Você já teve ou conhece alguém que tem problemas com a fala? Seja gagueira, dificuldade para pronunciar algumas palavras, troca de letras na hora da escrita ou leitura, esses problemas acontecem, principalmente, na infância e o profissional responsável por diagnosticar, prevenir e reabilitar essas deficiências de voz, audição, motricidade oral (mastigação, deglutição e sucção), de escrita e leitura é o fonoaudiólogo.

O que faz um fonoaudiólogo

O mercado de trabalho dessa área é amplo e carente de profissionais, além de consultórios, os fonoaudiólogos podem trabalhar em hospitais, escolas, comunidades, programas do governo, como a lei federal que exige que os convênios cubram, no mínimo, 12 sessões de fonoaudiologia ao ano. Outra área de atuação desses profissionais é a parte de preparação de voz de atores, cantores, jornalistas e pessoas da mídia.

Quem pretende seguir a profissão fará uma faculdade que dura, em média, 4 anos e tem uma grade curricular que envolve: anatomia, genética, fisiologia, patologia, psicologia, pedagogia, entre outros. Algumas áreas específicas que um fonoaudiólogo são:

Audiologia 

Área que previne e diagnostica problemas na audição, realiza testes e trabalha com aparelhos para correção dos problemas auditivos.

O que faz um fonoaudiólogo

Voz

Aplicação de técnicas vocais, articulação, entonação, pronúncia, respiração, aquecimento, prevenir rouquidão e tratar sequelas de tumor.

Motricidade oral

Tratamento de problemas de sucção, deglutição, respiração, mastigação.

Linguagem

Auxiliar vítimas de acidente que ficam com sequela na fala, prevenir distúrbios tanto na fala quanto na escrita, ajudar crianças que tem dificuldade em aprender a falar.

O salário de um fonoaudiólogo varia entre R$ 800,00 e R$ 7.000,00, tudo depende do tempo de formação, área escolhida para trabalhar e região de atuação. No GetNinjas você encontra fonoaudiólogos, solicite um orçamento e receba o contato de até 7 profissionais na sua região.


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *