Saber como planejar uma reforma de cozinha corretamente é fundamental — independentemente dela ser simples e barata, ou complexa e cara. 

Isso porque, com um planejamento adequado, é possível evitar uma série de erros, gastos desnecessários e dores de cabeça.

Sendo assim, se você está pensando em reformar a sua cozinha, não deixe de conferir as dicas e informações desse conteúdo até o final!

Como planejar uma reforma de cozinha? Conheça os passos principais

Para planejar a sua reforma de cozinha, é essencial levar em conta alguns passos específicos. Veja a seguir quais são eles!

Defina os seus objetivos com a reforma

Em primeiro lugar, você deve definir exatamente quais são os seus objetivos com a reforma. É para melhorar a funcionalidade da cozinha? Aumentar o espaço de armazenamento? Renovar o ambiente e torná-lo mais moderno? Ou outro motivo?

Faça uma lista dos itens, materiais e acabamentos

Com base nos objetivos da reforma da sua cozinha, faça uma lista dos itens, materiais e acabamentos necessários para realizá-la, como:

  • azulejos;
  • canos;
  • cimento;
  • fiações;
  • móveis;
  • pisos;
  • rejunte;
  • revestimentos;
  • tintas;
  • tomadas;
  • torneira etc. 

Procure anotar tudo em uma folha, no seu celular ou no computador, detalhadamente.

Estabeleça um orçamento

Após definir o propósito da reforma e fazer uma lista dos itens necessários, é fundamental estabelecer um orçamento adequado e realista para a obra. 

Para tanto, pense nos gastos com materiais, mão de obra e imprevistos — é recomendável separar sempre uma quantia extra, além do previsto. 

A partir disso, defina uma quantia limite para a reforma e procure respeitá-la para manter a obra sob controle.

Busque inspirações

Outra ação relevante no planejamento de sua reforma de cozinha é procurar inspirações na internet — por exemplo, no Google e nas redes sociais, como o Instagram e o Pinterest.

Assim, ao fazer isso, é possível ter ideias para adotar em sua cozinha.

Inclusive, ao salvar imagens ou vídeos obtidos na internet, você pode apresentá-los aos profissionais que farão a reforma — o que tende a tornar o trabalho deles mais claro e direcionado.

Considere móveis planejados ou reformados

Quando se trata de reforma de cozinhas, o uso de móveis planejados pode fazer bastante sentido — em especial, se tratando de ambientes mais compactos.

Sendo assim, durante o seu planejamento de reforma, avalie a possibilidade de contar com esses móveis em sua cozinha.

Eles podem não apenas ajudar a otimizar espaço e melhorar a funcionalidade do ambiente, como também deixá-lo mais padronizado.

Se a sua cozinha é antiga ou pequena, o uso de móveis planejados pode dar outra cara para ela — portanto, considere-os para sua reforma.

Inclusive, neste tópico em específico, é válido contar com o auxílio de um designer de interiores, por exemplo.

Além da solução de móveis planejados, você pode investir na restauração de itens que já possui, como reformar cadeiras de cozinha e reformar armários.

Muitas vezes, eles podem ser reaproveitados na cozinha nova, inclusive, ajudando-o a economizar. 

Elabore um plano visual da cozinha reformada

Outra medida para incluir no seu planejamento é elaborar um plano visual de como gostaria que a sua cozinha ficasse após a reforma.

Para isso, faça um desenho considerando a disposição dos móveis, eletrodomésticos, bancadas, armários e iluminação. 

Essa ação ajudará a visualizar melhor como cada espaço será utilizado, e permitirá identificar possíveis desafios ou até oportunidades.

Se precisar de ajuda nessa tarefa, você pode contar com o auxílio de um arquiteto, por exemplo.

Converse com amigos e familiares

Se você tem um amigo ou um familiar que já reformou a cozinha, vale a pena conversar com ele para entender melhor sobre o processo.

Assim, além de obter dicas e insights que podem ajudá-lo no seu planejamento, é possível pegar indicações.

Caso a pessoa tenha ficado satisfeita com o resultado da reforma, ela pode passar, por exemplo, indicações de lojas, de materiais e de profissionais — e falando no assunto…

Faça pesquisas para encontrar profissionais qualificados

A não ser que você pretenda fazer toda a reforma por conta própria, é necessário contar com o trabalho de alguns profissionais para a realização da obra em sua cozinha.

É o caso, por exemplo, de um pedreiro, de um encanador, de um eletricista ou de um pintor.

Sendo assim, durante o seu planejamento, não deixe de realizar uma boa pesquisa para encontrar profissionais qualificados, que realmente farão aquilo que você deseja.

Pense em onde guardar móveis e objetos durante a reforma

Dependendo do tipo de reforma, você precisará retirar móveis e objetos da sua cozinha.

Em razão disso, pense, durante o seu planejamento, onde você pode deixar esses itens — ou, ainda, como pode protegê-los, caso tenha que deixá-los no ambiente.

Esteja preparado para imprevistos

Com um planejamento adequado, é possível tornar a sua reforma de cozinha muito mais organizada e tranquila, e evitar uma série de contratempos.

Porém, é importante ter em mente que isso não garante que a obra será perfeita do início ao fim. Durante a reforma, podem acontecer alguns imprevistos.

Portanto, como último ponto, esteja ciente deles, tenha paciência — e claro, procure resolvê-los o quanto antes.

Qual a diferença entre reformar uma cozinha grande e uma cozinha pequena?

Agora que você já conhece os principais passos para planejar uma reforma de cozinha, é válido falar sobre as diferenças entre fazer uma obra em um ambiente grande e um espaço pequeno.

O primeiro aspecto é que, em uma cozinha grande, você costuma ter mais liberdade para explorar diferentes layouts e distribuições de móveis e eletrodomésticos — inclusive, para colocar uma ilha, por exemplo.

Já em uma cozinha pequena, o desafio é otimizar ao máximo o espaço disponível e encontrar soluções criativas para armazenar e organizar itens.

Além desse ponto, em uma cozinha grande, há mais espaço para armários, despensas e áreas de armazenamento embutidas. 

Por outro lado, em um ambiente pequeno, é necessário maximizar o espaço de armazenamento vertical e utilizar cada centímetro disponível de forma eficiente.

Também é válido mencionar que em uma cozinha grande, é possível ter diferentes áreas de trabalho — uma para preparação de alimentos, outra para lavagem etc.

Já em uma cozinha pequena, é essencial priorizar a funcionalidade e garantir que todos os espaços sejam acessíveis e eficientes.

Por fim, outra diferença que vale ser mencionada é o orçamento.

Afinal, o custo de reformar uma cozinha grande tende a ser mais alto em comparação com um ambiente pequeno, devido à quantidade de materiais e ao trabalho envolvido. 

Como ter uma reforma de cozinha bem-sucedida?

Para concluir o conteúdo, é válido falar sobre o que você precisa fazer para ter uma reforma de cozinha bem-sucedida.

O primeiro ponto, você já conferiu, que é realizar um planejamento adequado.

Já o segundo é contratar bons profissionais, afinal, são eles que farão as ideias se tornarem realidade.

Portanto, se você deseja que a sua reforma seja bem-sucedida e atenda às suas necessidades e da sua família, não deixe de contratar bons profissionais. E para isso, saiba que você pode contar com o GetNinjas.

Reforma de Cozinha: Saiba Como Planejar a Sua!

Em nossa plataforma, você encontra todos os profissionais que precisa para reformar a sua cozinha e outras partes da casa de forma fácil e prática, sendo que todos eles são previamente verificados.

Então, não perca mais tempo, faça o planejamento da sua reforma de cozinha e utilize o site do GetNinjas para encontrar profissionais qualificados!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *