista com suas responsabilidades.

Portanto, o trabalho de barman envolve:

  • Preparar as bebidas solicitadas;
  • Servir os drinks e pedidos do cardápio;
  • Checar se o pedido está correto antes de servi-lo;
  • Levar a conta quando solicitado e, logo após, receber o pagamento;
  • Atender ao cliente, recebendo seu pedido e respondendo eventuais dúvidas;
  • Organizar o ambiente, mantendo os ingredientes e materiais separados e ordenados;
  • Conferir a contagem de materiais e ingredientes necessários para o preparo das ofertas do cardápio, como copo, bebidas alcoólicas, gelo, frutas, refrigerantes;
  • Manter os talheres, utensílios de mistura e copos limpos, tendo em vista que possui risco à saúde dos clientes. 
  • Esterilizar instrumentos e materiais;
  • Manter o ambiente limpo e higienizado, limpando o balcão e os equipamentos, com o intuito de garantir um serviço de qualidade;
  • Em alguns casos, o profissional também precisa conhecer técnicas específicas para o encantamento do público, como pirotecnia e malabarismo.
  • Em caso de turismo, pode ser requisitado que o profissional possua conhecimento de outros idiomas, como espanhol e inglês.

Suas responsabilidades são variáveis, podendo aumentar ou diminuir, a depender do local e do empregador.

Quais as áreas de atuação do bartender?

Para além das atividades e compromissos do barista, o mercado de trabalho é de importante conhecimento.

Antes de escolher como irá trabalhar, busque a faixa salarial e as áreas de destaque da profissão.

Quanto mais você conhece sobre o mercado atual, maiores as chances de conseguir uma boa oportunidade de trabalho. 

Por isso, separamos informações vitais para você se tornar um bartender de sucesso! 

Quais áreas de atuação posso me dedicar?

Como qualquer outra profissão, um bartender possui diversas possibilidades de carreiras. 

Em relação ao seu local de trabalho, por exemplo, existe um grande espectro de possibilidades.

O ramo de Entretenimento e Turismo são os de maior sucesso.

Assim, é possível trabalhar em locais como:

  • Bares;
  • Hotéis;
  • Restaurantes;
  • Cruzeiros marítimos, em que será necessária uma disponibilidade integral por temporada.

Além disso, o garçom trabalha em todo e qualquer tipo de evento, como:

  • Festas de casamento;
  • Confraternizações;
  • Festas de 15 anos;
  • Formaturas;
  • Despedida de solteiro;
  • Comemorações variadas.

Saindo de um panorama local e entrando no sentido burocrático da contratação, também há diversas possibilidades, como:

  • Trabalho fixo, com carteira assinada em um único estabelecimento;
  • Freelancer, sendo contratado por buffets, organizadores de eventos ou pessoas em festas informais;
  • Empresário, possuindo sua própria estrutura de bar e seu time especializado; 

Qual a média salarial do bartender?

Chegamos a uma parte essencial para sua decisão: a faixa salarial do trabalho de sommelier.

O ofício apresenta diferentes valores, podendo sair de R$ 1.200 à R$ 2.100.

Uma pesquisa oficial feita pelo CBO, que contou com mais de 20.000 bartenders no período de setembro de 2020 a agosto de 2021, mostrou que a jornada de 43 horas semanais, como CLT,  garante uma média de R$ 1.346 mensalmente. 

A cidade de maior contratações e um mercado mais próspero é São Paulo, no estado de São Paulo.

É importante reiterar que esse cálculo não envolve bonificações extras. Entretanto, no ramo, é comum os profissionais receberem, frequentemente, comissões, gorjetas, bônus, etc.

Por que trabalhar como bartender?

Nessa altura do campeonato, você pode não saber como tomar a decisão e isso é completamente natural.

Que tal recorrer a uma listinha de prós e contras?

Para te ajudar, vamos começar com 05 bons motivos para você entrar nesse ramo:

  1. É um mercado promissor;
  2. Permite conhecer novas pessoas e culturas;
  3. Você também pode degustar das bebidas;
  4. Com experiência, é possível abrir seu próprio negócio;
  5. Você é capaz de surpreender amigos e família em jantares.

A lista continua… Mas agora é o seu papel terminar.

E, para te ajudar a entender mais sobre o ofício, conheça os pré-requisitos e a formação desejada.

Quais são as habilidades de um bartender?

Para ser um bom profissional, sempre existem algumas qualidades importantes que devemos prezar e praticar.

Para lidar com consumo alcoólico, é importante que o profissional tenha um senso de responsabilidade e saiba lidar com situações adversas na eventualidade de ligar com clientes embriagados.

Além disso, por serem muitos pedidos e diversas pessoas para serem atendidas, é importante ter uma boa memória, atender bem ao cliente e possuir agilidade.

Dentro da cozinha, a quantidade dos ingredientes é essencial para o sucesso de uma receita. Por isso, cabe ao bartender ter noção de quantidades.

Por último, é essencial ter atenção com os utensílios de preparo, na tentativa de evitar prejuízos de alimentos e cortes ou incidentes perigosos.

No geral, é importante lembrar que ninguém nasce com todos os pré-requisitos de uma vaga. É com experiência que as habilidades são melhoradas e as pessoas se tornam experts!

O importante é tentar se arriscar e se conectar com seu público.

Qual a formação desejada de um bartender?

Inicialmente, para lidar com bebidas alcoólicas, é importante possuir mais de 18 anos.

Já em relação ao seu nível de ensino, não é necessário uma graduação universitária para a profissão, mas, geralmente, é exigido o ensino fundamental incompleto e 1 ano de experiência.

Entretanto, é preciso, no mínimo, acompanhar um profissional experiente do ramo, tendo em vista que é necessário aprender técnicas de preparo de bebidas.

Assim, é recomendável começar como auxiliar ou ajudante, para, no futuro, se tornar o próprio chefe de bar.

Além disso, o mais recomendável e profissional é a realização de cursos específicos profissionalizantes em escolas e associações.

Esse estudo pode ser feito também para objetivos recreativos, como servir um bom drinque aos amigos, mas é essencial para a profissão.

A formação permite maior conhecimento das variações de bebidas, conhecimento dos requisitos do mercado, entendimento de como abrir o próprio negócio, maior alcance de resultados e muito mais.

Dentro de uma especialização, então, você pode aprender até mesmo a vender seu  serviço de bartender.

Além disso, é necessário entender sobre:

  • Introdução, explicando o que é a profissão e seu dia a dia;
  • Materiais e equipamentos necessários para os preparos de drinks;
  • História do drink, pois é importante para ter autoridade na sua área;
  • Tipos de bebidas, tendo em vista que será sua principal função;
  • As bebidas que mais vendem, para entender o passo a passo dos drinks e coquetéis mais rentáveis;
  • Como decorar um drink, para que você saia do tradicional e impressione seu público e empregadores;
  • Como trabalhar em eventos sociais, não só para entender como se portar, mas para aprender sobre precificação;
  • Como ter e gerenciar uma equipe, para que você consiga crescer seu negócio e sua renda;
  • Como criar sua própria marca, pois ter uma marca com um bom posicionamento no mercado é essencial para conseguir se destacar;
  • Como fortalecer parcerias com cerimonialistas, tendo em vista que a base da sua renda serão os contatos que te contratam;
  • Entendendo a burocracia, pois existente papeladas importantes para a profissão está regulamentada;
  • Visão ao cliente, para aprender como deixá-los satisfeitos e impressioná-los;
  • Como agregar valor ao seu negócio, pois para o sucesso de um empreendimento, a valorização é fundamental;
  • Entendimento de fichas técnicas, para que você consiga interpretar medidas, ingredientes e métodos de preparo;
  • Mixologia, pois é a base para o processo criativo de drinks;
  • Classificação de bebidas, de acordo com o International Bartender Association (IBA);
  • Tipos de preparo, como montados, batidos, mexidos, com xarope, com licor;
  • Segurança em operação de bar, para entender sobre os tipos de risco, os equipamentos de proteção individual (EPIs) e até mesmo primeiros socorros;
  • Como usar as redes sociais a seu favor e vender mais.

Para saber mais, há algumas escolas e instituições que ministram o curso:

Confira também: 7 dicas infalíveis para um arquiteto fidelizar clientes

Dicas para ser um bartender

Para que você seja um profissional de excelência, é importante estar sempre em evolução.

Assim, separamos algumas dicas para você seguir e ser um ótimo profissional.

Para ser efetivo, anote as dicas e pratique no seu dia a dia.

Como ser um profissional de sucesso

Como profissionais, podemos sempre ser melhores e essas dicas são para você conseguir, verdadeiramente, encantar os seus clientes.

#1 – Use a medida certa de ingredientes

Afinal, ninguém quer receber um drink muito azedo, não é? Por isso, dedique um tempo para ser especialista na quantidade de ingredientes, pois ele é decisivo para o sabor dos seus drinks. 

#2 – Seja simpático e atencioso

Sabe aquele negócio que o cliente é a prioridade número 01? Pois é, é verdade! Para ter um serviço de qualidade é importante ser simpático com o cliente, atendendo seus pedidos e mantendo a educação.

Ter um bom relacionamento com seu público, garante sua popularidade, autoridade no ramo e até mesmo boas gorjetas! 

#3 – Treine sua memória

A essa altura, você pode já ter se perguntado: como acompanhar todos os pedidos? Por isso é essencial uma boa memória!

Mas calma, não precisa se desesperar. Caso sua memória não te ajude, possua um sistema de anotações organizado e exercite sua memória aos poucos. 

#4 – Seja limpo e organizado

Quando falamos em alimentação e bebida, um ambiente limpo é essencial para a satisfação dos seus clientes. 

Além disso, um bar sujo e desorganizado pode gerar perda de materiais ou até mesmo infecções. 

#5 – Alie seus pontos fortes a bebidas famosas

Na hora de contratar um serviço, se o profissional não souber um clássico, você fica com o pé atrás?

É a mesma coisa no ramo dos bartenders. Para mostrar suas especialidades, é importante que você seja mestre nos principais drinks.

#6 – Ofereça diferentes opções

Sabe quando você entra em um restaurante e não faz ideia do que pedir? Grande parte dos seus clientes estarão assim!

Por isso, quando eles solicitarem alguma recomendação, entenda suas preferências e forneça o drink perfeito!

#7 – Explore de diferentes comunicações

Que o sucesso de todo negócio está na divulgação em redes sociais, todos sabemos. E, por isso, está na hora de você usar isso a seu favor.

Livros para ser um profissional de sucesso

Uma pessoa muito sábia disse por aí que todo conhecimento é pouco. Assim, fizemos uma lista de livros para que se mantenha em modo beta sempre.

#1 – O mundo do bartender

Guia do profissional: Bartender

Lançado pelo Senac São Paulo em 2020, possui 410 páginas sobre a rotina do bartender e suas atribuições. Pedro Alves Cardoso e Luísa Corrêa detalham as funções do profissional e trazem informações técnicas, tendências do mercado e mais para o leitor.

O livro busca inovação e criatividade dentro da profissão, incentivando a visão do bartender como empreendedor.

Além disso, são apresentadas mais de 80 receitas de coquetéis nacionais e internacionais, perfeita para você começar com a mão na massa ou, melhor dizendo, na taça!

#2 – Os segredos do gim

Guia do profissional: Bartender

Lançado em 2016, esse é o único livro nacional da área, explorando todo o universo do gim em 216 páginas, como:

  • formas de consumo;
  • surgimento e história da bebida;
  • legislação brasileira, no que tange a produção e consumo;
  • ervas aromáticas utilizadas no preparo
  • processo de destilação;
  • grandes líderes mundiais na fabricação do gim;
  • principais marcas brasileiras
  • coquetéis mais consumidos
  • coquetéis mais exóticos. 

O livro possui uma comunicação didática, sendo ilustrado, e ainda, de bônus, apresentando bares de gim ao redor do mundo.

#3 – As bebidas incríveis de Mr. Lyan

Guia do profissional: Bartender

Ryan Chetiyawardana – empresário, escritor e considerado um dos melhores bartenders do mundo – escreveu este livro com o propósito de simplificar a criação de drinks em casa, garantindo sabores impressionantes.

O dono de bares londrinos conhecidos mundialmente – como White Lyan e Dandelyan – publicou o livro em 2017 e já mudou a vida de milhares de bartenders ao redor do mundo.

#4 – Mixologia: o universo do bartender cientista

Guia do profissional: Bartender

Também produzido pelo Senac, foi lançado em 2019 com o objetivo de mostrar os bastidores dos bares, com fotografias surpreendentes.

O livro revela os segredos para diversas preparações de drinks, incluindo técnicas e dicas dos melhores bares do mundo, com um olhar científico e filosófico na busca por inovação e sabor.

Boas práticas de como ser um profissional da área

Como você já esperava, o GetNinjas não iria te deixar na mão. Por isso, mesmo que você não possua um conhecimento prático, separamos algumas dicas do dia a dia.

Não se esqueça, porque em um futuro próximo você irá precisar!

  • Não faça drinks improvisados ou misture ingredientes sem testar previamente. Antes de você oferecer ao cliente, você precisa entender o sabor e o efeito da bebida.
  • Os drinks nunca podem ser preparados previamente, e sim feitos e servidos na hora, tendo em vista que a demora pode estragar o visual e sabor da bebida. 
  • Se você estiver servindo destilados, deve acompanhar a água, pois são bebidas que podem desidratar o cliente.
  • Em um evento, evite servir as bebidas mais doces antes de servir as refeições, pois elas podem passar uma sensação de estômago satisfeito.
  • O visual das suas bebidas é tão importante quanto os sabores. Invista em um drink saboroso, adequado à ocasião e bonito.
  • Nunca beba enquanto estiver de serviço e, se você tiver que experimentar o drink, não faça na frente do cliente.

Como criar um ciclo de vendas

Agora você já até pode ter decidido ser um bartender, mas, para você começar de fato, é preciso do mais importante: clientes!

Apesar de, no início, ser difícil, existem técnicas que podem aumentar sua cartela de clientes, como, por exemplo, o ciclo de vendas.

O ciclo de vendas representa o período de tempo que uma pessoa passa para conhecer o seu negócio até, de fato, contratá-lo e usufruir do serviço.

Para que você possa encurtar esse período de tempo, existem algumas dicas que podem te ajudar:

Crie um perfil nas redes sociais

As redes sociais, inicialmente, possuíam o objetivo de conectar pessoas. Entretanto, seu uso e popularidade, principalmente com a pandemia, transformou as redes em uma espécie de shopping.

Na busca de um serviço específico, as pessoas entram no Instagram ou Twitter e procuram um profissional que possa ofertar. 

Além disso, ainda há a oportunidade de divulgar o seu negócio como patrocínio, ou seja, pagar a rede para mostrar sua marca no público do seu interesse.

Ter uma presença digital é fundamental para ter uma marca com um bom posicionamento no mercado.

Crie um site para chamar de seu

As redes sociais podem fazer coisas maravilhosas para você, acredite!

Mas, no fim do dia, a sua audiência no Instagram é, na verdade, a audiência do Instagram. E, caso a plataforma caia ou haja qualquer problema, seu público também se perderá.

Com a criação do próprio site, isso não será um problema. Por ser o seu domínio, o público também será completamente seu.

Você pode até publicar conteúdos sobre o universo dos drinks e conquistar novos clientes. Quem sabe?

Possua um cartão de visitas

Na hora de contratar um serviço, sempre parece mais profissional quando o possível novo contratado te entrega um cartão de visitas, não é?

Por ser um elemento visual, o cartão de visitas melhora a memória da sua marca com o seu público, além de entregar todas as informações necessárias com fácil acesso para o cliente, como número de contato, conta do Insta ou o que mais você precisar inserir.

Utilize o boca a boca

Por que não fazer uma noite de drinks com seus conhecidos e pedir em troca uma divulgação? Ou até mesmo, se você já teve clientes, solicite que eles indiquem seus serviços.

A divulgação boca a boca, o mais antigo tipo de promoção, pode ser a mais efetiva.

Ao receber uma indicação de alguém familiar que já utilizou o serviço, o profissional indicado ganha mais confiança e autoridade pelo novo cliente, tendo em vista que ele está conhecendo por um depoimento positivo.

Utilize o WhatsApp

Mesmo não sendo uma rede com seguidores e posts, o WhatsApp é essencial para você alcançar as pessoas diretamente.

Você pode fazer uma imagem simples com o seu contato, seu trabalho e uma foto de um drink. Além disso, pode colocar um texto se apresentando e convidando as pessoas a te contratarem.

Depois disso, basta enviar em todos os grupos que está e pedir para as pessoas compartilharem em outros.

Esse tipo de divulgação se torna uma bola de neve e seus drinks podem chegar em diferentes lugares!

Produza panfletos

Com um valor acessível e fácil produção, o panfleto aumenta a memória afetiva do público, torna seu trabalho visual e aumenta sua propagação.

A parte boa da divulgação por panfletos é o alcance de pessoas. Essa estratégia é conhecida por chegar em muitas pessoas e na sua escolha de lugar.

Por isso, coloque panfletos em lugares estratégicos, como, por exemplo, uma academia com um público jovem. Uma das características desse tipo de público-alvo é a alta frequência em festas.

Assim, utilize espaços com o público-alvo desejado.

Use e abuse de nós, o GetNinjas!

Estamos há 10 anos conectando quem precisa com quem sabe fazer. Somos um aplicativo do qual profissionais podem se cadastrar para conseguirem clientes e aumentarem sua experiência, bem como a renda.

Transformamos vidas ao redor de todo o país, facilitando o dia a dia dos clientes e abrindo um espaço de crescimento para os profissionais brasileiro.

Queremos ser a primeira opção do cliente e a principal fonte de renda de profissionais autônomos e pequenas empresas.

Por isso, você, bartender, que está iniciando sua carreira, não fique tímido(a)! Venha nos conhecer e aproveitar oportunidades incríveis.

Glossário de bartender

Ainda com o objetivo de te ajudar, separamos algumas palavras que você estará familiarizado.

Há uma grande lista de bebidas, como: 

  • Aperol: aperitivo italiano com laranja, ruibarbo, quinquina e outros ingredientes.
  • Spritz: mistura de vinho – seja vermelho ou tinto – e água gaseificada.
  • Mojito: coquetel cubano de rum branco.
  • Margarita: de origem mexicana, é um coquetel com tequila, sal, licor de laranja e suco de limão.
  • Piña colada: coquetel portoriquenho doce de rum, leite de coco e abacaxi, podendo ser servido batido ou com gelo.
  • Daiquiri: também cubano, é preparado com rum, suco de lima e açúcar.
  • Cosmopolitan: bebida com vodca e suco de limão.
  • Martini: italiano, o gim é feito com gim e vermute seco, além disso, é conhecido pela sua finalização tradicional com azeitona.
  • Bloody Mary: nome referência a cor vermelha de bebida, possui de ingredientes vodca, suco de limão, molho inglês, suco de tomate, pimenta e tabasco
  • Aperol Spritz: coquetel italiano à base de prosecco (espumante italiano), Aperol e água com gás.
  • Mimosa: consiste em champagne e suco cítrico, sendo geralmente de laranja.
  • Sex on the beach: composto, geralmente, por vodca, pêssego e suco de laranja, podendo haver variações. Além disso, há uma versão não alcoólica chamada de Virgin on the beach.
  • Caipirinha: tradicional brasileira, é composta por cachaça, limão, açúcar e gelo. Possui variações como a caipiroska, com vodca, e a caipiríssima, com rum.

Leia também: Por que você deve oferecer um bom atendimento ao cliente?

Já sabe tudo que precisa para ser bartender no GetNinjas?

Guia do profissional: Bartender

Responsabilidades, área de atuação, média salarial, pré-requisitos, habilidades importantes, dicas, livros, boas práticas, criação de ciclo de vendas e, até mesmo, glossário.

Acredito que você já ouviu tudo e um pouco mais sobre a vida do bartender.

Então chegou a hora de botar a mão na massa, viu?

Agora que já estamos apresentados, venha conhecer o GetNinjas e criar uma grande cartela de clientes.
Cadastre-se como profissional e venha ser o bartender mais popular da rede!


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Roberto Dias Santos

3 dezembro 2021

Top de linha, Me ajudou muito seu artigo