Se você pretende fazer uma instalação ou uma reforma na sua casa, é importante conhecer os tipos de pisos existentes. Afinal, cada modelo tem suas próprias características e indicações.

No geral, os pisos variam em termos de material, aparência, durabilidade e custo, sendo que alguns são mais recomendados para determinados ambientes enquanto outros, menos. 

Sendo assim, se você não quer errar nessa escolha, continue acompanhando o conteúdo e conheça os 8 principais tipos de pisos para casas — vale ressaltar que alguns modelos são mais baratos, enquanto outros possuem um custo mais elevado. Veja!

Quais são os tipos de pisos disponíveis no mercado para casas? Conheça os 8 principais

Atualmente, existem mais de 20 modelos de pisos no mercado. Porém, alguns não são tão utilizados e outros são mais voltados para ambientes como empresas, hospitais e indústrias.

Por esse motivo, nós separamos nos tópicos a seguir apenas os 8 principais — são modelos de piso voltados especificamente para casa. Acompanhe!

1. Cerâmico

O piso cerâmico é um tipo de pavimento conhecido pela sua durabilidade e resistência à água e à umidade, sendo encontrado no mercado em uma ampla variedade de cores, texturas, padrões e tamanhos. 

Ainda, esse tipo de piso costuma ser fácil de limpar e de manter. No entanto, ele tende a ser menos confortável para caminhar em comparação com opções mais macias, como modelos de madeira. 

Além desse ponto, é válido observar que o piso cerâmico pode ser um pouco escorregadio e a sua instalação geralmente é mais trabalhosa, exigindo uma mão de obra especializada, como a de um pedreiro.

2. Cimento queimado

O piso de cimento queimado é uma opção feita em concreto polido, que proporciona um visual moderno, rústico e industrial para ambientes. Ele também é resistente e fácil de limpar.

Contudo, por ser um material sólido, esse modelo, assim como o piso de cerâmica, não costuma ser o mais confortável aos pés.

Além disso, ele requer uma instalação especializada para que tenha uma superfície lisa e bem nivelada.

3. Granito

O piso de granito é feito a partir de uma pedra natural extremamente durável e resistente a arranhões e manchas.

Com ele, é possível adicionar um toque de elegância e sofisticação a diferentes ambientes.

No entanto, isso tem um preço. Por ser um material mais refinado, pesado e exigir o trabalho de um profissional para instalá-lo, o custo total para colocá-lo costuma ser mais alto em comparação com outras opções de revestimento.

Ainda, vale mencionar que, devido às suas características, esse modelo de piso tende a ser mais frio ao toque quando o clima está mais ameno.

4. Laminado

O piso laminado é um modelo bastante popular. Ele é feito com camadas de material composto, sendo uma opção econômica que imita a aparência de madeira, pedra ou azulejo. 

Esse tipo de piso ainda é fácil de instalar e de limpar. O único ponto é que ele tem uma resistência mais limitada em relação à umidade, o que significa que esse modelo pode ser danificado se houver uma exposição prolongada à água.

5. Madeira

Prosseguindo com a lista de tipos de pisos à venda no mercado para casas, não dá para deixar de mencionar os de madeira.

Disponível em uma variedade de cores e acabamentos, essa opção oferece beleza natural e um clima mais aconchegante para ambientes. 

Porém, assim como o laminado, esse modelo de piso é mais suscetível a danos por água e umidade, necessitando de alguns cuidados especiais.

Além dessa questão, esse tipo de piso pode ter um custo mais elevado em comparação com outras opções.

6. Mármore

Assim como o granito, o piso de mármore é proveniente de uma pedra natural, sendo conhecido por sua beleza, elegância e durabilidade.

Contudo, essa opção é menos resistente a arranhões e manchas em comparação ao granito, exigindo alguns cuidados especiais de manutenção.

Além disso, o piso de mármore normalmente requer um investimento maior.

7. Porcelanato

Mais um tipo de piso que costuma estar presente em casas é o de porcelanato.

Ele é feito de argila fina e queimado em alta temperatura, sendo bastante durável, além de resistente a arranhões, manchas e umidade. 

Assim como outros tipos de pisos, o de porcelanato pode ser encontrado em uma ampla gama de cores, padrões, acabamentos e tamanhos — o que oferece maior flexibilidade de escolha. Ele é uma opção versátil para diferentes ambientes.

Agora, vale ressaltar que a sua instalação costuma ser mais trabalhosa e cara.

Além disso, o piso de porcelanato é mais frio, escorregadio e, por ter uma superfície mais dura, ele tende a não ser a opção mais confortável.

8. Vinílico

Concluindo o top 8 modelos de piso para casa, há o vinílico — outra opção que costuma ser vista em diversas residências no Brasil.

Esse modelo é feito de PVC e outros aditivos, sendo uma opção econômica e versátil.

Ele é resistente à umidade, é fácil de instalar e limpar, e oferece uma boa acústica (é mais silencioso). 

Ainda, o piso vinílico é antialérgico, proporciona uma sensação agradável aos pés e não é escorregadio.

E, da mesma forma que outras opções mencionadas, esse piso está disponível em diferentes estilos, incluindo, principalmente, imitações de madeira.

Porém, como todo piso, ele tem alguns contras. O primeiro é a possibilidade de arranhões e danos causados por certos objetos.

E o segundo é a sua sensibilidade a temperaturas extremas, que podem causar deformações no revestimento.

Quais tipos de piso são mais indicados para colocar em cada ambiente da casa?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de pisos existentes no mercado para casas, veja quais modelos são mais indicados para cada cômodo:

  • banheiro: pisos de cerâmica ou porcelanato;
  • cozinha: pisos de cerâmica ou porcelanato;
  • escritório (home office): pisos de madeira, laminados ou vinílicos;
  • quartos: pisos de madeira, laminados ou vinílicos;
  • sala: pisos de madeira, laminados ou vinílicos;
  • áreas externas: pisos de cerâmica, cimento queimado e pedra natural.

Vale ressaltar que, para qualquer área que você queira instalar um piso na sua casa, no GetNinjas você encontra profissionais especializados nesse tipo de trabalho.

Portanto, acesse a plataforma do GetNinjas e encontre o profissional certo para colocar pisos na sua casa!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *