Montar um portfólio arquitetura pode ser uma grande dificuldade para alguns profissionais. Afinal, muitos se esquecem de documentar todo o processo.

No entanto, apresentar o seu trabalho de forma organizada é fundamental para conquistar cada vez mais clientes e melhorar a sua percepção no mercado. O portfólio permitirá que, quando alguém entrar em contato, saiba exatamente o que você desenvolve, qual seu potencial e como foram seus trabalhos passados.

Dito isso, é hora de começar a aprender como melhorar seu portfólio de arquitetura e as formas de destacar seus diferenciais competitivos. Vamos lá?

1. Monte um case a cada novo projeto entregue

Montar um portfólio completo e apresentar seus projetos é fundamental para construir sua reputação no mercado. Afinal, os clientes só saberão do que você é capaz se tiverem exemplos do seu trabalho para analisar. 

Para isso, crie o hábito de montar um novo case a cada projeto entregue: quanto mais rápido você documentar, menores serão as chances de esquecer e acabar acumulando trabalhos concluídos. 

É importante que você sempre crie o case e faça uma curadoria de quais projetos devem estar no portfólio. Lembre-se de que esse arquivo é o principal contato de um possível cliente com o seu trabalho, então, é necessário que ele explore todo o seu potencial.

Vale lembrar que, para os arquitetos que utilizam o GetNinjas, não é possível anexar o portfólio no perfil do app. No entanto, você pode disponibilizar o link para que os clientes consultem.

2. Mostre fotos de antes e depois

Para construir um portfólio arquitetura de sucesso, é interessante que você documente tudo: tenha fotos de antes e depois, imagens do projeto e, se possível, diversos registros das fases de execução.

Quanto mais detalhado e claro for o processo, melhor! Isso permitirá que os clientes visualizem toda a sequência de acontecimentos com transparência.

3. Organize o portfólio em um único local

É importante que todo o seu portfólio seja organizado em um único local. Isso ajudará o cliente que está pesquisando sobre profissionais a identificar todo o seu potencial, entender o que você pode oferecer e quais são os seus diferenciais.

4. Aposte em depoimentos de clientes

Trabalhar com a avaliação de clientes também é um passo importante. Quanto mais depoimentos satisfeitos você tiver, maiores serão as chances de as pessoas enxergarem confiança e credibilidade no seu trabalho.

Sempre que possível, adicione o depoimento do cliente aos projetos do seu portfólio e permita que outros grupos confiram o que já foi dito a seu respeito.

5. Destaque seus diferenciais em relação ao mercado

Saber quais são os seus diferenciais vai te ajudar a se mostrar para o mercado de uma forma muito mais clara e eficiente. Avalie o seu trabalho, a sua carreira, e pense: o que o diferencia dos concorrentes?

Um bom atendimento? Agilidade? Conhecimento de mercado? Descubra as principais qualidades e permita que os seus clientes consigam enxergar em você um profissional diferenciado.

6. Divulgue em seus canais digitais

Trabalhar com canais digitais deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação para os profissionais que querem ter mais competitividade no mercado.

Portanto, se você não está presente nas redes sociais, ou ainda não tem um site/blog, é hora de aproveitar esses espaços. Os canais digitais são interessantíssimos para divulgar projetos, conversar com os clientes e melhorar a sua imagem no mercado. Use-os com sabedoria.

Para evitar problemas com os clientes, é interessante que o contrato de prestação de serviços tenha uma cláusula que permita a divulgação do projeto desenvolvido. Afinal, esses materiais farão com que cada vez mais pessoas conheçam o seu trabalho.

Ter um portfólio arquitetura bem feito, saber se comunicar com o público, divulgar o seu trabalho e criar um bom relacionamento com os clientes é fundamental para conseguir se destacar no mercado.

Gostou do artigo? Veja também como desenvolver habilidades para se tornar um profissional do futuro!


Quanto esse artigo foi útil?

0 Reviews

Write a Review

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Temas relacionados
Escrever comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último comentário

raimundo nonato

18 junho 2020

muito valioso essas dicas pra melhorar nosso conteudo