Guia do profissional: músico
Você é músico ou deseja iniciar na carreira? Se a resposta for sim, leia nosso guia do profissional para tirar suas dúvidas!
Se você já foi adolescente, certamente teve uma banda preferida, mais de uma ou várias. Se já foi a algum show, já deve ter cantado junto com a banda – você e muitas outras pessoas (algumas próximas, outras, totalmente desconhecidas).
A questão é que a música tende a unir as pessoas. É uma linguagem universal. E não é por nada: quando nascemos, fomos embalados ao som da voz de nossas mães ou cuidadores. Aprendemos as primeiras lições com base em canções. A música faz parte do legado humano.
Muita gente já sonhou em ganhar dinheiro com música ou fazer dela uma profissão. Mas, será que vale a pena? Dá para viver de música?
Neste Guia, você vai saber tudo sobre a profissão de músico:
- O que o músico faz
- Onde pode atuar
- Quanto ganha
- Quais os benefícios desta carreira
- Quais habilidades e conhecimentos necessários para ser um bom profissional
- Dicas de como ter sucesso na área
- Indicação dos melhores cursos da área
- Boas práticas de como agir profissionalmente
- Glossário com alguns termos musicais para te animar a querer saber ainda mais sobre essa profissão
Vamos lá?
O que faz um músico?
A profissão de músico vai muito além da formação de uma banda e do canto. A vocalização é uma expressão musical que tem a voz como instrumento. Mas existem diversos outros instrumentos que são tocados por músicos. Alguns mais populares e globalizados, como a guitarra e a bateria, e outros específicos de algumas regiões, como o ukulele e a cítara.
Portanto, um músico ou musicista, é o profissional que toca e consegue interpretar obras ou partituras com instrumentos musicais, incluindo a voz, com a intenção de se expressar artisticamente.
A diferença entre o músico e o instrumentista, é que o primeiro consegue compor, interpretar e executar peças musicais, enquanto o segundo domina, com precisão, a técnica de um determinado instrumento.
O músico é também chamado de acordo com o instrumento que ele toca, por exemplo:
- Vocalista
- Guitarrista
- Baterista
- Pianista
- Baixista
- Violinista
Ah, e se você já ouviu alguma orquestra, o regente é também um profissional da música. Neste caso, é quem comanda o espetáculo.
O que você precisa saber para ser um músico
- Você pode trabalhar com música sem ter um bom ouvido ou talento para tocar um instrumento. Existem várias áreas de atuação no universo musical!
- Mas se você nasceu para ser músico e é o que mais ama fazer, vale a pena investir no mercado digital para impulsionar sua carreira.
- Na maioria dos casos, o músico profissional não precisa de uma formação específica, mas existem excelentes cursos de música para aprimorar o conhecimento e a prática.
Áreas de atuação
Na hora de escolher uma profissão, é preciso levar em conta diversos fatores, como habilidades, mercado de trabalho, áreas de atuação e salário ou rendimentos.
Mas se você pensa que o trabalho na área de música está restrito ao canto e a saber tocar um instrumento, está enganado.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é bastante amplo para o músico e para os amantes da música. Isso porque nem todo mundo tem o dom do “bom ouvido” para identificar e diferenciar as notas musicais e praticamente aprender a tocar sozinho. São raros os que já tem uma certa vocação para a profissão.
Por isso, mesmo que você não saiba ler as partituras, cantar ou tocar violão, é possível atuar em nichos do mercado que giram em torno da música.
Se você se especializar em canto, pode atuar:
- Em gravações, para peças publicitárias ou trabalhos em estúdio
- Com preparação vocal no coral e no teatro
- Em óperas e recitais
O instrumentista pode atuar em carreira solo ou em grupos instrumentais, orquestras e bandas em vários nichos do mercado, como:
- Projetos de instituições privadas ou públicas
- Apresentações ao vivo
- Estúdio
- Peças publicitárias e teatrais
- Gravações de trilha sonora
Se for para a área da composição e arranjo, pode:
- Criar partituras para instrumentistas e cantores
- Criar trilhas sonoras para filmes, animações, peças teatrais e jingles publicitários
- Produzir músicas para jogos eletrônicos
Se o interesse for unir música à pesquisa e educação, o músico pode desenvolver pesquisas importantes e ministrar aulas em:
- Instituições de ensino públicas ou privadas
- Projetos governamentais e não governamentais
Se você é apaixonado por orquestras e corais, pode atuar como regente musical, ou seja, aquele que seleciona e orienta os músicos na execução de uma peça musical a partir de suas condições e experiência.
Outra área de trabalho que exige bastante conhecimento em música e sonorização, além de conhecimento específico na área de construção de instrumentos musicais é a executada pelo luthier ou desenvolvedor de instrumentos. Neste caso, dá para trabalhar para empresas que produzem e vendem instrumentos musicais, ter seu próprio negócio ou ser consultor.
E como a tecnologia veio com tudo, um nicho de mercado interessante ao músico é oferecer consultoria às empresas que desenvolvem produtos, como softwares e programas de notação musical.
Por fim, o profissional da música deve ficar atento aos novos empreendimentos no mercado de trabalho. Assim, pode levar seu conhecimento e habilidades para:
- Trabalhar em gravadoras
- Representar artistas
- Trabalhar com direitos autorais e registros
Agora que você conheceu algumas áreas de atuação do músico ou de quem gostaria de trabalhar com a área da música, saiba quanto o profissional de música pode ganhar.
Qual a média salarial da profissão?
Usamos como referência de salário a do músico cantor e músico instrumentista, que são as especialidades com os melhores salários.
Tendo isso em vista, vamos começar pelo salário do músico intérprete cantor.
Até julho de 2022, a média salarial do cantor, no Brasil, ficou em torno de R$ 2.480,00 para uma jornada de 39 horas semanais, em regime CLT, sem considerar adicionais de trabalho, como bônus, hora intervalar, insalubridade, etc. O teto salarial ficou em torno de R$ 5.500,00.
Há variações conforme os seguintes critérios:
- Cidade e Estado de atuação
- Nível profissional e grau de formação
- Tipo e porte da empresa e setor de contratação, como restaurantes, produção musical e ensino de música
- Tempo de experiência
O setor que melhor paga o cantor é o de atividades de gravação de som e edição de música, onde o teto salarial chega a R$ 8.300,00. O setor de hotéis também paga bem, chegando a R$ 7.800,00.
Levando em conta os mesmos critérios, o salário do músico intérprete instrumentista é um pouco mais elevado. A média salarial ficou em torno de R$ 3.100,00, para uma jornada de 36 horas semanais, e o teto salarial chegou a quase R$ 7.000,00.
Neste caso, o setor em que o músico instrumentista melhor recebe é o de atividades de televisão aberta, com um teto salarial de R$ 12.270,00.
Tanto no caso do cantor, como do instrumentista, também há uma diferenciação entre trabalhar com música popular ou erudita.
Para finalizar, lançamos uma pergunta: você acha que o músico regente ganha mais do que o cantor ou instrumentista? Pois, em 2022, o salário médio do músico regente, no Brasil, girou em torno de R$ 2.400,00, e o teto, R$ 5.300,00. O setor em que ele mais recebe é o de atividades associativas ligadas à cultura e à arte, em que o teto salarial chega a R$ 7.000,00.
Por que trabalhar como músico?
Confira as habilidades e o conhecimento que você deve ter ou desenvolver para poder trabalhar como músico profissional.
Pré-requisitos para esta profissão
Como vimos, o mercado de trabalho para músicos ou apaixonados por música é gigante.
No entanto, se você deseja ser um músico instrumentista ou cantor, existem algumas habilidades que vão te ajudar muito a seguir esse caminho:
- Talento
- Dedicação
- Paixão pela música
- Ter um “bom ouvido”
- Ter habilidade manual, se for aprender a tocar instrumentos
- Gostar de estudar e pesquisar
- Saber trabalhar em equipe
- Ser perfeccionista, no sentido de buscar melhorias
- Saber ouvir críticas construtivas
- Ter disciplina para praticar, praticar e praticar
Algumas dessas habilidades são mais da ordem do inato, ou seja, se tem ou não tem, como o “bom ouvido” ou talento. Mas as outras podem e devem ser desenvolvidas.
Formação desejada
Para atuar como profissional de música, não é necessário ter a graduação em Música em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida e regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC).
Uma pessoa pode ter nascido com uma voz excelente, ter gostado de cantar a vida toda e, por isso, ter sido incentivado a estudar e correr atrás. Pode ser um autodidata e ter sucesso. Pode, também, buscar aulas de canto com um professor particular ou em uma escola de música.
Um pianista pode ter aprendido a tocar piano em um conservatório, uma instituição destinada ao ensino de música, e ser globalmente reconhecido pelo seu trabalho.
Você não precisa apresentar um diploma para ser reconhecido como músico.
No entanto, se você quiser aprofundar seu conhecimento geral sobre música, até mesmo para escolher o tipo de instrumento, nada melhor do que entrar na Universidade.
É no curso de Graduação em Música que você vai, entre outras coisas:
- Desenvolver habilidades musicais importantes
- Estudar a história da música
- Aprender a ler e compor partituras e peças musicais
- Aprender a regência
O curso de Música é dividido em 2 formações:
- Licenciatura
Voltado para a formação de professores para nível fundamental e médio, em escolas particulares ou públicas. O curso de licenciatura tem duração de 3 anos.
- Bacharelado
Voltado para a formação do profissional para atuar no mercado de trabalho. O bacharelado dura 4 anos.
A licenciatura acaba se tornando uma área de formação muito interessante para o profissional de música, pela quantidade de vagas disponíveis em escolas da rede pública, em que é obrigatória essa formação.
Para trabalhar em outras instituições de ensino, é preciso ter o diploma de bacharel e o registro na Ordem de Músicos do Brasil (OMB). Para dar aula em cursos de nível superior, no entanto, ainda é preciso ter uma pós-graduação.
De qualquer maneira, para atuar enquanto músico profissional, é preciso ter o registro da OMB, por meio de um exame teórico e prático, o que prova a qualidade de sua formação.
Com esse registro, o músico pode atuar em qualquer área musical e, ainda, prestar concurso público para tocar em orquestras sinfônicas, por exemplo.
Dicas
Confira nossas dicas de como ser um profissional de sucesso na área musical e quais faculdades oferecem os melhores cursos de música no Brasil.
Como ser um profissional de sucesso
As dicas, aqui, são voltadas para aqueles que querem investir na carreira de instrumentistas ou cantores.
As novas tecnologias mudaram radicalmente o mercado para músicos. Hoje em dia, é muito mais fácil entrar no mercado, pois existem diversas plataformas que englobam todos os gêneros musicais.
Se você quiser investir na profissão de músico, é importante definir seu nicho musical, pois é para esse determinado público-alvo que você está transmitindo suas “mensagens”.
Antigamente, para ser conhecido, era preciso produzir bons discos em estúdios para serem tocados nas rádios e, com essa divulgação, terem mais chances de serem vendidos.
Com essa mudança no cenário e a maior possibilidade de inserção no mercado, é preciso lidar com a concorrência de outras maneiras, o que envolve negociar com outras parceiras de mercado: produtores, engenheiros, gravadoras, donos de estúdios, marketeiros digitais, etc. Investir em shows e turnês é uma forma de aumentar o ganho financeiro, para complementar o que se ganha pelos serviços de streaming.
Confira nossas dicas de como ser um músico de sucesso:
- Pratique suas habilidades e aprimore seu talento
Se o mercado já é concorrido, não basta ter chegado a algum lugar de reconhecimento e achar que isso é suficiente. Continuar aprendendo significa melhorar cada vez mais. Isso não quer dizer trabalhar excessivamente, mas aprender a ter um contato cada vez mais natural com o instrumento que você toca ou com a sua voz.
- Divulgue seu trabalho
Hoje em dia, não basta ser excepcional no que você faz. É preciso mostrar isso para as pessoas. Há todo um estudo sobre como divulgar seu trabalho musical pela internet. Existem metodologias mais certeiras para cada tipo de plataforma digital. Construir uma identidade visual que tenha a ver com seu público-alvo também entra aqui. O marketing digital é a área que trabalha justamente com esse tipo de divulgação.
- Invista em um estúdio musical
Se a ideia for fechar uma banda com amigos, por exemplo, vale a pena pensar em ter um estúdio em casa. Com instrumentos em mãos e sabendo administrar os processos, é possível ter maior autonomia criativa e controle sobre o trabalho. O bom da parceria é poder dividir os custos e ter a liberdade de ensaiar quando quiser.
- Estude técnicas de composição
É fundamental saber usar a tecnologia disponível. Muitos artistas se voltam para as mixagens e produção, deixando de lado o processo criativo. Um dos grandes diferenciais de um músico de sucesso em relação a outros músicos é a originalidade. Estudar composição ajuda na criação de novas melodias e no rearranjo de notas.
- Planeje sua carreira
Muita gente imagina que o músico, assim como outros artistas, não precisa se planejar para nada. Que já nasce com o talento e o caminho está dado. Mas não é bem assim.
Assim como qualquer outro profissional, o músico precisa construir um planejamento que envolve a área financeira, a gravação de músicas, a divulgação do trabalho, cronograma de shows e/ou turnês e por aí vai.
Melhores cursos
De acordo com critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC), confira quais são as 10 instituições de ensino que, atualmente, oferecem os melhores cursos de música no Brasil:
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho – UNESP
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR
- Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE
- Centro Universitário de Barra Mansa – UBM
- Faculdade Integral Cantareira– F.I.C.
- Universidade Federal de Uberlândia– UFU
- Universidade Anhembi Morumbi – UAM
- Universidade Federal do Paraná – UFPR
- Universidade Federal do Ceará – UFC
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Mesmo que você não more perto de nenhuma delas, alguns cursos são oferecidos na modalidade a distância.
Se ficou interessado, faça uma pesquisa sobre os cursos, sinalize os prós e contras e invista no que achar que mais tem a ver com o que você quer.
Boas práticas de como ser um profissional
Confira nossas dicas de como o músico pode impulsionar sua carreira usando a internet.
Divulgue a imagem que você quer passar
Antes de sair divulgando suas músicas, é importante fazer um planejamento de como você quer construir e divulgar a sua imagem. Imagem no sentido de identificar o que te torna único, seu diferencial e valorizar o que você tem de tão especial. É mostrar sua personalidade e, com isso, criar seu branding dentro do seu gênero musical.
E aí entramos na área de marketing digital. Aliás, você sabia que existe o marketing musical, específico para a divulgação do trabalho de músicos? Aqui no GetNinjas você encontra esse profissional!
Escolha um bom nome
O nome é a marca de uma identidade, não é mesmo? Se você conseguir emplacar com um bom nome, grande parte do trabalho de marketing terá sido feito.
Converse com produtores musicais, ou outras pessoas do ramo musical, para te orientar quanto a isso.
Interaja com as pessoas do meio musical e artístico
Ninguém faz nada sozinho. Além da conexão virtual, por meio de redes sociais, é importante se conectar com as pessoas presencialmente. Ser escutado e aprovado por outros músicos só vai fazer a sua carreira crescer.
A conexão com outras pessoas, do meio artístico, também pode te levar a realizar outros trabalhos, como trilhas sonoras, por exemplo. Fazer shows em eventos pode ser uma excelente maneira de se apresentar.
Tenha um site profissional
Crie um espaço online para se apresentar e manter dados e informações atualizadas sobre o seu trabalho, incluindo suas músicas.
Diferentemente das redes sociais, um site é um ambiente mais formal para a divulgação do seu trabalho e para fechar negócios.
Use redes sociais
Os ambientes que você construiu na internet devem estar conectados entre si, mas cada um vai servir para diferentes finalidades.
As redes sociais servem para cativar o seu público, formar uma boa relação com eles. É nesse espaço que você vai se aproximar e interagir com quem se interessa pelo teu trabalho e será justamente através dessa interação que os interessados podem se tornar verdadeiros fãs.
Com uma legião de fãs, vai ficar cada vez mais fácil direcionar seu conteúdo para esse público específico, o que é chamado de estratégia de segmentação no Marketing Digital.
Publique suas músicas em plataformas para músicos
Com um público formado, publique suas músicas em plataformas como o MySpace e o ReverbNation, espaços criados para essa finalidade. O YouTube também é uma excelente plataforma para publicação de suas músicas.
Se você não tiver dinheiro para contratar uma produtora para a produção de seus vídeos, faça suas próprias produções, desde que com qualidade. Outra opção é gravar seus shows e performances e pedir para um editor de vídeo do GetNinjas fazer a edição para você publicar.
Impulsione suas publicações
Você sabia que dá para pagar para promover anúncios online? Já notou que recebe vários anúncios sobre coisas que você pesquisa? Pois é, você pode investir no impulsionamento de suas publicações quando já tiver uma marca, um bom perfil e um site profissional e uma música para ser lançada.
Impulsionar significa investir no direcionamento de seus anúncios para seu público alvo. Google Ads e Facebook Ads são ferramentas que servem para essa finalidade. Esta tática vale quando você já tiver bastante coisa pronta para mostrar.
Glossário da profissão de músico
Conheça alguns termos que fazem parte das composições musicais.
Acento – Destaque para uma nota ou frase específica na música.
Adagio – Andamento ou velocidade mais lenta de uma peça musical.
Allegro – Música tocada em um ritmo otimista e brilhante.
Alto – Uma faixa de tons geralmente atribuída a um cantor em um coro.
Compasso – Define a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de parte dela.
Cadência – Sequência de acordes que significam o final de uma frase.
Clave – Símbolo usado no início de uma partitura para denotar os valores das notas na pauta.
Bemol – Qualidade do tom de uma nota.
Forte – Descreve uma dinâmica mais alta.
Motivo – Uma melodia específica ou série de notas que é usada de maneiras diferentes ao longo de uma peça musical.
Nota natural – Nota que não é aguda nem bemol.
Noneto – Grupo de nove músicos.
Pan – Na produção de áudio, é a direção estéreo do sinal de áudio.
Rapsódia – Uma peça musical de um movimento que explora várias seções de fluxo livre não necessariamente relacionadas.
Soprano – Faixa de tons no registro mais alto de tons.
Tempo – Ritmo ou velocidade de uma peça musical.
Tenor – Gama de notas entre alto e baixo.
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