6 dicas para melhorar seu portfólio de arquitetura e atrair mais clientes

portfólio arquitetura
4 minutos para ler

Montar um portfólio arquitetura pode ser uma grande dificuldade para alguns profissionais. Afinal, muitos se esquecem de documentar todo o processo.

No entanto, apresentar o seu trabalho de forma organizada é fundamental para conquistar cada vez mais clientes e melhorar a sua percepção no mercado. O portfólio permitirá que, quando alguém entrar em contato, saiba exatamente o que você desenvolve, qual seu potencial e como foram seus trabalhos passados.

Dito isso, é hora de começar a aprender como melhorar seu portfólio de arquitetura e as formas de destacar seus diferenciais competitivos. Vamos lá?

1. Monte um case a cada novo projeto entregue

Montar um portfólio completo e apresentar seus projetos é fundamental para construir sua reputação no mercado. Afinal, os clientes só saberão do que você é capaz se tiverem exemplos do seu trabalho para analisar. 

Para isso, crie o hábito de montar um novo case a cada projeto entregue: quanto mais rápido você documentar, menores serão as chances de esquecer e acabar acumulando trabalhos concluídos. 

É importante que você sempre crie o case e faça uma curadoria de quais projetos devem estar no portfólio. Lembre-se de que esse arquivo é o principal contato de um possível cliente com o seu trabalho, então, é necessário que ele explore todo o seu potencial.

Vale lembrar que, para os arquitetos que utilizam o GetNinjas, não é possível anexar o portfólio no perfil do app. No entanto, você pode disponibilizar o link para que os clientes consultem.

2. Mostre fotos de antes e depois

Para construir um portfólio arquitetura de sucesso, é interessante que você documente tudo: tenha fotos de antes e depois, imagens do projeto e, se possível, diversos registros das fases de execução.

Quanto mais detalhado e claro for o processo, melhor! Isso permitirá que os clientes visualizem toda a sequência de acontecimentos com transparência.

3. Organize o portfólio em um único local

É importante que todo o seu portfólio seja organizado em um único local. Isso ajudará o cliente que está pesquisando sobre profissionais a identificar todo o seu potencial, entender o que você pode oferecer e quais são os seus diferenciais.

4. Aposte em depoimentos de clientes

Trabalhar com a avaliação de clientes também é um passo importante. Quanto mais depoimentos satisfeitos você tiver, maiores serão as chances de as pessoas enxergarem confiança e credibilidade no seu trabalho.

Sempre que possível, adicione o depoimento do cliente aos projetos do seu portfólio e permita que outros grupos confiram o que já foi dito a seu respeito.

5. Destaque seus diferenciais em relação ao mercado

Saber quais são os seus diferenciais vai te ajudar a se mostrar para o mercado de uma forma muito mais clara e eficiente. Avalie o seu trabalho, a sua carreira, e pense: o que o diferencia dos concorrentes?

Um bom atendimento? Agilidade? Conhecimento de mercado? Descubra as principais qualidades e permita que os seus clientes consigam enxergar em você um profissional diferenciado.

6. Divulgue em seus canais digitais

Trabalhar com canais digitais deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação para os profissionais que querem ter mais competitividade no mercado.

Portanto, se você não está presente nas redes sociais, ou ainda não tem um site/blog, é hora de aproveitar esses espaços. Os canais digitais são interessantíssimos para divulgar projetos, conversar com os clientes e melhorar a sua imagem no mercado. Use-os com sabedoria.

Para evitar problemas com os clientes, é interessante que o contrato de prestação de serviços tenha uma cláusula que permita a divulgação do projeto desenvolvido. Afinal, esses materiais farão com que cada vez mais pessoas conheçam o seu trabalho.

Ter um portfólio arquitetura bem feito, saber se comunicar com o público, divulgar o seu trabalho e criar um bom relacionamento com os clientes é fundamental para conseguir se destacar no mercado.

Gostou do artigo? Veja também como desenvolver habilidades para se tornar um profissional do futuro!

Cadastre seus serviçosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário