Entrar no mundo dos negócios e começar sua própria empresa não é uma tarefa fácil. Provavelmente você está perdido no meio de muitas nomenclaturas, balancetes financeiros e conceitos que parecem assustadoras a um primeiro olhar. Por outro lado, já estar imerso nesse universo dos negócios e precisar lidar no dia a dia com a administração de pequenas e médias empresas não é nada fácil.

Não importa o seu grau de inserção e conhecimento, é muito fácil se perder com tanta informação circulando e necessidade de atuação em diversas áreas, indo desde financeiro até marketing e comunicação. 

Nesses momentos, nada melhor do que contar com ferramentas que otimizarão seu tempo e que tem grandes chances de aumentar sua produtividade, certo? Pensando nisso, confira uma lista com 7 ferramentas para empreendedor que serão seus melhores amigos nessa jornada empreendedora.

Leia mais: O que é preciso para abrir uma empresa?

Por que utilizar ferramentas?

Primeiro, vamos começar com o básico. É bem possível que você esteja se perguntando o porquê de usar ferramentas no seu dia a dia. Afinal, talvez você perca algum tempo aprendendo como utilizar esses recursos que poderia ser usado efetivamente realizando alguma outra tarefa. 

Porém, por mais complicado que seja o primeiro contato com essas ferramentas de trabalho online, depois que você pega a prática, tudo flui melhor. Provavelmente você conseguirá administrar melhor o seu tempo, suas finanças e poderá se organizar melhor frente a grande quantidade de demandas. 

Além disso, existem ferramentas que te trarão índices de retorno, tanto financeiro como engajamento nas redes sociais, por exemplo. Assim você poderá acompanhar o desenvolvimento da sua empresa, com métricas em tempo real, que o auxiliarão na hora de tomar decisões e escolher em quais áreas investir. 

Leia mais: 23 ferramentas gratuitas de gestão de negócios

7 ferramentas para empreendedor

Agora que você já entendeu o porquê de cultivar ferramentas dentro da sua empresa e trazê-las para a sua rotina, confira uma lista de 7 ferramentas para empreendedores que irão ser uma mão na roda na hora de administrar o seu negócio.  

7 ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer

Sistemas de gestão

A primeira indicação não é necessariamente uma ferramenta específica, mas sim uma dica para que você trabalhe e utilize um sistema de gestão. Um sistema de gestão são softwares ou programas, de fácil usabilidade e intuitivos, que auxiliam o empreendedor na hora de organizar todas as áreas da empresa.

Utilizando-o você otimiza seu tempo, com destaque para o momento que precisar realizar cálculos de patrimônio, já que utilizando de uma gestão financeira, o programa computa todas as entradas e saídas do caixa automaticamente, sem que você precise realizar diversas contas e documentá-las no Excel. 

Essas ferramentas costumam reunir diversas outras aplicações dentro dele, como recursos de comunicação e armazenamento de informações e documentos. Um exemplo muito conhecido é o GestãoClick.

Análise SWOT

A análise SWOT é um antigo conhecido dos publicitários e profissionais de marketing, mas não pense que é utilizada apenas nessa área de comunicação. Isso porque, essa ferramenta analisa os principais pontos de preocupação na administração de uma empresa tanto no ambiente interno quanto externo. 

A análise costuma ser utilizada visando a criação de estratégias na hora de resolver um problema ou aplicar alguma inovação pela gestão. Desmembrando a palavra SWOT e traduzindo do inglês, temos as variáveis: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

As forças e oportunidades são o lado positivo, que visam destacar aquilo que a sua empresa tem de diferencial e de destaque, e como esses aspectos geram boas ocasiões para investimentos e desenvolvimento. 

Já as fraquezas e ameaças representam o lado negativo. As fraquezas são os pontos fracos do negócio, aquilo que abre brechas para que os concorrentes se sobressaiam e representem ameaças ao bem-estar da sua corporação. São esses pontos que precisam de máxima atenção, já que são os erros que devem ser evitados e corrigidos. 

Ferramentas de armazenamento de arquivos

Atualmente todo mundo realiza backups para a nuvem. Desde um smartphone até uma rede de computadores de uma grande empresa precisam que seus arquivos sejam bem guardados e que possam ser acessados sem que haja a necessidade de ter um objeto físico, como um computador específico ou um pen drive. 

Obviamente, uma empresa necessita de programas mais potentes do que o seu celular. As vantagens vão além e englobam a maior segurança e o fato de os seus computadores não ficarem sobrecarregados. 

Como destaque temos o Google Drive, no qual você armazena documentos, planilhas e imagens em pastas organizadas que podem facilmente serem compartilhadas entre os membros da empresa. 

Ferramentas de gestão do tempo

É muito fácil você se perder no meio de todas as suas tarefas do dia. Normalmente, quando você se planeja, neste momento surge alguma emergência que faz com que você precise reorganizar toda a sua agenda. 

Além disso, algumas demandas exigem um tempo maior e precisam ser compartilhados entre mais áreas e equipes, por isso, ter do seu lado ferramentas de gestão de tempo é uma ótima maneira de se manter organizado. Dessa forma, você pode definir exatamente quais são as suas prioridades e poderá organizar seu dia. 

Uma das ferramentas para empreendedor mais utilizadas é a matriz de Eisenhower que se divide em dois braços principais: importante e urgente. A partir daí são criados quatro eixos:

  • Importante e urgente: define aquilo que é prioridade e deve receber máxima atenção.
  • Importante e não urgente: é uma prioridade, mas não possui entrega rápida.
  • Urgente e não importante: normalmente algo que pode ser feito por outras pessoas.
  • Urgente e importante: aquilo que não precisa ser feito agora e poderá ser postergado caso haja emergências. 

Outra ferramenta de trabalho online, principalmente, é o Trello, que separa as atividades em cartões. Além de organizar as tarefas, essa ferramenta consegue alinhar em um aplicativo links, imagens e todas as informações necessárias para realizar determinado encargo. 

Essas ferramentas impactam diretamente na produtividade de uma empresa, garantindo que todas as etapas sejam concluídas em tempo, para que a entrega final não seja prejudicada. 

Slack

Pensando na linha de comunicação interna de uma empresa, o Slack é a escolha perfeita para manter todos os colaboradores integrados de forma rápida e simples. 

O Slack funciona como uma rede social de mensagens que você costuma usar para falar com seus amigos e familiares. Na plataforma, você consegue mandar mensagens privadas diretamente para uma pessoa, criar grupos e até canais, utilizados quando é necessário que a comunicação atinja mais pessoas. 

Com destaque para os canais, essa é uma boa divisão para separar os times e projetos, além de existir recursos que possibilitam o compartilhamento de arquivos, áudios e vídeos e a adição de aplicativos, como Google Agenda, entre outros. 

Google Search Console

A dica aqui é sobre monitoramento de sites, para que você tenha um panorama geral do desempenho das suas ações de marketing e da entrega do seu conteúdo pelos sites de busca. 

O Google Search Console oferece um amplo dashboard com as principais informações e métricas que influenciam no engajamento do seu site. Entre essas informações temos:

  • Search Appearance: função que mostra como o Google lê as partes do seu site no que tange os títulos, conteúdo, imagens e descrição.
  • Search Traffic: o que as pessoas costumam pesquisar que fazem com que elas entrem no seu domínio.
  • Google Index: mostra o desempenho das páginas indexadas e foca nas palavras-chave de maior destaque. 

Ferramentas de contabilidade

Para finalizar, é importante que você tenha total controle e conhecimento sobre as suas finanças. Principalmente porque todos nós sabemos o quão complicado pode ser lidar com muitos números, cuidar do dinheiro de toda a empresa e ter que interagir com toda a burocracia por trás das declarações e balancetes. 

Essas ferramentas são fundamentais para manter em dia o pagamento de fornecedores, colaboradores e impostos, além de saber exatamente a quantidade que pode ser investida e que pode ser destinada a outros projetos. 

Agora que você já conhece as principais ferramentas para empreendedor, com certeza o seu negócio poderá operar com maior solidez e organização. por meio de uma boa seleção de ferramentas para empreendedor, você terá mais tempo para se dedicar integralmente aos projetos e iniciativas futuras. 

Leia mais: 8 ferramentas de gestão financeira gratuitas

Para você alavancar o seu negócio e conquistar cada vez mais clientes, cadastre-se no GetNinjas agora mesmo e entre em contato com diversas pessoas que podem estar precisando do seu serviço. 

Acesse o conteúdo da Academia Ninja para ter acesso a mais dicas como essas. Saiba mais:

7 ferramentas que todo empreendedor precisa conhecer

E caso você esteja precisando de algum profissional de marketing para impulsionar sua publicidade, contrate aqui!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *