Antigamente era comum que as pessoas acreditassem que as empresas precisavam escolher entre construir um mundo mais sustentável ou alcançar bons resultados financeiros. Mas não é bem assim, pelo contrário.

Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e utilizar práticas de liderança são ações que ajudam no balanço das empresas, e esse é um dos motivos para que o termo ESG tenha feito tanto sucesso nos últimos anos. 

Cada dia que passa mais empresas estão descobrindo que optar por medidas de cuidado com o meio ambiente mudam como os clientes os enxergam. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen em 60 países, mostrou que 66% dos consumidores estão dispostos a pegar mais por produtos e serviços de empresas ou campanhas que se comprometem com questões sociais e com o meio ambiente. 

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance”, o que significa: ambiental, social e governança, em português. Normalmente essa sigla é usada para se referir às políticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. 

Essa sigla representa uma mudança para uma maneira sustentável de pensar dentro de um negócio. Trata-se de um conjunto de práticas de compromisso social, empresarial e ambiental.  Pelos olhos do mercado o cumprimento dessas práticas representa a capacidade da empresa de demonstrar valores efetivos dentro da sociedade e entregá-los ao negócio. 

Mostrando assim de forma prática o quanto aquela empresa está em busca de formas para minimizar os impactos ambientais, sempre pensando em como construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas ao seu redor, além de manter os melhores processos na parte administrativa. 

De onde surgiu a sigla ESG?

A sigla ESG apareceu pela primeira vez em um relatório de 2004 intitulado de “Who Cares Wins” – Ganha quem se importa (em tradução livre). Sendo resultado de uma iniciativa que teve como liderança a Organização das Nações Unidas. Ela foi convocada pelo Pacto Global, que atua para que as empresas tenham o direito de desenvolver ações nos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. 

No ano que aconteceu, vinte instituições financeiras de nove países diferentes, incluindo o Brasil, se juntaram para desenvolver projetos e recomendações sobre como adicionar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem, de títulos e pesquisas relacionadas ao tema. 

O relatório chegou à conclusão que a incorporação desses fatores no mercado financeiro geraria mercados mais sustentáveis e com resultados melhores para a sociedade.

Qual o significado de cada letra da sigla ESG?

A sigla reúne três fatores que demonstram o quanto uma empresa está realmente comprometida em ter uma operação de forma sustentável em termos ambientais, sociais e de governança. Confira o significado de cada letra: 

  • E – Environmental (inglês) ou Ambiental (português)

A letra E se refere às práticas de uma empresa com relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação em temas como aquecimento global, poluição do ar, emissão de gás carbono, desmatamento, eficiência energética, biodiversidade, poluição da água, gestão de resíduos e escassez da água. 

  • S – Social (inglês e português)

A letra S se refere à relação da empresa com as pessoas que estão ao seu redor ou que fazem parte do seu universo. Está ligada a preocupações como satisfação dos clientes, diversidade da equipe, proteção de dados e da privacidade, engajamento dos colaboradores, respeito aos direitos humanos, respeito às leis trabalhistas e relacionamento com a comunidade ao redor.

  • G – Governance (inglês) ou Governança (português)

A letra G se refere às medidas ligadas à administração da empresa. Abrange composição dos conselhos, conduta corporativa, estrutura do comitê de auditoria, relações com entidades do governo e com os políticos, remuneração dos executivos e existência de canais de denúncias. 

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Práticas ESG para adotar em sua empresa

Optar por medidas ativas para construir um futuro sustentável é uma ação que vem ganhando cada vez mais espaço e importância nas estratégias de negócio dos investidores. Por isso listamos aqui algumas boas práticas de ESG para implementar em sua empresa:

  1. Defina indicadores-chave de desempenho na estrutura de descrições, não faça  somente um planejamento de medidas sustentáveis, saiba medir o sucesso dessas ações;
  2. Abrace um planejamento de medidas sustentáveis de impacto ambiental e social positivo;
  3. Procure ter uma estrutura de liderança engajada para iniciativas sustentáveis;
  4. Incentive uma cultura corporativa mais preventiva do que reativa;
  5. Espalhe as iniciativas voltadas para a ESG, deixando os clientes e investidores cientes das medidas que estão sendo adotadas.

Qual a importância do ESG para sua empresa?

Atualmente a importância do ESG nas empresas vem ficando ainda mais clara. O ESG tem um impacto para as companhias e investidores. O seu conceito não é somente uma estrutura que as empresas precisam relatar, ele está no radar de funcionários, reguladores e todos os envolvidos no negócio. Todos os acontecimentos climáticos nos fazem entender que somos meros administradores da natureza e não donos dela. 

A cada ano que se passa o ESG assume mais importância, as empresas possuem a responsabilidade e os recursos para realizar ações climáticas positivas. Dessa forma um futuro mais sustentável será construído, além de uma empresa sustentável financeiramente é possível ter uma empresa sustentável ecologicamente e que ajude a conservar o meio ambiente. 

ESG no Brasil

O conceito ganhou força e relevância nos últimos anos, a confirmação veio por meio de um levantamento da Rede Brasil do Pacto Global. Esse levantamento cruza uma análise integrada de informações coletadas via Social Listening pela plataforma Stilingue – incluindo mais de 35 milhões de publicações coletadas no ambiente digital no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. 

Além dos resultados das pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas no período de fevereiro e março de 2021, com 308 membros da rede Brasil do Pacto Global, sobre percepções e ações práticas de ESG dentro das empresas mais influentes neste setor no país. 

Conforme o diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, o país vivencia a ascensão do conceito ESG, com uma mobilização intensa do mercado, isso também aconteceu devido à pandemia da Covid-19. Para o ano de 2021, grande parte das empresas entrevistadas expôs ser estimulada com alta frequência a repensar e elaborar soluções que tenham impactos positivos nos critérios ESG.

Fundos ESG 

Já tem um tempo que as grandes marcas e investidores vêm olhando com certa cautela para as práticas sociais, ambientais e de governança das empresas antes de depositarem sua confiança e seu capital naquele negócio.

Aos olhos dos investidores as práticas ESG tomaram ainda mais relevância com a chegada da pandemia da COVID-19, sendo que 77% dos investidores aumentaram seus investimentos em ESG de forma considerável, de acordo com a pesquisa global com investidores institucionais realizada pela MSCI. 

No mercado de hoje existem diferentes formas de investir em ESG, seja através de Fundos de Fundos – FoF, que direcionam parte do capital para ações sustentáveis, ou mediante investimentos de renda fixa. 

De acordo com a B3, no término do ano de 2020 já existiam 14 debêntures e seus certificados de Recebíveis Imobiliários (CRAs) – chegando à cifra de R$6 bilhões em investimentos ESG. 

Bem como em outras categorias de investimentos, no ESG também é possível emitir títulos de dívidas, os conhecidos títulos Temáticos ESG. O objetivo é atrair capital para projetos que tenham um real e favorável impacto socioambiental. 

Esses títulos são divididos de acordo com seus propósitos: 

  • Títulos Verdes: investimentos ligados à energia renovável, prevenção e controle de poluição, conservação da biodiversidade e afins; 
  • Títulos Sociais: direcionado a projetos de geração de empregos, segurança alimentar, infraestrutura básica e afins;
  • Títulos de Sustentabilidade: investimento em projetos que combinam ações socioambientais.  

As empresas que possuem o objetivo de alcançar metas ESG podem emitir Títulos Vinculados à Sustentabilidade, desde que tenha essas métricas de sucesso (KPIs) bem alinhados e definidos, por exemplo: 

  • Atingir 100% de energia elétrica renovável até 2025;
  • Reduzir em 30% as emissões de Gases do efeito estufa (GEE) até 2040.

Leia também: O que é empreendedorismo digital?

O futuro do ESG e da sustentabilidade

É perceptível a crescente movimentação na procura por desenvolvimento sustentável em diferentes aspectos, para que exista um crescimento econômico de maneira sustentável, levando em consideração o respeito com o meio ambiente, com o intuito de reduzir os abismos sociais e mostrando transparência de suas práticas diante da sociedade.

Dessa maneira, a tendência é que haja uma evolução das práticas sustentáveis, recomendadas pelo ESG, desenvolvendo uma nova visão nas corporações, partindo de executivos, acionistas e conselheiros em prol de integrar todos os demais setores. 

Podendo até mesmo extrapolar esses limites, e quando falamos disso estamos nos referindo a uma cultura e modo de pensar sustentável, com relação às formas de fazer negócio e lidar com as pessoas, sejam elas clientes, funcionários, e depois envolvidos.

Isso tudo tende a acontecer ao mesmo tempo em que as empresas correm atrás de resultados financeiros positivos, porque isso também é sustentabilidade. Nada pode ser a qualquer “preço”. Será necessário existir cada vez mais transparência na cadeia de relações, compreendendo o quão complexo é tudo isso e os efeitos para as partes envolvidas, além também da comunidade.

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