O poder da reputação para o seu negócio!
No episódio 9 do PodNinja, convidamos Caroline Fasciana, coordenadora de Comunicação e Relações Públicas no Getinjas, para comentar sobre a importância de uma boa reputação.
Construir uma boa reputação é algo essencial para o seu negócio, ainda mais no ambiente digital, onde os clientes prezam pela confiança e qualidade no profissional que contratam. No episódio #9 do PodNinja, convidamos a Caroline Fasciana, coordenadora de Comunicação e Relações Públicas no GetNinjas, que comenta nesse bate-papo sobre o poder da reputação para o seu negócio.
Confira o episódio completo aqui:
Afinal, o que é reputação?
A reputação é a opinião ou uma espécie de avaliação que o público tem em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma empresa. Na prática, é a partir da imagem que um empreendedor passar para os seus clientes, que eles vão formando uma opinião/uma avaliação sobre a empresa. É dessa forma que se constrói uma reputação.
E esse ponto de construção é super importante, por que para ter uma boa reputação, é preciso todo um trabalho a longo prazo de construção, ou seja, não basta uma atitude isolada para que seus clientes ou possíveis clientes construam uma imagem de você.
E não há um fim dessa construção, ela precisa estar sempre em manutenção, porque num pequeno deslize, ela pode ser perdida, e se reverter em uma má reputação, se você não cuidar da sua imagem.
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Qual a importância da imagem profissional para o prestador de serviços?
Imagem pessoal ou o seu marketing pessoal, nada mais é do que se transformar em uma marca, utilizando canais de comunicação.
O que há de especial no Marketing Pessoal é que ele geralmente é feito em menor escala, ou seja, pelo próprio profissional. Essa pessoa cria conteúdos, os distribui e fica responsável pela construção de uma audiência que deve transformar em clientes, de fato.
A partir dessa construção de imagem, você está trabalhando a sua reputação, ou seja, auxiliando na formação de opinião a seu respeito, por parte do seu público em potencial.
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Quais os benefícios de uma boa imagem e reputação para o seu negócio?
Construir uma boa reputação é um fator essencial para alcançar mais clientes e, consequentemente, fazer o seu negócio crescer. Quando a opinião que o público tem de você é positiva, você consegue atrair mais clientes e se destacar frente a concorrência.
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Dicas para construir uma boa reputação online
Construir uma reputação que seja positiva, leva tempo e exige constância, ou seja, você deve sempre reafirmar os seus valores por meio das suas atitudes, da sua comunicação e da sua imagem, a reputação é construída através de todos os fatores que compõem a sua imagem como empresa ou empreendedor.
Por exemplo:
- O seu jeito de se comunicar, você se comunica de forma confiante e sincera escreve corretamente, passa credibilidade para os seus clientes?
- É simpático, educado e não ultrapassa os limites profissionais?
- A sua aparência e a dos seus funcionários (Por exemplo: você está usando uma roupa adequada para o serviço? A foto no WhatsApp tem um viés profissional?)
- A organização dos seus pontos de contato (WhatsApp, redes sociais, etc.)
Um passo importante é definir os tipos de valores que você quer passar para os seus clientes, e é preciso separar o seu perfil pessoal do seu perfil profissional.
Se você é uma pessoa super brincalhona com seus amigos, por exemplo, com os clientes esse não seja o valor que você quer passar, pois isso pode dar a impressão de um tom de falta de profissionalismo, então é necessário pensar qual é a imagem que você quer passar para o seu cliente.
“A reputação engloba vários fatores, desde a forma com que você se comunica com as pessoas a sua volta; a forma como você passa a sua imagem; a forma como que você se veste; a forma como você se apresenta no ambiente digital; a forma como você realiza o seu serviço. Tudo isso forma a sua reputação”, comenta Caroline.
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