Você já parou para pensar o que é necessário para se tornar um produtor de conteúdo? Esse guia será essencial para quem é ou quer se tornar um redator, trabalha em uma produtora de conteúdo ou quer entender como viver sendo um produtor de conteúdo freelancer. Conheça tudo sobre essa profissão que está em alta no mercado digital.

O que faz um produtor de conteúdo

O produtor de conteúdo é responsável por criar, desenvolver e oferecer informações atraentes e relevantes em algum formato ou plataforma para o marketing, seja ele no formato de artigo de blog, e-book, imagem de fotografia, vídeo no YouTube, Instagram, TikTok, entre outros.

A criação de um conteúdo que impacte positivamente, que gere valor para essa persona em um momento de dificuldade ou que traga entretenimento e engajamento, fará com que esse potencial cliente comece a ver a marca ou empresa como uma grande aliada, assim aumente as chances de conversão no funil de vendas.

Entre as atividades de um produtor de conteúdo estão a pesquisa de materiais-base, definição da persona que será impactada pelo conteúdo, definição do formato para a publicação, revisão, e a aplicação de estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo no digital. 

O que você precisa saber para ser um produtor de conteúdo

Qualquer pessoa que tem algo relevante para compartilhar pode trabalhar com produção de conteúdo digital. Esse é um ramo que não necessariamente precisa de uma formação acadêmica, porém, quanto mais conhecimento, melhor para se destacar nesse mercado tão competitivo. 

A primeira coisa que você precisa exercitar é a criatividade, pois é com ela que o produtor de conteúdo conseguirá se destacar nesse segmento. Os ambientes digital e educacional estão saturados com múltiplas informações, então quem consegue criar um material diferenciado, explorando ao máximo os recursos da tecnologia e das plataformas digitais, impacta melhor o público e consegue muito mais resultado.

Como falado anteriormente, mesmo que não haja uma formação obrigatória para produtores de conteúdo, é de extrema importância os conhecimentos específicos. Quem consome o conteúdo deseja absorver conhecimentos e ampliar sua base de informação. É raro um vídeo viralizar e a pessoa virar um influenciador digital “sem querer”, então grande parte dos conteúdos divulgados foram pensados em como impactar o seu público. 

Mesmo que seja aquele conteúdo engraçado, um meme, um vídeo ou foto que não passe informação ao nível de conhecimento, mas sim de entretenimento, tem alguém ali que pensou, e até roteirizou como esse conteúdo poderia impactar sua audiência. E muitas empresas fazem isso para ter engajamento e chamar a atenção para sua marca, produto ou serviço.

De acordo com a pesquisa de 2019 da Content Trends, 67,3% das empresas brasileiras adotaram estratégias de produção de conteúdo, e 56,9% das empresas ainda não aplicavam, mas pretendiam fazer em breve. Então podemos ver que esse mercado só cresceu nos últimos anos.

E nada disso terá um grande resultado de você não produzir conteúdo de qualidade e ter aptidão com a escrita correta, com toques de persuasão. 

Saiba mais: Como otimizar um texto 

Ter uma aptidão com a escrita é ter conhecimentos ortográficos e gramaticais, a capacidade de síntese e organização, habilidades de storytelling, segmentação de conteúdos e elaboração de material modular ou sequencial. Então estudar é a melhor forma de crescer nessa área.

Áreas de atuação

Depois de entender o que faz um produtor de conteúdo, é importante descobrir sua área de aptidão. Sobre qual assunto você tem propriedade para falar ou para produzir conteúdo?

Se você, por exemplo, escreve muito bem e tem facilidade de assimilar ou interpretar textos, pode trabalhar como redator para sites, blogs, seja contratado em uma empresa ou de maneira freelancer.

Quem tem facilidade em falar em frente de uma câmera pode trabalhar como um Youtuber, desenvolvendo um canal próprio ou trabalhando em um canal como contratado. Mas, além disso, você pode escrever roteiros, revisar o conteúdo e ter a ideia do melhor formato, shorts, conteúdo curto, podcast, entre uma gama de opções que hoje as plataformas de vídeos oferecem.

Um influenciador digital geralmente utiliza suas habilidades de falar em frente da câmera para ensinar como aumentar o engajamento e seguidores nas redes sociais por meio de um webinar ou e-book que ele faz. 

Ensinar é uma forma de gerar valor e engajamento nas redes sociais ou sites. Então se este é o seu caso, você precisa buscar conteúdos que ensinam a como criar um curso online ou que ajudem nas estratégias de marketing digital.

Mercado de trabalho

Se o seu desejo é atuar em uma empresa, como uma produtora de conteúdo ou quer ser um produtor de conteúdo freelancer, o mercado de trabalho pode oferecer várias opções de atuação, que podem ser uma ótima fonte de renda.

No Marketing Digital, o produtor de conteúdo tem uma posição de planejamento estratégico na divulgação dos produtos e serviços das empresas. Ele pode trabalhar em várias empresas como: 

  • Agências de marketing digital;
  • Agências de comunicação;
  • Agências de publicidade e propaganda;
  • No departamento de marketing de empresas;
  • Em plataformas de produção de conteúdo ou serviços, como a GetNinjas.

Precisando de um Redator e Revisor de conteúdo? Com o GetNinjas, você pode encontrar excelentes profissionais de diversas áreas, como um Especialista em Escrita e Conteúdo. Entre em contato e solicite um orçamento com esse profissional.

Qual a média salarial da profissão

De acordo com o site Vagas, um Produtor de Conteúdo tem como salário inicial entre R$ 774,00 e R$ 1.400,00 e pode chegar a um pouco mais de R$ 3.300,00. Com a média salarial de R$ 2.097,00. 

De acordo com o site da Catho, um Analista de Conteúdo que elabora relatórios mensais, realiza a  produção dos conteúdos, alimenta sites e gerencia as redes sociais, ganha em média R$ 2.239,50.

Um redator contratado por uma empresa para criar e revisar textos, artigos ou livros ganha em média R$ 2.095,87. 

Já um Coordenador de Comunicação, que realiza todas as estratégias e planejamentos de comunicação de uma empresa, campanhas publicitárias, revisa a redação de textos dos projetos e documentos em geral, realiza estudos mercadológicos, entre outras funções, tem o salário em média de R$ 5.526,09.

O Produtor de Conteúdo freelancer ou com mais conhecimentos podem ter salários mais altos e atuar prestando serviços para várias empresas. Por isso a importância de se investir em cursos, se antenar no que está em alta na área e se destacar.

Confira também: 7 canais digitais para promover o seu negócio

Por que trabalhar como produtor de conteúdo

Guia do profissional: produtor de conteúdo

Com o crescimento da internet e das redes sociais, as empresas passaram a utilizar de maneira constante o Marketing de Conteúdo, seja para alimentar o site, um blog, trazer informações relevantes em um post, mas principalmente, para construir uma marca forte no mercado digital em diversas áreas de atuação:

  • Conteúdo estratégico que faça aproximação com os clientes e o público alvo; 
  • E-books
  • Vídeos 
  • Podcasts 
  • Infográficos 
  • Fotografia
  • Blogs
  • Postagens em redes sociais 
  • E-mail marketing

Pré-requisitos para esta profissão 

Habilidades e competências serão sempre bem-vindas quando se deseja ser um produtor de conteúdo. Confira alguns pré-requisitos para se destacar na profissão:

  • Entender para quem será direcionado o conteúdo produzido;
  • Saber se comunicar com o público-alvo com o tom de voz certo;
  • Se manter sempre atualizado com as novidades do mercado;
  • Pesquisar sobre assuntos diversos antes de criar algo;
  • Ter disciplina e muita organização para a entrega das demandas que o trabalho exige;
  • Possuir facilidade de leitura, interpretação de texto e boa escrita para a linguagem formal e informal;
  • Ter senso crítico é de extrema importância, para saber analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão e colocar um conteúdo no ar;
  • Ser flexível e ter a capacidade de se adaptar ao ambiente;
  • Estudar e se aprimorar nos formatos mais atuais de criação e publicação de conteúdo, que trarão o potencial resultado esperado;
  • Ter conhecimento sobre os processos, ferramentas e métricas do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo.

Formação desejada

Como já falado anteriormente neste Guia, não é necessário que o produtor de conteúdo tenha um diploma de graduação para trabalhar na área. Porém, para conseguir um bom contrato ou trabalhar na maioria das empresas e agências, será solicitado uma formação base, como Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo e até Letras. 

Entenda: qual a diferença entre jornalista e produtor de conteúdo?

Como a área de maior atuação do produtor de conteúdo será com o marketing digital, é importante que ele tenha certificações nessa área, que podem ser em cursos nacionais e internacionais. Se já for graduado, pode também realizar pós-graduações em marketing digital. 

Dicas fundamentais para um produtor de conteúdo

Quer começar na área de produção de conteúdo e não sabe por onde começar? Então confira essas dicas:

Pesquise a área que deseja atuar

Você tem uma gama de possibilidades de trabalho, então o mais importante antes de definir o que fazer é pesquisar as áreas de atuação. Busque todas as informações relacionadas ao trabalho que pretende oferecer ou que tenha mais a ver com o seu perfil de conhecimento. 

Existem diversas plataformas que oferecem trabalhos para um criador de conteúdo iniciante, como a GetNinjas. Onde as empresas também podem encontrar você, fazer o contato e a contratação do produtor de conteúdo freelancer. 

Defina se quer ser CLT, Autônomo ou Freelancer

Aqui neste Guia já foi apresentado algumas opções, como redator, revisor, produção de conteúdo freelancer para sites, entre outras. Se você quer ser autônomo ou freelancer vai precisar se organizar com a agenda das entregas, mas terá horários flexíveis e poderá trabalhar de qualquer lugar que desejar. Além de ter a opção de ganhar por demanda.

Ao escolher trabalhar em uma agência ou produtora no modelo CLT, por exemplo, vai ter que se adequar aos horários e demandas que eles estipularam. Além de um salário fixo, o que pode trazer mais segurança e organização financeira. 

Desenvolva um portfólio online

Apresente os seus trabalhos de forma profissional e organizada para as empresas ou clientes que solicitem ver o que você já produziu de conteúdo, antes de fechar um contrato.

Assim vão conhecer melhor os seus serviços e avaliar a qualidade do seu trabalho.

Por isso, escolha opções que tragam uma melhor aparência e que também exponham os conteúdos de forma clara. Existem diversos sites e plataformas que oferecem templates prontos e gratuitos ou com custo baixo de investimento. Pesquise qual a melhor opção para mostrar o seu trabalho.

Invista em cursos de capacitação

A realização de cursos e capacitações faz com o que o profissional da área de conteúdo esteja mais bem preparado para as mudanças constantes do mercado e atualizado com as novas tendências.

Alguns dos cursos que você deve ter em seu currículo devem ser relacionados ao Marketing Digital, como: copywriting, SEO, Marketing de Conteúdo, Storytelling, Gatilhos Mentais, Criação de Roteiros, Social Media e Inbound Marketing.

Tenha networking ativo

Investir em você e no seu marketing pessoal vai muito além apenas dos cursos de capacitação, mas também da sua rede de contatos, clientes e outros profissionais da área, pois assim com indicações e até trabalho em equipe você poderá ir mais longe na área. 

Você pode ter um networking em plataformas especializadas, como a GetNinjas, cursos de capacitação, eventos, workshops e empresas que possa prestar serviços. 

Como ser um profissional de sucesso

Se você quer um profissional de sucesso, tem que se atentar ao que separa um bom produtor de conteúdo digital de alguém que apenas escreve um texto sem direcionamento algum. 

Saiba interpretar o briefing solicitado

Você precisará criar conteúdos pautados dentro de uma estrutura pré combinada. Então saiba decifrar tudo que for solicitado dentro do briefing e entregue dentro do prazo. 

Tenha originalidade e não faça cópias de outros conteúdos

Inspiração não é copiar o que já foi feito. Isso serve tanto para a construção de um conteúdo escrito, filmado ou fotografado. Plagiar um conteúdo, além de antiético, pode gerar processo e danos morais. 

Use as estruturas de conteúdo já existentes como base, mas desenvolva sempre um conteúdo novo e melhor. Procure por fontes em diferentes lugares. E não apenas nos primeiros locais que todo mundo pesquisa na internet.

Estude o público-alvo e a persona

Saber a diferença entre público-alvo e persona já é um grande início para quem trilha na construção de conteúdo digital. Estudar para quem você vai falar é primordial, por desenvolver um conteúdo que não impacte a pessoa certa, pode fracassar a campanha e não gerar engajamento ou conversão de venda.

Use ferramentas de Marketing Digital

Dominar as principais estratégias e ferramentas do marketing digital pode separar o bom profissional, daquele que fica apenas no básico do que oferece para seus clientes. Comece usando as ferramentas mais comuns e depois vá segmentando e ampliando as opções, para se tornar o produtor de conteúdo que se adapta a todas as plataformas e canais do momento.

Estude, Aprenda e Execute

Leia bastante, se informe, estude conteúdos diversos da área do marketing digital e coloque em prática para treinar e melhorar cada vez mais. Esteja sempre interessado com o que acontece ao seu redor e tenha proatividade. Estude não somente conteúdos em português, mas também busque ter domínio da língua inglesa, pois muitos materiais de pesquisa para a produção de conteúdo estão em inglês.

5 livros/cursos sobre produção de conteúdo

1- Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI 

Esse livro do autor Rafael Rez é leitura obrigatória para quem busca estudar temas essenciais do marketing digital voltado a criação do conteúdo, como o desenvolvimento de um bom  funil de vendas, tráfego orgânico e pago, planejamento, métricas, tecnologia, geração de leads, entre outros.

2- Inbound Marketing. Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs

Se você quer entender como o Google chegou a se tornar a grande potência mundial online e porque o Facebook e o Twitter, se tornaram redes sociais tão importantes, além do uso de blogs e sites para o marketing digital, essa leitura é essencial.

3- Obrigado pelo Marketing 

“Obrigado pelo Marketing” é um estudo obrigatório que o Vitor Peçanha escreveu através de uma linguagem didática e objetiva para todo profissional que deseja se aprofundar em Marketing de Conteúdo. 

 4- Purple Cow (Vaca Roxa)

O autor Seth Godin mostra que a forma tradicional de fazer marketing não é mais suficiente. Os 5 Ps (Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas) muito conhecidos no Marketing não mudaram com o novo comportamento do consumidor e, portanto, não garantem mais o sucesso de uma estratégia. Seth Godin sugere um sexto “P”, que ele chamou de Purple.

5-  10x Marketing Formula 

Garrett Moon fala em seu livro vários métodos para prevenir das frustrações do meio digital. Além de propor que para alcançar a excelência no Marketing de Conteúdo, os profissionais devem seguir 4 passos: planejar, executar, publicar e analisar.

Boas práticas de como ser um profissional de conteúdo

Guia do profissional: produtor de conteúdo

Depois de tudo que foi abordado neste Guia você ainda pode querer saber como ser um bom profissional de conteúdo. Então preste atenção nessas dicas finais separadas para você!

  • Escreva o conteúdo com parágrafos mais curtos durante os textos, com no máximo 4 linhas se for possível uma leitura agradável ao leitor. Divida os conteúdos em subtítulos e crie tópicos. 
  • Trabalhe os elementos de SEO – Search Engine Optimization, para deixar o texto mais otimizado para os buscadores, como o Google, coloque as palavras-chave de forma orgânica e não mecânica no texto, sem atrapalhar a leitura. E utilize as ferramentas de métricas.
  • Crie um conteúdo que faça o cliente ou usuário se envolver com a marca. Esse vínculo emocional pode ser feito de forma consciente ou inconscientemente. Trabalhe sempre para resolver um problema ou para fazer conforto.
  • Lembre-se de que feito é melhor do que perfeito, mas na qualidade. Um material escrito em um blog, home page ou uma landing page pode ser editado, atualizado e aprimorado quantas vezes for necessário. Mas que ele tenha um padrão de qualidade mais elevado que os conteúdos já escritos e que foram usados como base.
  • Conheça como cada rede social funciona e a forma diferente que o mesmo conteúdo pode ser publicado. Um conteúdo para o Instagram é diferente de um para o Twitter, que pode ser diferente do que será publicado no LinkedIn.

Glossário da profissão

Como produtor de conteúdo, essas são algumas palavras que você precisa conhecer:

  • Marketing: É o estudo do mercado, por meio de estratégias e processos para satisfazer as necessidades e desejos das pessoas. Com o marketing, as empresas podem mostrar seus produtos e serviços, determinar o sucesso em vendas, comunicação ou o desenvolvimento do negócio.
  • Marketing Digital: É o mesmo conceito do Marketing, mas utilizando a internet e tudo que rege o digital.
  • Marketing de Conteúdo: É a parte do Marketing voltada para a produção, distribuição e métricas de todo o conteúdo usado na estratégia de inbound. 
  • Inbound Marketing: É chamado de marketing de atração, realizado por meio de conteúdos que são relevantes e interessantes para conquistar a persona. 
  • Persona: É a representação do cliente ideal de um negócio, desenvolvida a partir de dados reais sobre o comportamento e as características do consumidor, que mostra uma pessoa que tem desafios, preocupações, trajetórias e motivações. Um bom desenvolvimento de persona pode trazer grande acerto na hora de trabalhar as estratégias dos conteúdos.
  • Público Alvo: é um grupo específico de consumidores com características semelhantes, definido por meio de pesquisas e estudos, que estão mais dispostos a adquirir os produtos ou serviços de uma empresa.
  • CTA: Call-to-Action, ou chamada à atenção, é um convite para uma interação do usuário com algum conteúdo. Seja para se inscrever no canal, clicar no link ou se inscrever em uma Newsletter.
  • Newsletter: é um tipo de e-mail informativo com recorrência de disparos, que pode abordar diferentes assuntos, geralmente possui últimas notícias e destaques de um período.
  • Lead: É todo cliente em potencial da empresa. Para que sejam convertidos em clientes, os leads são nutridos com conteúdo de qualidade e de interesse e por isso o conteúdo se torna fundamental para essa conquista.
  • Landing Page: A Landing Page é uma página de alta conversão, que tem como objetivo atrair usuários para que se tornem leads, caso eles se interessem pelo conteúdo, serviço ou produto que a empresa tem a oferecer.
  • Nutrição de leads: É o envio de um fluxo de e-mails para os leads com o objetivo de levá-los para a próxima etapa do Funil de Vendas. Pode ser feita através da Landing Page.
  • Funil de vendas: Metodologia de vendas do Inbound Marketing. O cliente passa por várias etapas antes de realizar uma compra, e para cada etapa é indicado um tipo de conteúdo para auxiliá-lo, seja na verificação de suas necessidades ou na conversão de venda. 
  • SEO: Search Engine Optimization ou Otimização das Ferramentas de Busca é o conjunto de técnicas e métodos que buscam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca, como o Google.
  • Keyword: A palavra-chave serve para resumir o tema de um conteúdo. Temos as short keywords (palavras-chave curtas), e long tail keywords (palavras-chave longas). Com ela é possível ranquear uma página do site em relação a outras páginas da internet que possuem o mesmo termo, além de ser utilizada em várias estratégias de SEO.
  • ROI: Return on Investment ou Retorno sobre Investimento é uma das métricas mais importantes que indica se as estratégias estão dando resultado. O ROI acima de 1 indica que o retorno é positivo e abaixo de 1 demonstra que é necessário trocar as estratégias, pois houve perda de dinheiro.
  • Webinar: Webconferência ao vivo ou gravada, normalmente com possibilidade de interação da audiência por meio de um chat. É um material rico utilizado pelo Inbound Marketing.
  • Material rico: Todo conteúdo em formato entregável que se propõe a solucionar um problema ou esclarecer um tema em profundidade (como esse Guia). Pode ser um um E-Book, infográfico, Webinar, usados como iscas para gerar uma conversão.

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de produtor de conteúdo, já sabe por onde começar na carreira?

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