Ao investir em uma reforma de cadeiras, além de poder melhorá-las em termos de conforto, você tem a possibilidade de deixá-las mais bonitas e em harmonia com toda a sua cozinha. 

Agora, para que isso seja possível, primeiro é necessário se atentar a alguns pontos específicos.

E segundo, é importante buscar ideias de reformas para ter inspirações.

Pensando nessas questões, confira na leitura a seguir quais são os principais aspectos que você deve dar atenção em uma reforma de cadeiras de cozinha.

Além disso, conheça algumas ideias de restauração para se inspirar!

Como reformar cadeiras de cozinha? Principais aspectos para se atentar

Além do conforto e do aspecto visual, uma reforma de cadeiras de cozinha é um processo interessante, pois ele tende a ser mais em conta do que comprar peças de mobília novas ou reformar sua cozinha.

No entanto, para que o resultado desse procedimento seja satisfatório, é essencial considerar alguns pontos específicos.

Saiba mais sobre cada um deles nos tópicos a seguir!

Estado atual das cadeiras

Antes de fazer qualquer mudança nas cadeiras da sua cozinha, é fundamental realizar uma avaliação cuidadosa a respeito do estado atual delas.

Dessa maneira, você poderá verificar eventuais danos, desgastes e necessidades de reparos.

Dependendo da condição das peças, talvez a solução mais interessante (ou até mesmo mais viável) seja comprar cadeiras novas ou substituí-las por modelos sob medida — por exemplo, feitos por um marceneiro.

Estofado

Ligado ao aspecto anterior, se as suas cadeiras possuem estofado, seja no assento, seja no encosto, também é importante verificar esse item com atenção.

Afinal, com o passar do tempo, ele pode:

  • desbotar;
  • furar ou rasgar;
  • afundar ou ficar deformado;
  • apresentar marcas, manchas, mofo ou bolor.

Em razão disso, caso o estofado de suas cadeiras de cozinha tenha um desses problemas, também é necessário lidar com eles durante a reforma. Talvez ele precise ser substituído.

Estilo da reforma

Se ao verificar o estado atual das cadeiras, incluindo o seu estofado, você acredita que elas podem passar por uma reforma, o passo seguinte é pensar no estilo da restauração.

Por exemplo, você pode fazer uma reforma clássica, mantendo o estilo original das cadeiras, apenas reparando danos, lixando, envernizando ou repintando conforme necessário. 

Esse estilo de restauração é interessante para reformar armários de cozinha que são mais antigos e que possuem valor histórico ou sentimental para você ou sua família.

Outra possibilidade é realizar uma reforma moderna, transformando cadeiras antigas em peças mais contemporâneas. 

Para isso, você pode, por exemplo, pintar as cadeiras com cores mais vibrantes, utilizar tecidos modernos e elementos mais atuais, como pernas de metal ou detalhes em acrílico.

Além dessas opções, você ainda pode fazer uma customização criativa, utilizando diferentes técnicas para personalizar as cadeiras de acordo com o seu gosto pessoal e a decoração da cozinha.

Como existem diferentes possibilidades, é interessante fazer pesquisas de modo a ter ideias e inspirações — que é o tema do próximo tópico.

Ideias e inspirações

Na internet, em especial, no Google, no YouTube e nas redes sociais, é possível encontrar diversos projetos de reforma de cadeiras de cozinha.

E cada um deles tem suas próprias características.

Sendo assim, antes de começar a sua restauração efetivamente, é interessante buscar ideias e inspirações.

Dessa forma, além de ter insights para o seu projeto, você poderá visualizar de maneira mais clara o que fazer nas suas cadeiras.

Veja algumas ideias para reforma de cadeiras de cozinha:

  • adicionar protetores nos pés da cadeira;
  • adicionar uma almofada;
  • adicionar uma estampa floral;
  • fazer uma pintura, um desenho ou uma colagem no assento;
  • pintar as cadeiras com diferentes cores;
  • pintar as cadeiras por completo com uma cor específica;
  • pintar as pernas das cadeiras com uma cor e o restante da peça de outra;
  • trocar a espuma do estofado;
  • trocar o estofado (ou adicioná-lo, caso as cadeiras não tenham).

Limpeza e preparação

Ao seguir as orientações apresentadas até aqui, você estará pronto para começar a sua reforma.

Para essa tarefa, reúna as cadeiras em um local que você tenha espaço suficiente para trabalhar e comece limpando-as e preparando-as para a restauração.

Isso envolve, por exemplo, passar um pano úmido e remover qualquer acabamento antigo, como tinta ou verniz, lixando as superfícies das cadeiras. 

Neste tópico, vale ressaltar que o tipo de material da cadeira influencia a maneira que a reforma será feita.

Se as cadeiras forem de madeira, por exemplo, é importante remover o verniz antigo das peças de modo a prepará-las para uma eventual pintura ou um novo envernizamento.

Já se as cadeiras forem de metal, é necessário remover eventuais ferrugem, aplicar um primer anticorrosivo e substituir partes danificadas, como pés ou suportes.

Reforma

Por fim, após considerar todos os aspectos anteriores, você pode começar, de fato, a reforma de suas cadeiras de cozinha.

Aqui, o processo dependerá do tipo de restauração que você decidiu fazer. 

Caso você tenha optado por pintar as cadeiras, por exemplo, você precisará ter em mãos alguns itens específicos, como uma lixa (para preparar a superfície), uma lata de tinta, um pincel ou rolo, um pano, além uma luva e uma máscara para proteção.

Depois, basta começar a pintura.

Lembrando que é interessante aplicar mais de uma demão e o aguardar corretamente o tempo de secagem para que o resultado seja satisfatório.

Leia também: Reforma de Cozinha Pequena: 7 Dicas para Reformar a Sua!

Dá para fazer a reforma de cadeiras de cozinha por conta própria ou é melhor contratar um profissional? 

Como você viu até aqui, reformar uma cadeira de cozinha é uma tarefa que requer atenção a diferentes aspectos para garantir uma restauração de qualidade.

Algumas pessoas têm habilidades e até conhecimento técnico para fazer esse tipo de reforma por conta própria. Porém, outras não.

Sendo assim, se você não tem muita experiência no assunto ou não se sente confortável para fazer a reforma sozinho, o mais indicado é que você contrate um profissional, como um marceneiro, um pintor ou um tapeceiro.

Ideias para Reforma de Cadeiras de Cozinha

Dessa forma, você poderá contar com o trabalho de um profissional — o que tende a garantir um alto nível de qualidade referente à reforma das cadeiras da sua cozinha.

Se você não tem tanto conhecimento em restaurações ou habilidades manuais, corre o risco de cometer erros e até mesmo de estragar as cadeiras, caso faça tudo por conta própria.

E essas situações poderiam acabar resultando em gastos mais elevados.

Portanto, se você quer mais praticidade e menos problemas para a reforma das suas cadeiras de cozinha, considere a contratação de um profissional.

Essa ação pode fazer toda a diferença no sucesso do seu projeto. 

Agora, você sabe onde encontrar marceneiros, pintores e tapeceiros qualificados? Uma boa opção é utilizar o GetNinjas. Em nossa plataforma, você encontra uma ampla variedade de profissionais capacitados e verificados.

Assim, você pode contar com pessoas experientes e especializadas, que o ajudarão em todas as etapas da reforma de suas cadeiras de cozinha. Para saber mais, acesse a plataforma do GetNinjas e solicite orçamentos a profissionais!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *