Conhecer técnicas de vendas é fundamental para os profissionais autônomos. Um dos segredos para vender mais (e melhor) é saber conversar com os clientes e identificar quais são suas expectativas, o que eles valorizam e quais são suas maiores objeções de compra.

Para conseguir transformar seu negócio e aumentar os lucros, é preciso aprender a fazer perguntas para vender mais. Entenda quais são elas e como absorver informações valiosas dos seus clientes.

Por que fazer perguntas?

Alguns questionamentos podem ajudar a vender mais, aumentar a rentabilidade e até fidelizar os consumidores. Isso acontece porque, ao fazer perguntas, são despertados vários sentimentos e sensações que melhoram a relação entre cliente e prestador de serviço.

Gera reflexão

Uma das vantagens de realizar perguntas é gerar reflexão por parte do cliente. Ele, de repente, começa a pensar sobre o que quer e o que realmente valoriza em um serviço contratado.

Promove confiança

Além disso, as perguntas ajudam a promover a confiança entre o cliente e o prestador de serviço. Essa confiança é resultado de um conjunto de perguntas e da transparência entre as partes envolvidas, que contribui para o estreitamento da relação.

Mostra interesse

E, claro, as perguntas também são uma forma de mostrar o interesse do profissional sobre o cliente, seus objetivos e intenções com o serviço contratado.

Isso pode influenciar positivamente na tomada de decisão, fazendo com que o consumidor decida fechar negócio com aquele perfil com quem teve mais conexão e que entendeu melhor os seus objetivos e expectativas.

Quais perguntas fazer?

O segredo das perguntas para vender mais é saber fazer os questionamentos corretos. Como dito, é importante que as indagações gerem reflexão e envolvam o possível cliente para que ele diga quais são suas expectativas e você, como profissional e vendedor, consiga absorver uma maior gama de informações.

1. O que é mais importante: preço ou qualidade?

Nessa pergunta, a intenção é avaliar o que o cliente considera mais relevante na hora de fazer uma escolha. Será que ele opta pelo preço ou pela qualidade?

Entender isso vai te ajudar a identificar quais clientes podem ser mais vantajosos e quais não serão. Se você compete por preço, por exemplo, o público que considera esse aspecto mais importante representa uma boa opção.

No entanto, se você preza pela qualidade e o cliente valoriza mais o preço, talvez não valha a pena continuar insistindo.

2. O que te impede de fechar esse negócio agora?

Descobrir quais são as objeções de compra dos clientes vai ajudar você a visualizar as maiores dificuldades dos seus consumidores. Entendendo o que os impede de contratar determinado serviço, é possível se preparar com argumentos diferentes para conseguir driblar cada um e fechar negócio.

3. Qual é a sua expectativa com esse serviço?

Para finalizar, é importante alinhar as expectativas do cliente com o serviço e entender se você realmente conseguirá atendê-las. Veja o que ele busca, quais são as suas habilidades e descubra se você tem condições de entregar o que é esperado.

Saber fazer as perguntas para vender mais vai te ajudar a melhorar a performance no mercado, aumentar a cartela de clientes e ter um negócio muito mais rentável.

Quer aprender mais sobre isso? Leia o próximo artigo e descubra 5 técnicas para conquistar clientes desafiadores.


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