Um papel de parede pode dar outro visual para um quarto de bebê, tornando-o mais bonito, agradável, aconchegante e convidativo.

Agora, como escolher um modelo para comprar?

Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil chegar a uma decisão.

Além disso, é válido destacar que não basta escolher um papel de parede pela sua cor ou pelo seu design. É preciso considerar alguns outros aspectos específicos.

Sendo assim, para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando a leitura e entenda como escolher um papel de parede adequado para um quarto de bebê!

Como escolher papel de parede para quarto de bebê: principais pontos a considerar

Se você está considerando colocar um papel de parede no quarto do seu filho ou da sua filha, é importante levar em conta alguns aspectos para fazer uma boa escolha.

Nos tópicos a seguir, veja quais são eles!

Cor

Como ponto de partida, você deve pensar na cor do papel de parede que comprará para o quarto do bebê.

Isso porque cada tonalidade costuma despertar uma emoção ou uma sensação específica.

No caso de quartos de bebês, especificamente, é interessante optar por cores mais suaves e tranquilas, como tons pastéis de azul, verde, amarelo e rosa.

Isso porque essas cores ajudam a criar uma sensação de calma e relaxamento, proporcionando um ambiente adequado para o sono e o descanso.

Por outro lado, cores muito fortes ou vibrantes podem dificultar a transição do bebê para um estado de relaxamento, principalmente durante a noite.

Por esse motivo, elas não são tão indicadas.

É importante ter em mente que a cor do papel de parede para um quarto de bebê pode gerar um impacto significativo no ambiente e afetar o humor, o sono e até o desenvolvimento do neném. Portanto, é preciso ter atenção a esse ponto.

Ainda nesse tópico, é válido ressaltar que a cor do papel de parede escolhida contribui para a estética e a atmosfera geral do quarto do bebê, complementando o seu estilo. 

Logo, também é relevante considerar a cor do papel de parede para que ele harmonize com o ambiente e não destoe da decoração do quarto do bebê, tema ou estilo.

Desenhos e estampas

Seguindo na mesma linha das cores, é importante que você também considere os desenhos e estampas do papel de parede.

Caso esteja pensando em escolher um modelo para o quarto do seu bebê que não tenha uma tonalidade única, sólida.

Hoje em dia, existem muitas opções de desenhos e estampas para papéis de parede, como listras, bolinhas, flores, animais, balões, aviões, foguetes, nuvens, estrelas, luas, personagens infantis e formas geométricas.

Sendo assim, avalie bem se o desenho ou a estampa do papel de parede que você está considerando para o quarto do seu bebê combina com a decoração e o ambiente em si.

Combinação com as mobílias

Além dos pontos anteriores, é importante que o papel de parede a ser escolhido combine com as mobílias do quarto do bebê, afinal, elas fazem parte da decoração.

Portanto, ao fazer pesquisas e avaliar opções de papel de parede, não deixe de analisar se ele não é muito diferente do berço, da cômoda, do trocador, da poltrona de amamentação e do guarda-roupa.

Lembre-se: os itens devem estar em harmonia.

Área de aplicação

Ao seguir as dicas e orientações anteriores, você estará no caminho certo para escolher um papel de parede adequado para o quarto do seu bebê.

Porém, ainda existem mais duas questões que você deve levar em conta.

A primeira delas é a área de aplicação do papel de parede.

Você pretende colocá-lo em uma única parede, em duas ou em todas?

Além disso, você planeja colocar o papel em toda a parede ou apenas em uma faixa dela?

Esses pontos devem ser considerados para você comprar a quantidade certa — e falando no assunto…

Quantidade de papel necessária

Com base nas áreas que você pretende colocar papéis de parede, você saberá, com mais precisão, qual a quantidade que você precisará comprar para fazer o que gostaria no quarto do seu neném.

Assim, você poderá fazer uma compra correta e evitar que falte papel de parede para decorar o quarto do seu bebê.

Como colocar um papel de parede no quarto de bebê

Agora que você conhece os principais pontos para escolher um papel de parede para quarto de bebê, é natural que queira saber como colocar esse item no cômodo do seu filho ou filha.

Para essa tarefa, é necessário seguir algumas etapas específicas.

Em primeiro lugar, você deve preparar a parede — o que significa deixá-la limpa, seca e lisa para aplicar o papel.

Em seguida, é importante medir a altura e a largura da parede onde deseja colocar o papel. 

Essa ação ajudará a determinar a quantidade de papel necessária para área e a garantir que as peças se encaixem corretamente.

Após esses dois passos, você deve preparar o papel de parede de acordo com as medições feitas anteriormente — uma dica para essa etapa é deixar uma margem extra para eventuais cortes e ajustes.

Agora, você deve preparar a cola para aplicar o papel na parede. Para isso, siga as instruções do fabricante. 

Com a cola pronta, aplique-a de maneira uniforme na parte de trás do papel de parede usando um pincel ou rolo de pintura, para garantir uma cobertura completa.

Na sequência, comece a aplicar o papel na parte superior da parede e trabalhe para baixo, alisando-o suavemente com as mãos ou com um rolo para remover quaisquer bolhas de ar. 

Se necessário, use uma faca ou uma tesoura para cortar o excesso de papel de parede nas bordas e ao redor de interruptores de luz, tomadas e outros itens.

Por fim, após aplicar todo o papel de parede, use um pano úmido para limpar quaisquer excessos de cola e alisar as bordas do papel

 Lembrando de deixá-lo secar por completo antes de mover móveis ou acessórios de volta para o quarto.

Conte com o trabalho de um profissional para colocar um papel de parede no quarto do seu bebê

Como você viu, colocar um papel de parede no quarto de bebê é um processo um pouco trabalhoso — e, qualquer erro, pode gerar um resultado pouco satisfatório.

Sendo assim, para evitar riscos, além de uma aplicação de baixa qualidade, é interessante contar com uma mão de obra especializada, como a de um instalador de papel de parede.

Felizmente, para encontrá-lo, é bastante simples. Basta você utilizar o GetNinjas.

Para isso, acesse o nosso site, pesquise pelo profissional, informe o que precisa e aguarde o contato de instaladores.

Por fim, combine datas e valores com um profissional e, assim, você poderá ter um trabalho de qualidade na instalação de papel de parede para o quarto do seu bebê.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *