Uma reforma de armários é uma maneira prática e, muitas vezes, fácil, de renovar esse tipo de móvel presente na cozinha de todos os lares.

Agora, como fazer isso exatamente? Existem diferentes formas.

Você pode fazer uma reforma de armários de cozinha utilizando, por exemplo, adesivos vinílicos. Ou ainda, pintando as portas com tintas específicas, ou trocando os puxadores.

Para saber mais sobre o tema, continue acompanhando o conteúdo e conheça dicas e ideias a respeito de como reformar um armário de cozinha, seja ele de MDF, de fórmica, de aço ou outro material!

Como reformar um armário de cozinha? Confira dicas essenciais

Os armários são móveis de grande importância em uma cozinha. Primeiro, porque eles desempenham um papel fundamental na organização de diversos ingredientes, utensílios etc.

E segundo, porque eles contribuem diretamente com a estética do ambiente.

Porém, com o passar do tempo, os armários de cozinha podem se desgastar, estragar ou até mesmo ficar desatualizados — o que requer uma mudança, seja por meio da compra de móveis novos (o que costuma ser mais caro) ou por meio de uma reforma.

Se você está considerando essa segunda opção para os seus armários, saiba que existem algumas dicas relevantes para considerar. Conheça cada uma delas nos tópicos a seguir!

Comece planejando a reforma

Primeiramente, antes de iniciar qualquer reforma nos armários da sua cozinha, é de grande importância avaliar o estado atual desses móveis. 

Sendo assim, veja se não há danos estruturais, como apodrecimento da madeira, corrosão do metal ou desgaste excessivo das superfícies. 

Essa análise inicial ajudará a determinar se a reforma dos armários realmente é a melhor opção. Às vezes, dependendo da condição dos móveis, pode não ser viável renová-los, mas sim uma reforma pequena na cozinha.

Em alguns casos, faz mais sentido trocar os armários por modelos novos — principalmente se eles estiverem muito desgastados ou se você deseja um design completamente diferente para o ambiente.

Ainda sobre esse ponto, você pode considerar o investimento em armários sob medida, projetados de acordo com suas necessidades.

Esse é um trabalho que um marceneiro qualificado tende a ser de grande ajuda.

Agora, se ao avaliar os armários você acredita que eles podem ser reformados em vez de substituídos, você deve seguir para a segunda etapa do planejamento, que é pensar no estilo desejado para o móvel e a cozinha. 

Você prefere um visual mais moderno, rústico, minimalista ou clássico?

Reflita sobre essas questões e lembre-se de considerar a funcionalidade dos armários. 

Afinal, eles devem continuar atendendo às suas necessidades de armazenamento e organização após a reforma.

Busque ideias e inspirações 

Se ao avaliar os seus armários, você acredita que é possível reformá-los, a próxima etapa é buscar ideias e inspirações.

Para isso, existem diferentes possibilidades, como o Google, o YouTube, o Instagram e o Pinterest.

Ao utilizar esses canais e redes sociais, você pode encontrar diversos projetos de reforma de armário de cozinha ou reforma de cozinha, incluindo fotos de antes e depois. Assim, é possível ter diversos insights.

Algumas ideias de reforma de armários de cozinha que você pode considerar são:

  • envelopar os armários com papel contact;
  • instalar novos puxadores;
  • instalar prateleiras ou divisórias nos armários;
  • adicionar luzes ou fitas de LED, seja dentro dos armários ou ao seu redor;
  • instalar um porta-pratos;
  • pintar os armários com outra cor;
  • remover gavetas, prateleiras ou divisórias;
  • trocar as portas do armário.

Limpe e prepare os armários para a reforma

Após fazer pesquisas em busca de ideias e inspirações de reforma de armários de cozinha, provavelmente você já terá em mente o que deseja fazer em seus móveis.

Sendo assim, é hora de começar a colocar a mão na massa.

Para isso, comece limpando e preparando os armários para restauração.

Aqui, você deve, por exemplo, retirar todos os produtos, objetos e utensílios dos armários, remover as gavetas, prateleiras, portas e puxadores do móvel, e limpar bem as suas superfícies. 

Se necessário, lixe levemente as superfícies e outras partes dos armários para remover qualquer resíduo de tinta ou verniz antigo.

Ainda, nessa etapa de preparação, vale ressaltar que é importante separar alguns itens para auxiliar no seu trabalho, como caneta ou lápis, chave de fenda, estilete, fita adesiva, lixa, pano, pincel, régua e tesoura.

Inicie a reforma

Com tudo preparado, é hora de começar a reforma de fato. Aqui, o passo a passo depende do tipo de renovação que você escolheu fazer.

No caso de uma pintura, por exemplo, você deve ter em mãos a tinta, um pincel e uma bandeja. Lembrando que o material do armário influencia no tipo de tinta escolhida. 

Se o armário for de MDF, por exemplo, opte por uma tinta esmalte à base de água.

Já se ele for de madeira maciça, uma tinta acrílica à base de água faz mais sentido. 

Por outro lado, caso o móvel seja de fórmica ou aço, dê preferência para uma tinta esmalte sintético.

Em seguida, com a tinta certa em mãos, comece a pintar o armário com o pincel cuidadosamente. 

Quando terminar, deixe a tinta secar completamente para, depois, aplicar pelo menos mais uma demão — esse processo pode levar algumas horas, dependendo do tipo de tinta e das condições de secagem.

Faça a reinstalação do armário e seus componentes

Por fim, após terminar as alterações desejadas, sejam elas de pintura, envelopamento, instalação de prateleiras ou outra mudança, reinstale as portas, gavetas e puxadores no armário, e observe, com atenção, se tudo está nivelado e alinhado corretamente.

Leia também: Ideias para Reforma de Cadeiras de Cozinha

É possível fazer a reforma sozinho ou é melhor contar com um auxílio profissional?

Conforme você acompanhou até aqui, uma reforma de armários de cozinha envolve diversas etapas para ser feita adequadamente.

Se você é cuidadoso, paciente e tem habilidades manuais, é possível fazer esse procedimento por conta própria.

Porém, caso você não tenha tanto conhecimento ou experiência em reformas, ou não queira correr riscos, o mais indicado é contar com o trabalho de um profissional, como o de um marceneiro, de um instalador de papel contact ou até mesmo de um marido de aluguel.

Isso porque, esses profissionais podem garantir um bom resultado em termos de qualidade, estética e durabilidade para os seus armários.

Sendo assim, se você deseja um trabalho de alto nível na reforma dos seus armários de cozinha, conte com o auxílio de um profissional.

Ideias para Reforma de Armários de Cozinha

No GetNinjas, por exemplo, você encontra marceneiros, instaladores, maridos de aluguel e muito mais.

E o melhor: todos esses profissionais são verificados previamente pela plataforma. Portanto, se você tem interesse em obter uma ajuda especializada para a sua reforma, acesse o site do GetNinjas e solicite orçamentos!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *