Se você tem um pet em casa, então sabe como é importante cuidar da saúde do seu bichinho. E para facilitar a vida dos animais, é possível ter atendimento com veterinário domiciliar. 

Muitos veterinários estão aderindo ao atendimento domiciliar para facilitar a vida do animal e também de seu dono, que, na maioria das vezes, tem uma rotina muito agitada e não quer sair de casa.

Se você tem um pet em casa e ficou interessado em saber como funciona o atendimento veterinário domiciliar, quais os benefícios e como você pode encontrar os melhores profissionais, fique com a gente para descobrir!

O que faz um veterinário a domicílio?

Como o próprio nome diz, o veterinário a domicílio faz o atendimento nos animais de estimação na própria residência do dono do pet. 

Esses profissionais podem oferecer uma gama de serviços como exames físicos, aplicação de vacinas, consultas, tratamento de doenças ou lesões e até mesmo aplicação de eutanásia. 

Além disso, existem os veterinários que orientam sobre a nutrição dos animais, sobre comportamento e treinamento. 

Na maioria dos casos, os donos optam pelo atendimento a domicílio em casos de ter animais idosos, com algum tipo de doença ou lesão e até para animais que se sentem muito ansiosos ou agressivos quando vão ao consultório. 

Sem contar que muitos donos de pets têm pouco tempo no dia a dia para conseguir levar o pet para consultas e outros atendimentos, preferindo, dependendo do caso, ter um atendimento em casa.

Veja também: Como saber se o cachorro está doente

Como funciona o atendimento de veterinário em casa?

Veterinário realizando uma consulta em um cachorro.

O atendimento veterinário a domicílio é muito semelhante à consulta em clínicas. De modo geral, você precisa realizar uma triagem antes da consulta para o veterinário analisar se é possível fazer o atendimento em casa ou se o caso é mais grave.

Normalmente, as etapas de um atendimento veterinário em casa podem envolver os seguintes passos:

Agendamento da consulta

O dono do animal deverá entrar em contato com o veterinário para agendar uma consulta, especificando o quadro clínico do seu pet. 

O ideal é que você não deixe nenhuma informação sobre a saúde do seu animal de fora, assim, o veterinário saberá informar se o seu pet precisa ir até a clínica para realizar exames mais aprofundados ou realizar outros procedimentos.

Preparação da consulta

É importante que o dono do animal prepare o ambiente para a chegada do veterinário. Se você nunca fez isso, vamos explicar como você deve fazer!

Não é nada difícil, apenas organize o espaço e deixe-o mais tranquilo e agradável para fazer com que seu pet se sinta confortável e seguro. Se possível, encontre um espaço que seu animal goste de ficar. 

Exame físico

Normalmente, o veterinário realiza um exame físico completo no animal para avaliar a sua condição geral, como a temperatura do corpo, pressão arterial, batimentos cardíacos, pesos e outros sinais. 

Além disso, se for necessário, ele pode coletar amostras para realizar exames laboratoriais.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser dado após o término da consulta domiciliar ou após os resultados dos exames laboratoriais, tudo vai depender do caso e do estado de saúde do seu pet.

No diagnóstico, o veterinário poderá recomendar um plano de tratamento para o seu pet e pode incluir medicamentos, terapias nutricionais, fisioterapias e outros tipos de tratamentos.

Orientações 

Além do diagnóstico, o veterinário poderá fornecer orientações de como você deverá cuidar do seu pet em casa, incluindo desde orientações sobre alimentação, exercícios físicos até higiene e medicação. 

Veja também:

7 dicas para cuidar do seu pet no verão

Cuidados com seu cachorro no inverno

Acompanhamento

Mesmo com as orientações, é importante que o veterinário realize o acompanhamento da saúde do animal. Porém, tudo dependerá do estado de saúde do pet.

O atendimento domiciliar se assemelha muito ao atendimento na clínica e você só precisa analisar qual opção se encaixa melhor na sua rotina. Por isso, vamos falar agora dos benefícios de contratar um veterinário em casa.

Benefícios ao contratar um veterinário a domicílio

Existem diversos benefícios para quem opta por cuidar do seu pet com um veterinário a domicílio. Vamos trazer aqui os principais: 

Comodidade

A comodidade se encaixa tanto para o animal de estimação quanto para o dono. Visto que você não precisa se preocupar em levar o seu pet até a clínica veterinária.

Atendimento personalizado

Quando o atendimento é realizado em casa, o veterinário pode se dedicar e ter mais tempo para cuidar do seu animalzinho, já que não terá outros animais esperando para serem atendidos.

Dessa forma, o atendimento será mais completo e você terá mais segurança sobre a saúde e o bem-estar do seu animal.

Redução de estresse

Como o seu pet não precisará passar pelo estresse de ser colocado em uma caixinha de transporte e ficar aguardando com outros animais, que muitas vezes causam ansiedade, o atendimento será mais calmo.

Veja também: O que deixa seu cachorro estressado? 

Animais de estimação debilitados

Muitos animais não se sentem confortáveis para saírem de casa por problemas relacionados a comorbidades como cansaço, idade e outros tipos de desconfortos.

Por isso, o atendimento veterinário a domicílio é fundamental nesses casos, para que o pet não sinta cansaço antes de ser atendido, podendo até intensificar e piorar a sua saúde.

Acompanhamento regular

É muito mais fácil agendar um horário com o veterinário para vir em casa do que você, dono de pet, conseguir sair dos seus afazeres para levar o seu animal até o veterinário.

Evitar possíveis contágios

Assim como para as pessoas, animais também podem ser contaminados ao entrar em contato com outros animais infectados por doenças transmissíveis.

Mesmo com regras de higienização das clínicas veterinárias, ainda é possível que seu pet se contamine de alguma forma. Por isso, é vantajoso ter um atendimento em casa.

Dicas para encontrar os melhores veterinários a domicílio

Agora que você já entendeu o que faz um veterinário a domicílio e quais são os benefícios para o seu pet ao contratá-lo, vamos trazer algumas dicas de como encontrar o melhor profissional para atender o seu pet.

Peça recomendações

Essa dica é sempre válida para qualquer tipo de serviço que você queira contratar. Peça indicações de familiares, amigos e colegas que tem pet em casa. 

Veja se eles já realizam atendimento com um veterinário a domicílio e peça para contar como foi a experiência, assim você terá uma noção de como a consulta será feita.

Plataformas de prestadores de serviços

Existem diversas plataformas de serviços que realizam atendimento domiciliar. No GetNinjas, por exemplo, você encontra uma infinidade de veterinários avaliados por outros clientes.

Dessa forma, você recebe o contato de profissionais e pode escolher o que mais te agradar.

Plano de saúde para animais de estimação

Outra forma bastante comum para encontrar veterinários é pelos planos de saúde para animais de estimação. 

Você pode fazer uma busca pela internet para verificar quais planos existem na sua região. Assim, você consegue verificar a lista com os nomes dos veterinários e fazer uma pesquisa antes de fechar contrato com o plano.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você encontrar o melhor veterinário a domicílio e que atenda o seu pet com muito carinho! 


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *