Conheça 6 perfis de clientes e saiba como lidar com cada um deles

perfil de cliente
3 minutos para ler

Dentre os desafios que o atendimento traz para as empresas, um dos principais é entender cada perfil de cliente. Lidar com pessoas nunca é tarefa simples, e saber trabalhar com diferentes públicos pode ser o diferencial competitivo que você precisa para se destacar da concorrência.

Saber se relacionar com clientes dos mais diversos tipos vai não só melhorar a sua relação com o mercado, como também construir uma identidade de confiança e transparência perante seus consumidores.

Mas vamos ao que importa: você realmente conhece cada perfil de cliente e sabe como lidar com eles no dia a dia? Descubra, a seguir!

1. O apressado

É aquele ansioso que acabou de contratar o serviço e já quer as coisas prontas. Tudo é “para ontem”. Logo, é importante trabalhar com prazos, explicar todas as etapas do projeto ou do serviço e dizer que, para cada fase, será necessário um tempo específico para a conclusão. Quanto mais claras ficarem as definições, melhor!

2. O confuso

É aquele que mal sabe o que quer e, a cada hora, deseja uma coisa. Se você é pintor, por exemplo, espere por mudanças de ideia ou, simplesmente, falta de entendimento sobre o que realmente deverá ser feito.

É preciso ter paciência para poder orientar esse tipo de cliente. Assim, se ele está confuso, mas você conseguiu ler suas necessidades, basta indicar as soluções com clareza.

3. O comunicativo

É um dos mais queridos na prestação de serviços, já que saberá falar exatamente o que precisa, como quer, o que espera de você e o que está disposto a oferecer.

Também fornecerá o máximo de informações para que o profissional execute um bom trabalho. Assim, se você é arquiteto ou marceneiro, por exemplo, não faltarão dados e ideias para a criação de um bom projeto. 

4. O tímido

Esse cliente é um clássico. O profissional deve ser capaz de desenvolver uma certa confiança e relacionamento com ele, de modo que consiga extrair informações e feedbacks sinceros.

É comum que esse cliente não abra o jogo caso algo não seja do seu agrado. Logo, é papel do profissional fazê-lo se sentir à vontade e aprender a ler esse tipo de consumidor. O objetivo é entender como pode ajudar e as formas de melhorar na prestação de serviços.

5. O desatento

Esse cliente exigirá um cuidado diferenciado, já que raramente perceberá detalhes durante a prestação de serviços. Isso ocorre porque, muitas vezes, ele não dá a atenção necessária às etapas do processo.

Por isso, é papel do profissional ser bem detalhista e comunicativo, evitando que o cliente “coma mosca” e acabe não percebendo todas as nuances do trabalho.

6. O atrasado

Esse perfil está de mãos dadas com o cliente apressado. O atrasado, no entanto, pode perder prazos e esquecer alguns detalhes. É preciso cobrá-lo sempre que possível para que se lembre de aprovar o projeto, verificar etapas e trabalhar no que foi proposto.

E, claro, assim como o cliente apressado, é interessante sempre reforçar os prazos para que ele tenha em mente que, se não entregar o que é necessário para o profissional, todo o projeto pode atrasar.

Saber lidar com cada perfil de cliente é o que diferencia os profissionais grandes dos medianos. Desenvolver habilidades de comunicação e leitura do público permitirá que você sempre execute um trabalho acima da média, se destacando no mercado e construindo uma excelente reputação.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o com seus colegas nas redes sociais.

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

5 thoughts on “Conheça 6 perfis de clientes e saiba como lidar com cada um deles

  1. Só posso falar que faço parte do Get ninja como profissional anunciante já tem 5 anos.e agora estou me sentindo lesado pela plataforma….

    1. Olá Manoel, ficamos contentes que está conosco há tantos anos. Poxa, o que ocorreu? gostaríamos de entender melhor o seu casa para te ajudar! Entre em contato com o nosso suporte através dos nossos canais de atendimento: chat online, e-mail e redes sociais.

      Abraços!

  2. Estou no get ninjas a 9.meses . Desde que conheçi essa plataforma de conhecer clientes não parei mais de ter serviços. Estou muito satisfeito . Tem todos os tipos de clientes. Alguns serviços não conseguimos fechar. Mais faz parte da concorrência. Continuo na luta e vamos em frente. Obrigado.

  3. Estou há pouco tempo no jetninja,mas até aqui estou satisfeito encontrei bastante clientes e aumentou minha renda e consegui deixar meus clientes satisfeito…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.