Trabalhar por conta própria representa um grande desafio. Independentemente da área em que você atua, conseguir ter controle e recorrência de vendas é fundamental para manter a tranquilidade financeira e um crescimento sustentável do negócio.

Para os arquitetos, não é diferente: fidelizar clientes exige muito cuidado nas estratégias do dia a dia e pode ser uma excelente alternativa para construir uma boa reputação no mercado.

Que tal ver algumas dicas para fidelizar clientes e garantir a recorrência da receita? Continue a leitura!

1. Entregue o que foi combinado

O primeiro passo para criar uma boa relação com os clientes e fidelizá-los é entregar exatamente o que foi combinado. Para isso, é necessário que você sempre faça uma avaliação dos prazos prometidos, da estrutura, dos materiais sugeridos e, principalmente, do valor acordado.

Infelizmente, é comum o pensamento de que o orçamento “nunca será” aquele previamente combinado. Isso pode ser um estressor na relação entre o arquiteto e seu cliente.

2. Mantenha contato periódico com os clientes

A comunicação no mercado de trabalho é fundamental para a fidelização e garante ótimas indicações da sua empresa/escritório a novos clientes.

Para isso, é importante manter um contato periódico, apresentando os progressos do projeto, conversando com os consumidores e se mostrando prestativo durante todo o processo de planejamento e execução da obra.

3. Ofereça descontos e benefícios para contratações recorrentes

Sabemos que nem sempre um cliente fará o projeto de toda a casa. Muitas vezes, o trabalho começa com um cômodo e, aos poucos, vai se estendendo para outros ambientes.

É interessante que o arquiteto esteja sempre aberto a oferecer descontos e benefícios no caso de contratações recorrentes. Assim, fará com que o cliente lembre de seus trabalhos antes de buscar outra alternativa no mercado.

4. Atenda com excelência

O atendimento de qualidade é fundamental para a fidelização de clientes. É preciso que você seja capaz de fazer uma excelente leitura das necessidades e dos objetivos do consumidor, a fim de entregar as melhores soluções para essa pessoa.

A capacidade de adentrar na realidade do cliente para trazer soluções próximas do que ele realmente busca, dentro dos mais diversos contextos, é o que separa um profissional mediano de um incrível arquiteto.

5. Seja proativo

Os clientes costumam ter uma certa ansiedade quando solicitam um projeto, por isso, você deve ser capaz de entregar pequenos avanços para deixá-los mais tranquilos a respeito do andamento.

A proatividade é uma característica valorizada em todas as áreas, principalmente na arquitetura. Ao praticá-la, você fará com que seu trabalho tenha mais credibilidade perante o consumidor.

6. Demonstre confiança

É fundamental que o profissional seja capaz de demonstrar qualidade no trabalho desenvolvido e, a partir daí, conquistar a confiança dos seus clientes e prospects.

Afinal, se nem você confia no seu trabalho, quem fará isso? É preciso mostrar que, como profissional da área da arquitetura, você entende do que está falando e representa a melhor alternativa para seus consumidores.

7. Mostre que você é antenado em novidades

Arquitetos precisam estar sempre antenados às novidades. Logo, acompanhar blogs, eventos e outros profissionais é uma excelente estratégia para se atualizar e oferecer as melhores soluções.

Fidelizar clientes no mercado de arquitetura demanda alguns cuidados no dia a dia. Entender quais são as necessidades do seu consumidor, entregar qualidade e ter um atendimento diferenciado é fundamental para construir uma boa reputação no mercado.

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